domingo, 29 de novembro de 2009

Flamengo vence, e está a uma (provável) vitória do título brasileiro

Além da vitória colorada de virada, o campeonato teve outros 9 jogos, sendo que 7 valiam alguma coisa na competição.


Quem tem todos os motivos para sorrir é o Flamengo. O rubro-negro carioca enfrentou o Corinthians no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, e venceu por 2x0, gols de Zé Roberto e Léo Moura. O jogo começou com o Flamengo indo com tudo para o ataque, criando chances de gol e colocando uma bola na trave em uma cabeçada de Álvaro. O Mengo dominava as ações, enquanto o Corinthians pouco chegava ao ataque. O Timão ainda perdeu o centroavante Ronaldo, que ao tentar uma jogada na linha de fundo teve uma lesão muscular e se atirou no gramado, sendo substituído por Souza. Logo depois sairia o primeiro gol do Flamengo, com Zé Roberto recebendo um lançamento em profundidade e tocando na saída de Felipe. Os cariocas seguiam melhores na partida, enquanto o Corinthians só foi acordar no jogo perto do fim do primeiro tempo, criando duas chances de gol, uma com Defrederico, que Álvaro salvou em cima da linha, e outra com Chicão cobrando falta, com o goleiro Bruno salvando. O segundo tempo continuava com o mesmo panorama do primeiro, com um Flamengo buscando mais o ataque, enquanto o Corinthians parecia estar jogando apenas para cumprir tabela. As coisas ficaram piores para o time paulista quando Chicão foi expulso aos 23 minutos, por cometer falta em Fierro. Com um a menos, o Corinthians incrivelmente melhorou e começou a chegar mais ao ataque, porém sem finalizar. Já no final da partida, enquanto o Corinthians pressionava, o Flamengo emendou um contra-ataque, que teve como consequência um pênalti marcado pelo árbitro Evandro Roman, sofrido por Léo Moura. Depois de uma breve paralisação por conta de uma invasão de um torcedor, o próprio Léo Moura cobrou e marcou o segundo gol do Flamengo, que garantiu a vitória, e o deixou a apenas uma vitória em casa do título brasileiro.

O Palmeiras mostrou poder de reação, e venceu um jogo chave em busca da classificação para a vaga da Libertadores. Mal o jogo havia começado e o Palmeiras já abriu o placar, com Cleiton Xavier aproveitando um cruzamento de Deyvid Sacconi e desviando para o gol. O jogo ficou aberto, com ambas as equipes buscando o ataque, e não demorou muito para que o Galo chegasse ao empate, com Diego Tardelli recebendo de Éder Luis, invadindo a área e tirando de Marcos. O gol só não foi uma tragédia porque logo depois o Palmeiras voltaria a ficar na frente do Placar, com Diego Souza aproveitando um rebote do goleiro Carini e acertando um lindo chute por cobertura praticamente do meio-campo encobrindo o goleiro da equipe mineira. O jogo ficou aberto, com o Atlético também chegando com perigo, porém antes de acabar a primeira etapa, o Palmeiras faria seu terceiro gol, com Vágner Love aproveitando um lançamento de Deyvid Sacconi e chutando sem defesa para Carini. O gol praticamente definiu o placar, restando ao Palmeiras apenas preservar o resultado na segunda etapa. Mesmo estando no terceiro lugar com a mesma pontuação do Inter, o Palmeiras ainda não garantiu a vaga na Libertadores, pois pode ser ultrapassado por São Paulo e Cruzeiro.

Já o troféu de amarelão da rodada e possivelmente do campeonato é o São Paulo. O tricolor paulista, que estava com o queijo e a faca na mão para conquistar seu tetracampeonato consecutivo, saiu na frente, porém deixou o Goiás virar, e como consequência caiu da liderança para a quarta posição. O jogo começou com o São Paulo mais forte no ataque, ameaçando o gol de Harley. A equipe tricolor de tanto insistir abriu o placar aos 15 minutos, com uma falta que Hernanes lançou para a área, Jorge Wagner cabeceou para a defesa de Harley, e no rebote Washington colocou a bola nas redes. O São Paulo continuava melhor, porém o Goiás chegou ao empate com Vitor levando vantagem individual sobre o marcador e chutando cruzado no ângulo de Rogério Ceni. O gol deu ânimo ao Goiás, que passou a chegar mais e chegou a virada aos 37 minutos, com Rithelly sendo lançado após troca de passes e tocando na saída de Rogério Ceni. O segundo tempo começou com o São Paulo pressionando mais, buscando o empate, porém quem fez gol foi novamente o Goiás, com Fernandão aproveitando um cruzamento de Vitor, e de cabeça ampliou a vantagem. Quatro minutos depois o São Paulo descontaria novamente, com Hugo dando a assistência para Washington passar pelo goleiro goiano e mandando para o gol. O que a torcida tricolor paulista não esperava era que no minuto seguinte o Goiás novamente ampliaria o placar com Léo Lima, sepultando as chances do São Paulo, que sentiu o gol e não conseguiu mais reagir na partida. O tricolor garante a vaga na libertadores com um empate no seu último jogo, contra o já rebaixado Sport no Morumbi.

O Cruzeiro ainda sonha com a Libertadores, pois ganhou do Coritiba por 4x1 no Mineirão. A equipe saiu atrás no marcador, com gol de Jéci aos 12 minutos da etapa inicial. O Cruzeiro ainda conseguiu virar a partida no final da primeira etapa, quando Henrique e Jonathan marcaram aos 43 e 45 minutos. A vitória da Raposa foi consolidada com gols de Wellington Paulista aos 11 minutos e Eliandro aos 22 minutos da segunda etapa. A Raposa precisará torcer para que São Paulo ou Palmeiras percam seus jogos, ou ainda a possibilidade improvável de descontar mais de 10 gols de diferença de saldo para o Internacional. Já o Coritiba ficou no limite da zona do Z4, ficando na 16ª posição, e terá que decidir o seu futuro na competição em casa contra o embalado Fluminense, que não tomou conhecimento do Vitória.

Com um Maracanã praticamente lotado de tricolores, o Fluminense fez 4x0 na equipe baiana e finalmente saiu da zona do rebaixamento. O jogo mal tinha começado e aos 6 minutos a equipe carioca já estava vencendo por 2x0, com gols de Alan e Fred. A festa tricolor continuou no segundo tempo, com o Fluminense ampliando o placar com dois gols do argentino Conca.

Já o Botafogo foi até a Arena da Baixada e se deu mal em Curitiba. A equipe paranaense venceu por 2x0, com gols de Wallyson e Paulo Baier. Com a vitória o Furacão não tem mais chances de ser rebaixado, pois não poderá ser superado por três times e por consequência entrar na Zona do Rebaixamento. Já o Botafogo entrou na zona do rebaixamento, e terá que decidir seu futuro contra o Palmeiras, no Engenhão. Uma vitória simples salva o Fogão, e dependendo dos resultados até um empate serve.

Em um confronto de equipes que estavam na beira do precipício, e que teve 8 gols, o Santo André ganhou do Náutico, e ainda possui remotíssimas chances de se safar do rebaixamento. Tal esperança não tem mais o Náutico, que com a derrota foi rebaixado para a segunda divisão, se juntando ao seu rival Sport. Os gols da partida foram marcados por Nunes (2 Vezes), Wanderlei (2 vezes), e Rômulo. Já os gols pernambucanos foram marcados por Carlinhos Bala, Anderson Lessa e Cláudio Luiz.

Nos jogos que não valiam nada, Avaí e Santos empataram em 2x2 na Ressacada. A equipe catarinense abriu o placar com Cristian duas vezes, aos 2 e os 6 minutos da etapa inicial. Porém o Santos reagiu, e com gols de Kléber Pereira e Paulo Henrique garantiu o resultado de empate. Já o Grêmio venceu a equipe do Barueri no estádio Olímpico, se consolidando como o primeiro time a terminar invicto em casa na história dos pontos corridos da competição. Os gols gremistas foram marcados por Douglas Costa, Adilson, Souza e Maxi López, enquanto Val Baiano marcou duas vezes para a equipe de Barueri.

De virada, Inter ganha do Sport e garante Vaga na Libertadores

O Internacional teve dificuldades, porém conseguiu a virada diante do Sport, neste domingo, na Ilha do Retiro. O Colorado saiu perdendo na primeira etapa, porém com gols de Kléber e Andrezinho garantiu a virada que lhe deu direito matemático a participar da próxima Libertadores.

O jogo começou com o Inter chegando com perigo logo a 1 minuto de jogo, quando Alecsandro chutou para fora. Aos 3 minutos, Alecsandro novamente finalizou, com Magrão espalmando para escanteio. O Sport acordou na partida, e começou também começou a atacar, chegando com perigo. Aos 9 minutos, a equipe pernambucana teve sua primeira chance de gol, quando Wilson cruzou para Fabiano, que de carrinho desviou para fora do gol. Enquanto o Sport crescia na partida, passando a ficar mais com a bola, o Inter estava apático, e pouco criava chances. O Colorado foi chegar com perigo somente aos 34 minutos, quando Magrão fez dois milagres em uma sequência de jogadas coloradas com Alecsandro e Giuliano. Porém aos 40 minutos o pior ocorreu. Em uma cobrança de falta de, César ganhou da zaga do Inter e desviou de cabeça para Vandinho, livre e levemente adiantado, apenas completar para o gol. O árbitro Paulo César de Oliveira e o assistente não viram o impedimento e confirmaram o gol. A mesma arbitragem que prejudicou o Inter deu uma força ao Colorado logo depois, quando Vandinho recebeu na entrada da área, tentou dar um lençol em Lauro, e foi derrubado pelo goleiro Colorado. O árbitro nada marcou, e na hipótese de pênalti, o goleiro colorado teria que ser expulso por evitar uma eminência de gol.


O Inter voltou modificado ao segundo tempo, com as entradas de Glaydson e Edu nos lugares de Danilo Silva e Marquinhos. As modificações efetuadas por Mário Sérgio não deram um resultado inicial esperado, e o Inter continuava com seu jogo burocrático, e como estava mais aberto, oferecia espaços ao Sport. A equipe pernambucana conseguia penetrar na defesa colorada com certa facilidade, tendo aos 17 minutos uma chance real de gol, quando Wilson foi lançado na área e tirou de Lauro, com Glaydson salvando praticamente em cima da linha. Mário Sérgio queimou a sua última alteração com a entrada de Andrezinho no lugar do inoperante D'Alessandro. O Inter melhorou e começou a toca mais a bola. Logo depois, o Colorado chegaria ao empate com Kléber, que tabelou com Giuliano, e tocou na saída de Magrão. O gol deu ânimo ao Inter, que se jogou ao ataque buscando o gol da vitória, chegando a colocar uma bola na trave com Alecsandro de cabeça. O gol da vitória colorada foi sair somente aos 39 minutos, quando Andrezinho cobrou com categoria uma falta sofrida por Guiñazu, sem chances para o goleiro pernambucano. Após o gol, as equipes trataram de tocar a bola, e o Sport ainda teve uma chegada com perigo, quando Giuliano interceptou um chute de Wilson, que poderia ser perigoso para a meta de Lauro.

Com a vitória o Inter chegou ao segundo lugar, com 62 pontos, mesma pontuação de Palmeiras e São Paulo, porém ganhando nos critérios de vitórias. O Flamengo é líder com 64, enfrentando na última rodada o Grêmio no Maracanã. Em caso de empate de pontos, o Inter tem vantagem pelo número de vitórias.

Drogba desequilibra e Chelsea goleia Arsenal no Emirates; Liverpool vence derbi

Em um domingo marcado por clássicos, Chelsea e Liverpool levaram a melhor em seus derbis locais. Em Liverpool, os reds ganharam por 2x0 no Goodison Park, enquanto no Emirates Stadium no jogo mais esperado da rodada, o Chelsea humilhou o Arsenal com uma goleada de 3x0, com um show particular de Drogba, que tem se mostrado decisivo em confrontos contra os “gunners”. Além da goleada com ótima atuação, os três pontos serviram para o Chelsea manter 5 pontos de vantagem sobre o Manchester, e ficando em situação confortável na liderança.

No derbi de Londres, o primeiro tempo começou com um Arsenal mais participativo, buscando pressionar o Chelsea. As duas equipes corriam bastante, faziam lançamentos, porém criavam poucas situações de gols. O Chelsea teve a primeira chance de gol aos 18 minutos, quando Lampard fez um primoroso cruzamento para Anelka, que na hora de concluir foi desarmado por Sagna, a meu ver de forma irregular, sendo um pênalti não assinalado pelo árbitro. Os "gunners" chegavam rápido ao ataque, enquanto o Chelsea explorava o lado esquerdo de ataque, principalmente em cruzamentos de Ashley Cole, que estava sendo bastante vaiado por ser ex-jogador do Arsenal, trocando de equipe para o rival Chelsea. No final do primeiro tempo, os "blues" começaram a apertar, e aos 40 minutos saiu o primeiro gol, quando A. Cole cruzou para Drogba de primeira tirar de Almunia e abrir o placar com um belo gol. Os "gunners" mal conseguiram se recuperar do gol sofrido, e aos 44 minutos saiu o segundo gol do Chelsea, quando em uma jogada tramada na ponta esquerda entre Anelka e A. Cole, o lateral cruzou e o zagueiro Vermaelen se precipitou e acabou desviando contra seu próprio gol.

O segundo tempo recomeçou com um Arsenal pressionando o Chelsea em busca do gol. A equipe teve logo aos 3 minutos um gol anulado, em decorrência de uma confusão na grande área entre Eduardo da Silva e Peter Cech, que dividiram após cruzamento para o meio da área e a bola sobrou para Arshavin que concluiu para o gol. O jogo seguia corrido, com muita disputa entre os jogadores, porém sem grandes conclusões de gol. Os “gunners” tentavam pressionar, porém foi o Chelsea que quase marcou aos 18 minutos, quando Ashley Cole cruzou para a área, a bola desviou em um defensor do Arsenal e em Lampard, quase entrando para o gol. Os técnicos promoveram modificações nos times, com Joe Cole e Paulo Ferreira entrando no Chelsea, nos lugares de Deco e Asley Cole, enquanto Rosicky entrou no Arsenal no lugar do apagado Nasri. O Arsenal seguia com seu dilema de construir jogadas, porém ciscar na entrada da área e não concluindo, enquanto o Chelsea procurava explorar os contra-ataques. Os “blues” ainda fariam seu terceiro gol aos 41 minutos, com Drogba cobrando com categoria uma falta da intermediária, sem chances para Almunia, marcando seu 14ª gol nesta edição da Premier League. Após o gol, o Arsenal se entregou, e o Chelsea perdeu oportunidades para ampliar o escore.


No outro clássico inglês de Liverpool realizado no Goodison Park, o Liverpool levou a melhor e venceu o Everton por 2x0, gols de Yobo (contra) e Kuyt. O jogo começou equilibrado com um leve predomínio do Everton, porém aos 11 minutos em um chute despretensioso de Mascherano da intermediária, a bola desvia em Yobo e enganou o goleiro Howard, abrindo o placar para os "reds". O Everton buscou o empate, pressionando o Liverpool, que contou com grandes defesas de Reina, e erros de finalização. A equipe azul ainda teve dois gols do brasileiro Jô anulados corretamente por impedimento, enquanto o Liverpool se restringiu ofensivamente ao gol marcado.

Já na segunda etapa, o Everton continuou melhor, pressionando o Liverpool, que praticamente só se defendia, e eventualmente arriscava-se ao ataque. Com Reina segurando muito bem o gol vermelho, o Liverpool , em uma de suas raras investidas na segunda etapa, ainda conseguiu chegar ao seu segundo gol, quando Gerrard se aproveitou de um erro defensivo do Everton, e atrasou para Riera chutar. O goleiro Howard defendeu e no rebote Kuyt definiu o placar para os vermelhos.

O resultado serve para dar fôlego ao Liverpool, que agora subiu para o 5º lugar com 23 pontos, aliviando um pouco a dor da torcida vermelha que viu o time ser eliminado na fase de grupos da Champions League. Já o Everton está perto da zona do descenso no 16º lugar.

Internazionale vence e dispara na liderança do Italiano

Neste domingo, a Internazionale recebeu a Fiorentina no Giuseppe Meazza, e com um gol de pênalti de Diego Milito venceu o adversário, e com a derrota da Juventus, abriu 8 pontos para La Vecchia Signora, atual terceira colocada, já que o Milan venceu o Catânia e é o atual segundo colocado, 7 pontos atrás da Inter.

O primeiro tempo começou equilibrado, com a Inter, aos poucos começando a se soltar e chegando com perigo. A primeira chance com perigo da partida foi do time da casa com Muntari, que recebeu dentro da área e chutou na rede pelo lado de fora. Minutos depois, foi a vez de Diego Milito concluir, obrigando o goleiro Frey fazer uma boa defesa. A Fiorentina também chegava, deixando o jogo movimentado. A Inter continuava criando chances perigosas e perdeu gols com Quaresma e Eto'o.

No segundo tempo, o jogo continuou equilibrado, mais centrado no meio campo e com poucas oportunidades. A Inter chegava mais com perigo, e teve um gol anulado aos 5 minutos, quando Stankovic cobrou escanteio e o zagueiro Samuel cabeceou para o gol. Porém o árbitro marcou falta de ataque na jogada, invalidando o gol da Internazionale. Aos 35 minutos, Gilardido teve a grande chance da Fiorentina, quando recebeu na entrada da área, deu um chapéu no zagueiro Lúcio e chutou na trava direita do goleiro Júlio César. Três minutos depois, aconteceria o lance que decidiria a partida. Diego Milito tenta fazer jogada individual dentro da área e é derrubado por Comotto. O atacante argentino cobrou com categoria para marcar o gol da vitória Nerazurri. A Internazionale ainda teve chance de ampliar aos 42, quando Eto'o ganha jogada de corpo do zagueiro da Fiorentina na meia-lua, e livre invadiu a área e não conseguiu desviar do goleiro Frey, que fechou muito bem o ângulo.


Já a Juventus foi até Cagliari e perdeu para a equipe da casa por 2x0, gols de Nenê aos 31 minutos da primeira etapa e Matri, aos 44 minutos da segunda etapa. Já o Milan enfrentou o Catânia fora de casa, e venceu por 2x0, gols de Huntelaar.


Atualizado (22h38min) - Vitória do Milan

sábado, 28 de novembro de 2009

28 de Novembro: Triste coincidência para o Futebol Gaúcho

Retirado do Blog do Corneta, do portal ClicRBS, e complementado por este que vos fala.

Além do rebaixamento do Juventude para a Serie C, ocorrido neste ano, esta data foi marcada por acontecimentos negativos também para o Grêmio.

Em 2004, o Grêmio dos atuais selecionáveis Anderson e Felipe Melo (além de Michel Bastos que participou da vexatória campanha), empatava em 3x3 com o Atlético-PR no Bento Freitas. A equipe tricolor, que estava disparada na lanterna da competição, precisava vencer todos os jogos e torcer por resultados improváveis para se salvar. Neste jogo, o Furacão, então líder do Brasileirão, chegou a abrir 3x0 com certa facilidade, porém o Grêmio reagiu e buscou o empate, insuficiente para suas pretensões de escapar do rebaixamento. A equipe acabaria sendo rebaixada com três rodadas de antecedência, porém como consolo, o empate serviu como início da derrocada do Furacão que era até então líder isolado do Campeonato Brasileiro, perdendo o título nas duas últimas rodadas para o Santos, de Robinho e Cia LTDA.


Voltando mais ao passado, em 1995 o Grêmio decidia contra o Ajax da Holanda o título da Copa Toyota, então considerada Mundial Interclubes, pois o patrocinador confrontava em jogo único em terras nipônicas o campeão da Champions League com o da Taça Libertadores. O jogo terminou empatado em 0x0, resultado que persistiu durante a prorrogação. Com 10 jogadores, já que o paraguaio Rivarola havia sido expulso por agredir o adversário, em um lance que a arbitragem acabou vendo pelo replay do telão, o Grêmio acabou sendo derrotado nas penalidades por 4x3, perdendo a chance de ser bicampeão do torneio. Arce, cobrador oficial de penalidades, foi um dos dois jogadores gremistas que perderam as suas penalidades, o outro foi Dinho, que é até hoje reverenciado pela torcida tricolor.

Sorte que não tenho nada do Internacional para colocar junto :D

E o pior aconteceu: Juventude rebaixado à Série C

O dia 28 de novembro de 2009 ficará na memória dos torcedores da Papada. Porém não será um registro de glórias, e sim de uma tristeza. Depois de cair em 2007 para a Série B, o Juventude descende para a C, tendo a companhia de Caxias e Brasil de Pelotas no próximo ano.

O jogo começou com um Juventude atormentado pela pressão de buscar a vitória fora de casa contra um já classificado Bugre para a Série A na próxima temporada. E como resultado, a equipe entrou emocionalmente desequilibrada, levando com um minuto o primeiro cartão amarelo da partida, com o meia Bruno que entrou de forma desleal em Dão. O Juventude tentava pressionar a equipe da casa, que parecia estar jogando para cumprir tabela. Porém aos 11 minutos, na primeira chegada perigosa do Guarani saiu o gol do Bugre, com Glauber que recebeu um passe de Fabinho, e só teve o trabalho de desviar do goleiro caxiense. O gol foi um golpe duro no Juventude, que se jogou ao ataque tentando reverter o resultado. A equipe chegou pouco com perigo ao gol de Douglas, enquanto o Guarani tentava aproveitar contra-ataques da escancarada defesa caxiense para ampliar.

Ivo Wortmann tentou deixar o Juventude mais ofensivo com a entrada de Ivo no lugar de Bruno Teles, porém logo aos 2 minutos da segunda etapa, o Guarani chegou ao seu segundo gol em uma rápida jogada de ataque, quando Adriano Gabiru foi lançado, e lívre, apenas desviou do goleiro Juninho para sacramentar o rebaixamento do alviverde caxiense. O Juve ainda tentou reagir, descontando aos 17 minutos com Douglas aproveitando um cruzamento. O Juventude pressionou, colocou bola na trave com Lopes, porém não conseguiu virar o jogo para escapar da degola.

Agora a equipe caxiense terá que rever conceitos, e tentar de todas as formas voltar para a segunda divisão no próximo ano, porém com um orçamento super reduzido, o que acabará tendo um elenco bem mais limitado do que possui atualmente, e não devendo fazer forças contra a dupla GreNal em 2010.


Clássico Português: Resultado de acordo com o Futebol das Equipes: 0x0

Este sábado foi marcado pelo derbi de Lisboa, entre Sporting e Benfica, no Alvalade, com um empate a altura do futebol apresentado pelas duas equipes: 0x0.

O primeiro tempo foi sofrível tecnicamente, com o Sporting começando com as ações da partida, porém sem concluir ao gol. O Benfica aos poucos equilibrou a partida e teve com Cardozo sua primeira chance na partida, aos 13 minutos. Já o Sporting, chegou com perigo aos 22 com chute de Polga perto do gol de Quim, e aos 23 com Liedson exigindo uma boa defesa do goleiro encarnado, resumindo a estes lances os principais lances perigosos no clássico durante a primeira etapa.

O segundo tempo foi mais aberto, com ambos os times chegando mais, e com predomínio inicial do Sporting, tendo chances com Miguel Veloso, exigindo defesa complicada de Quim, e João Moutinho arrematando perto do gol. O Benfica perderia uma chance com Di Maria, que chutou para defesa de Rui Patrício, e aos 38 minutos teria com Ramires a principal chance do jogo, quando em um cruzamento, a zaga do Sporting se atrapalhou e a bola sobrou pra Ramires livre perder um gol incrível.

O empate serviu para deixar o Benfica provisoriamente na liderança da Liga, com 26 pontos, contra 25 do Braga, que enfrentará em casa o U. Leiria na segunda feira, podendo retomar à liderança.

Pra ser sincero, assisto de vez em quando o Campeonato Português, que nunca foi um primor de qualidade técnica, porém este ano o nível esta absurdamente mais baixo que os outros. Talvez explicando a boa fase do Braga, uma equipe emergente que não tem os mesmos recursos dos três grandes. O Benfica tem no papel disparado o melhor grupo de jogadores da competição, porém está muito irregular, tanto que está abrindo espaço para o Braga disputar ponto a ponto a liderança com os encarnados.


Manchester United vence e encosta no Chelsea

Neste jogo realizado no Fratton Park, em Portsmouth, onde peguei o bonde andando (quando comecei a ver estava no segundo tempo), o Manchester United venceu a equipe da casa por 4x1, subindo para os 31 pontos, dois a menos que o Chelsea. Já o Portsmouth segue na lanterna com 7 pontos, 3 atrás do Wolverhampton que é o penúltimo.

Pelo que vi nos melhores momentos do primeiro tempo, o jogo não estava fácil para o Manchester, que levou sustos com Dindane e O'Hara, que chutaram para a defesa do goleiro Kuszczak. Porém logo depois o Manchester teve um pênalti a seu favor, quando Rooney é derrubado dentro da área pelo zagueiro do Portsmouth. O Próprio Rooney cobrou no canto direito do goleiro Begovic abrindo o placar. Logo depois a equipe da casa teria um pênalti a seu favor, em um lance confuso e polêmico, quando a equipe mandante alçou bola na área, e o goleiro do Manchester afastou soqueando. Eu particularmente não vi nada, nos replays da TV, porém o árbitro viu e marcou o pênalti, que foi bem cobrado por Boateng no canto esquerdo. O Manchester ainda teve um chute de Fletcher que passou rente à trave na primeira etapa.

Já no segundo tempo, logo aos 2 minutos, os "red devils" voltaram a estar na frente do placar, quando a equipe da casa saiu jogando errado no meio campo, e Fletcher lançou Giggs que rapidamente tocou para Rooney chutar na saída do goleiro Begovic. O Portsmouth tentou reagir, porém logo depois o Manchester teve mais um pênalti a seu favor, desta vez sofrido por Giggs, que Rooney cobrou no canto esquerdo do goleiro, fazendo seu "hat-trick". Após o gol, o jogo ficou equilibrado, e o Manchester buscava segurar o jogo, enquanto o Portsmouth tentava pressionar, porém sem força ofensiva. O treinador Avram Grant (ex Chelsea) buscou deixar a equipe mais ofensiva, e então passou a pressionar o Man United, porém sem muito perigo. Aos 41 minutos, o Manchester chegou ao seu quarto gol com Giggs cobrando falta na intermediária. A bola passou pela barreira e entrou no canto esquerdo do goleiro. O Portsmouth ainda ameaçou com Utaka, que recebeu um cruzamento de Ben Hain e de voleio colocou para o gol, exigindo uma grande defesa de Kuszczak, que ainda pegaria um chute de Boateng, segurando o placar de 4x1.

Amanhã segue a rodada da Premier League com dois clássicos, um de Liverpool entre Everton e Liverpool, e outro de Londres, entre Arsenal e Chelsea.


sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Definidos os Grupos da Taça Libertadores da América 2010

Na tarde desta sexta-feira, na sede da Conmebol foi realizado o sorteio dos grupos da Taça Libertadores da América de 2010.

A novidade desta edição é que além dos times que normalmente disputam a Libertadores, que no atual formato são 38 times, os mexicanos San Luis e Chivas Guadalajara, que foram desclassificados na edição 2009 por causa da Gripe A, e entrarão direto nas oitavas de finais na edição 2010. O sorteio também determinou que a competição poderá ter três brigas entre brasileiros e argentinos na primeira fase, nos Grupos 5, 7 e 8, caso as equipes passem pela fase preliminar.



Na fase preliminar, o quarto colocado do Campeonato Brasileiro, representado pelo Brasil 5 enfrentará uma equipe da Bolívia a ser definida. A Argentina, que tem o Estudiantes como atual campeão, colocará 6 times nesta edição, e em virtude disso, terá duas equipes na Fase Preliminar. Os argentinos ainda a serem definidos lutarão contra o Chile 3 e o Equador 3.



Para a Fase de Grupos, quatro brasileiros e quatro argentinos foram colocados como cabeça de chave. “Los Hermanos” terão Estudiantes e Vélez Sársfield, mais duas equipes a serem definidas, enquanto o Brasil terá o Corinthians, o campeão, o segundo e terceiro colocados do Brasileirão 2009.

No Grupo 1, o Corinthians não deverá ter grandes dificuldades, enfrentando o paraguaio Cerro Porteño, além um colombiano, e o vencedor do confronto entre Racing do Uruguai e uma equipe da Colômbia. O terceiro colocado do Brasileirão, enfrentará no Grupo 2 uma equipe mexicana, outra paraguaia além de enfrentar o Once Caldas, campeão de 2004 da competição, que volta a disputar nesta próxima edição.

Já no Grupo 5, o vice-campeão brasileiro terá o novato Cerro do Uruguai, além de uma equipe equatoriana e o vencedor da eliminatória entre outra equipe do equador e uma argentina. Já o Campeão Brasileiro, enfrentará a Universidad do Chile, Caracas da Venezuela, e o vencedor do confronto entre times da Argentina e Chile.

Pelo lado argentino, o atual campeão do torneio, o Estudiantes, não deverá ter grandes dificuldades, pois enfrentará o Bolívar (Bol), uma equipe peruana e o vencedor do confronto entre equipes do México e Peru, devendo ter dificuldades só com o deslocamento. Já o Vélez no Grupo 7, terá um adversário chileno, o desconhecido Deportivo Italia da Venezuela e o vencedor do confronto entre o quarto colocado do Campeonato Brasileiro com uma equipe boliviana.

Já os outros argentinos, ainda não definidos terão no Grupo 4, Blooming da Bolívia, equipe peruana e o vencedor do confronto entre Deportivo Táchira da Venezuela e uma equipe paraguaia. Já no Grupo 6, o argentino que cair neste grupo terá um grupo complicado, pois enfrentará o tradicional Nacional do Uruguai, Morelia do México, e uma equipe Equatoriana.

Na edição 2010 se classificarão os campeões de cada grupo, além dos seis melhores segundos colocados, se juntando a San Luis e Chivas Guadalajara nos Play-Offs.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

LDU goleia e "consolida" Sudamericana

De volta ao blog, após dias afastado por motivos profissionais/particulares. Não há o que discutir, a Sudamericana 2009 já está definida, após a vitória da LDU sobre o Fluminense por 5x1.

Debati pouco sobre a Copa Sudamericana (vou chamar sempre assim, pois considero o nome original, assim como Champions League para liga dos campeões ok?), pois não a vejo nenhum atrativo especial nela comparada a outras competições continentais ou nacionais. Acho a competição totalmente fora de lugar e mesmo tendo atrativos financeiros, não empolga por terem times desmotivados e/ou extremamente fracos. A fase que empolga geralmente é a partir da semifinal.

Ontem no primeiro jogo da decisão no estádio La Casa Blanca, a LDU simplesmente amassou o Fluminense. O tricolor carioca saiu na frente logo aos 23 segundos, quando o Fluminense aproveitou uma desatenção da defesa equatoriana e Fred arriscou chute, que Domínguez defendeu e no rebote, Marquinhos tocou na saída do goleiro. A LDU foi esperta, sobretudo com seus gandulas, que colocavam a bola em jogo muito rápido, e em uma cobrança rápida de falta, Méndez chutou forte e surpreendeu Rafael. O gol desnorteou o Fluminense, que ainda viu novamente Méndez fazer o segundo gol aos 43 minutos em cobrança de falta, que bateu na barreira, e sobrou de volta para o equatoriano completar.

No segundo tempo, o Fluminense sentiu os efeitos da altitude e cansou, sendo presa fácil à LDU que com mais um gol de Méndez aos 15 fez o 3x1. A equipe ainda completaria a goleada com gols de Salas aos 32 e de De La Cruz aos 42. Perto do que se viu no segundo tempo, a derrota saiu barata para o Fluminense, que via a Liga fazer o que queria na segunda etapa.

Quanto ao jogo da volta, quarta-feira que vem no Maracanã, não tenho muitas esperanças para o Fluminense. A equipe teria que fazer 4 gols de diferença para levar a decisão para a prorrogação/pênaltis, ou 5 para ser campeã no tempo regulamentar. Sabe-se que no futebol podem acontecer circunstâncias especiais que fazem este resultado ser possível, porém já considero a LDU campeã, pela vantagem e pelo futebol que a equipe equatoriana apresenta.

A LDU é hoje o melhor time sul-americano, e se manter a base já entra como favorita para a Libertadores 2010 caso a equipe consiga classificação na liga equatoriana. A equipe ganhou enorme destaque após a ascensão meteórica do futebol equatoriano e se manteve, mesmo com a queda da seleção que não conseguiu se classificar para a próxima Copa do Mundo. Foi campeã da Copa Libertadores em 2008, contra o mesmo Fluminense nos pênaltis, e levou a Recopa 2009 contra o Internacional. Este ano aplicou 3x0 no Internacional, 7x0 no emergente River do Uruguai, e eliminou ainda os argentinos Vélez Sársfield e Lanús na Sudamericana. Na Libertadores a equipe não foi bem, e ficou no último lugar no Grupo 1, que tinha Sport, Palmeiras e Colo-Colo, onde os brasileiros se classificaram para a segunda fase.

domingo, 22 de novembro de 2009

Inter vence jogo decisivo contra Atlético-MG e se credencia ao Título Brasileiro

Depois de vacilar em praticamente todas as decisões no ano de seu centenário, o Internacional conseguiu uma importante vitória neste Domingo diante do Atlético Mineiro no Mineirão, subindo ao terceiro lugar, praticamente se garantindo na próxima edição da Libertadores e ainda tendo uma ponta de esperanças para conquistar um improvável título brasileiro.

No primeiro tempo, o jogo começou bastante equilibrado e concentrado na meia cancha. A equipe colorada encontrava espaços na ponta esquerda de ataque, e conseguia vantagem, porém sem finalizar. Na primeira chegada com perigo do Inter, saiu o gol colorado. Alecsandro foi lançado na entrada da área, passou pelo goleiro Carini e deu um toque sutil para o gol. A bola acabou tocando na trave direita e sobrou pra Giuliano completar para as redes. O Atlético passou a pressionar o Inter e chegou com perigo aos 19, com Jonilson. O Galo foi pra cima, enquanto o Inter recuou e saia nos contra-ataques. O recuou colorado trouxe o galo completamente para o seu canto, que tentava articular jogadas de ataque, porém não conseguia passar pela defesa colorada, que fazia o que podia para afastar o perigo. Já nos descontos, que o Atlético teve uma chance de relativo perigo, quando Eder Luiz recebeu livre na área, e chutou rasteiro fraco, não oferecendo trabalho ao goleiro Lauro.

No segundo tempo, o Inter voltou modificado, com as entradas de Taison no lugar do lesionado Alecsandro e de Glaydson no lugar de D'Alessandro. Mais defensivo, o Inter sofreu grande pressão do Galo, que foi com tudo para o ataque. A equipe colorada não passada do meio-campo, enquanto o Galo não conseguia penetrar na defesa colorada, se limitando a alçar bolas na área. Mário Sérgio queimou aos 13 minutos a última alteração colorada, com a entrada de Andrezinho no lugar de Marquinhos. A alteração deu resultado, e o Inter começou a ficar mais tempo com a bola, enquanto o Galo seguia desesperadamente pressionando em busca do gol de empate. Aos 24 minutos, o Atlético teve um gol anulado com Alessandro, que havia entrado na segunda etapa. O atacante recebeu lívre na entrada da área, e concluiu para o gol. O árbitro Cléber Wellington Abade anulou o gol acertadamente, pois o atacante atleticano estava adiantado. O Inter começou a aproveitar o desespero do Atlético, e começou a achar espaços. Aos 26 minutos, Taison teve uma grande chance de ampliar, ao tabelar com um companheiro, e concluindo para uma grande defesa de Carini. Além de estar conseguindo segurar o resultado com brilhantismo defensivo, o Inter também teve sorte, pois no momento em que Celso Roth queimaria sua última substituição ao colorar o atacante Renteria, o zagueiro W. Felipe se machucou e teve que sair, dando lugar a Alex Bruno. O Inter passou a tocar mais a bola, buscando preservar o resultado, enquanto o Atlético, desesperado, começava a errar bastante e não criar perigo ao gol de Lauro.

A vitória foi essencial ao Inter, praticamente o garantindo na próxima edição da Libertadores e o deixando ainda com chances de levar o título do Brasileirão 2009. O Colorado terá Sport e Santo André nas duas últimas rodadas, enquanto São Paulo terá que ir até Goiânia na próxima rodada pegar o Goiás, que aprontou hoje contra o Flamengo, enquanto o rubro-negro enfrentará o Corinthians em São Paulo. Com o colorado vencendo as duas partidas finais, terá que torcer para que São Paulo perca um jogo e o Flamengo empate um, pois chegará aos 65 pontos e ganhará de seus adversários nos critérios de desempate.


sábado, 21 de novembro de 2009

Rodada do Inglês começa com empate entre Liverpool e Manchester City

A 13ª Rodada do Campeonato Inglês começou com um grande jogo entre Liverpool e Manchester City no Anfield Road. Depois de um primeiro tempo fraco, o segundo foi agitado com 4 gols, e terminou empatado.

O primeiro tempo não teve grandes chances. O Liverpool chegou primeiro com perigo aos 4 minutos, quando Gerrad cobrou falta da meia direita, Given tocou na bola, e Zabalata completou afastando. O Manchester City obrigou Reina a trabalhar aos 10 minutos, com Barry cabeceando livre e o goleiro espanhol dos "reds" espalmou. O Liverpool perderia precocemente Agger e Babel machucados, e em seus lugares entraram Kyrgiakos e Benayoun. Nas poucas chances criadas na primeira etapa, foi o Liverpool que chegava com mais perigo. Os "reds" estavam com mais posse de bola, e pressionavam o Manchester City, que não se acertava na partida, se limitando a apenas marcar os "reds". O Liverpool continuava empatando, porém não conseguiu abrir o placar.

O segundo tempo começou com o Liverpool pressionando a equipe de Manchester, e chegando ao gol logo aos 3 minutos, quando Gerrard cobrou falta e encontrou Skertel, de cabeça abriu o placar. Manchester City e abriu o placar. O Manchester City acordou na partida, e passou a pressionar os "reds", que tratavam-se de se defender. O técnico da equipe visitante, Mark Hughes, colocou Tevez para deixar a equipe mais ofensiva, e com a entrada do argentino, a equipe visitante achou mais espaços no ataque, e empatou aos 24 minutos, quando em um escanteio cobrado, Adebayour ganhou de cabeça da defesa do Liverpool e cabeceou para as redes. O Manchester City chegou a virada. Grande jogada de Tevez, que achou Wright-Phillips, que cruzou pra Ireland virar a partida. Porém a virada durou pouco, pois dois minutos depois o Liverpool conseguiu empatar. Ngog fez uma ótima jogada dando chapéu no adversário e chutando cruzado. A bola passou pelo goleiro Given e sobrou pra Benayon tocar para as redes. O jogo continuou aberto, com ambos os times buscando o gol da vitória e deixando o jogo aberto. Rafa Benitez queimou colocou Fábio Aurélio e o Liverpool foi pra cima em busca do gol da vitória, enquanto o Manchester City se fechava e buscava os contra-ataques. No último minuto Lucas teve a chance de fazer o gol da vitória dos "reds" cabeceando sozinho à direita do gol de Given, após cobrança de escanteio.


sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dicas de Clipes

Fim de semana está chegando, e aí vão as dicas de clipes desta semana. A lista é composta por clipes de músicas novas, que estão nas paradas mundiais.

5- MSTRKRFT Feat. John Legend - Heartbreaker

É um grupo canadense de dance/eletrônica. O grupo que já remixou músicas de Bloc Party, Justice, Kylie Minogue, Usher, John Legend, Yeah Yeah Yeahs e Keri Hilson, agora está nas paradas com seu álbum próprio, intitulado Fist of God, segundo álbum. O single Heartbreaker conta com a participação de John Legend.



4- Black Eyed Peas - Meet Me Halfway

Mais um single do álbum "The E.N.D.", voltado à música eletrônica. Black Eyed Peas existe desde 1995, porém ficou conhecido em 2004, com o álbum Elephunk, que tinham os singles Where Is the Love?, Shut Up e Let's Get It Started.



3- David Guetta Feat. Akon - Sexy Bitch

Parceria entre o DJ Francês, e o Rapper Akon. Faz parte do álbum One Love, quarto de David Guetta.



2- Lady Gaga - Bad Romance

Novo single da cantora norte-americana, que conseguiu atingir primeiro lugar com seus quatro singles anteriores na parada americana (billboard). Bad Romance promete ser mais um single de sucesso.



1- Owl City - Fireflies

Owl City é uma banda americana de música eletrônica, que atingiu sucesso internacional com o seu segundo álbum, intitulado Ocean Eyes. Fireflies é o primeiro single do álbum, atingindo o primeiro lugar da parada norte-americana.


Chrome OS - O Sistema Operacional que usará a Nuvem

O Sistema Operacional da Google (conhecida principalmente pelo seu serviço de buscas, Orkut, Gmail), chamado Chrome OS, que fora anunciado em julho, foi apresentado oficialmente nesta última quinta-feira (20/11) pelos executivos da companhia. O Sistema promete ser inovador, e buscar acabar com o monopólio interminável da Microsoft e suas distribuições Windows em nível de usuário final, principalmente atendendo aqueles que utilizam serviços básicos com uma solução livre, simples e prática.

O Chrome OS será uma grande opção para os netbooks, a nova febre do mercado, que são notebooks populares, com baixa potência, especialmente feitos para funções básicas do dia-a-dia como navegar na internet, acessar e-mails, editores de texto e conversas instantâneas. Também será de grande valia para quem possui computadores antigos, e que não dará pra fazer o upgrade para o Windows Seven, novo sistema operacional da Microsoft (quando tiver mais tempo faço um post especial sobre ele).

O propósito do sistema é inovador, visto que utilizará a Computação em Nuvem (cloud computing), um novo paradigma de computação, onde suas aplicações estarão disponíveis de forma online e acessadas diretamente pelo browser do sistema operacional, através de apps, que são pequenos aplicativos portáveis disponíveis, para a utilização das tarefas específicas (documentos de texto, PDFs, dentre outras aplicações). Desta forma o PC é apenas é um passaporte de acesso à internet, não sendo mais necessário instalar programas, armazenar arquivos, utilizando apenas seus dispositivos de entrada e saída e conexão à internet.


Seu principal objetivo será ser um sistema rápido, leve e simples. Para isso, o Sistema Operacional não deverá ter grandes recursos instalados no micro, a não ser quanto aos seus dispositivos de redes, vídeo e som, além de sua aplicação de navegação. Por ser assim, não gastará tanta memória RAM nem grande espaço em disco. O Sistema baseado em aplicações simples deverá utilizar pouco processamento, liberando os recursos disponíveis ao acesso à internet, que será sua utilização fim, visto que a maior parte de seus recursos estarão online, e não na própria máquina.


O Google Chrome OS será open source, isto é código fonte aberto a quem queira visualizá-lo e contribuir com melhorias. O Sistema usará o Kernel do Linux, o que deixa o projeto "bem nascido". Será um sistema livre
(assim como são as distribuições linux), podendo ser baixado e usado por qualquer usuário, sem ter que pagar pelo Sistema Operacional ou recorrer à pirataria.

O Sistema já está disponível via torrent para download para quem quiser testar via máquina virtual. A proposta de lançamento para o usuário final será a partir da segunda metade de 2010. Até lá dá para dar uma testada no sistema. :D

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

40 anos do gol 1000 de Pelé

Hoje completa 40 anos do gol 1000 de Pelé, convertido em 19 de novembro de 1969 contra o Vasco no Maracanã.

Como tenho 24 anos, nem pensava em estar nascido na época, portanto vivo de imagens e vídeos da época.



Fica aí a homenagem ao maior de todos os tempos, o rei do futebol.


França tem mãozinha salvadora para ir à Copa; Todas as Seleções Definidas

Nesta quarta-feira foram definidas as últimas vagas para a copa do mundo. E para variar, mais uma vez a arbitragem definiu um jogo, pior, uma classificação para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.



No continente europeu, além das 9 vagas já definidas anteriormente, hoje foram definidas as 4 vagas da repescagem, totalizando nas 13. Quem se deram bem foram: França, Portugal, Eslovênia e Grécia.

A França recebeu a Irlanda em um Stade de France lotado, com direito a ilustre presença do presidente Nicolas Sarkozy nas tribunas. A seleção francesa, que vinha de uma vitória por 1x0 na Irlanda, com gol de Anelka, precisava de apenas um empate para se classificar para a Copa do Mundo. O que os franceses não esperavam, era a apatia de sua seleção, somada a empolgação irlandesa para reverter a desvantagem. Aos 33 minutos da primeira etapa, saiu o gol irlandês. Duffy fez uma boa jogada individual na esquerda, e achou Robbie Keane livre, que não teve trabalho para colocar a bola nas redes. A França sentiu o gol, e continuava apática, criando poucas chances de gol onde o goleiro Given defendia. Já a Irlanda contra-atacava, deixando o jogo aberto e sob seu controle. Com o tempo regulamentar com o placar 1x0 a favor da Irlanda, o jogo foi para a prorrogação. Aos 11 minutos, a seleção francesa teve um gol anulado de Govou, que estava impedido. Porém aos 12 minutos aconteceria o lance mais bizarro visto no futebol internacional nestes últimos anos. Em uma bola alçada na área, a bola sobrou pra Henry, que impedido, ainda precisou ajeitar a bola com a mão e tocar para Gallas completar para as redes. O gol trouxe revolta nos jogadores irlandeses, que foram pra cima do árbitro Martin Hansson, que não voltou atrás em sua decisão. A Irlanda até tentou pressionar na segunda etapa, porém foi a França que teve a melhor chance de fechar o placar.

Na Bósnia, Portugal que havia vencido o primeiro jogo por 1x0 em casa, precisava apenas de um empate para avançar, mas acabou vencendo seu adversário por 1x0, gol de Raul Meireles, que recebeu um bom passe de Nani e tocou rasteiro na saída do goleiro Hasagic.

Já a Eslovênia, que havia perdido o primeiro jogo na Russia por 2x1, precisava apenas de um único gol para se classificar, e conseguiu aos 44 minutos da primeira etapa, com Dedic. Com o gol, a seleção se classificou para a sua segunda copa da história, já que participou de 2002 na Coréia-Japão, sendo eliminada na primeira fase com três derrotas.

Já Grécia e Ucrânia, que haviam empatado em 0x0 jogando na Grécia, se enfrentaram em Donetsk. Os gregos recuperaram o prejuízo, e com um gol de Salpingidis se garantiram na sua segunda copa do mundo, onde a primeira foi em 1994, nos Estados Unidos.


Play-off África

No jogo extra, realizado em campo neutro no Sudão, que definiria o classificado do Grupo C das eliminatórias africanas, a Argélia ganhou por 1x0 do Egito, gol de Yahia aos 40 minutos, e se garantiu para a sua terceira Copa do Mundo, onde não disputava desde 1986, no México.

Play-off Conmembol / Concacaf

No estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai e Costa Rica fizeram o jogo da volta válido pela repescagem das Américas. Com vantagem de ter vencido o primeiro jogo na Costa Rica por 1x0 e animado pela torcida que lotou o Centenário, o Uruguai foi pra cima e desperdiçou várias chances de gol na primeira etapa. A Costa Rica, também teve suas chances, dando trabalho ao goleiro Muslera, do Uruguai. O segundo tempo começou com o Uruguai pressionando, até chegar ao seu gol aos 24 minutos, quando Scotti cruza para El Loco Abreu cabecear forte para as redes. O que a torcida uruguaia não esperava era que logo depois a Costa Rica fosse chegar ao empate com Ceneno, que aproveitou rebote da defesa do Uruguai e chutou rasteiro sem chances para Muslera. Após o lance, houve confusão no banco de reservas da Costa Rica com a polícia, e o jogo teve que ser interrompido por alguns minutos. A partida foi retomada, e a Costa Rica foi pra cima em busca do gol que lhe daria a classificação para a Copa, porém o Uruguai soube segurar o jogo e também ameaçou o gol de Navas com chegadas perigosas.

Grêmio vence Palmeiras, e afoga adversário em crise

Pelo início da 36ª Rodada, o Grêmio fez valer o fator casa e ganhou do Palmeiras por 2x0, aumentando a crise do Palmeiras. Para piorar, o alviverde fez um dos maiores papelões do ano ao terem os companheiros de equipe Maurício e Obina expulsos por terem se agredido no final da primeira etapa. O Palmeiras teve que jogar com 9 jogadores durante todo o segundo tempo, e contou com a apatia do Grêmio para não levar goleada histórica.

O primeiro tempo começou disputado, com um chute perto do gol de cada lado, em cobranças de falta. Aos poucos o Grêmio começava a pressionar timidamente o Palmeiras, porém só ciscava e não criava chances. Foi o Palmeiras que chegou com perigo pela primeira vez na partida, aos 11 minutos com Diego Souza, que ganhou de Thiego e tentou encobrir Marcelo Grohe, e a bola passou perto do gol. O jogo então passou a ficar morno, com muitos erros de passes e poucas jogadas criativas. Os raros chutes a gol não incomodavam os goleiros adversários. O Grêmio apertaria o Palmeiras no final da primeira etapa, com Douglas Costa arriscando chutes ao gol, e deixando o jogo em situação favorável ao Palmeiras. Aos 41, o meia fez uma boa jogada individual e chutou cruzado para Marcos fazer uma grande defesa. Aos 45 o meia arriscou novamente em um rebote na entrada da área, com a bola passando perto do gol. E já nos descontos, o meia cruzou à meia altura, Maxi López dominou, deu um chapéu em Maurício chutando fraco para o gol. Marcos defendeu, e no rebote a bola sobrou para Rafael Marques que concluiu para as redes. Após o apito final da primeira etapa do árbitro Heber Roberto Lopes, os jogadores Obina e Maurício se desentenderam e começaram a trocar socos na entrada da boca do vestiário, em um caso de agressão entre dois jogadores do mesmo time. O árbitro viu, anotou e resolveria o caso na volta para a segunda etapa.

Na volta do segundo tempo, o Palmeiras veio com Wagner Love para substituir Obina, porém o centroavante não pode entrar, visto que Heber Roberto Lopes expulsou os dois jogadores brigões. Muricy colocou o zagueiro Marcão no lugar de Ortigoza. Com dois a mais, o Grêmio tinha a posse de bola, enquanto o Palmeiras se tratava apenas de se defender. Rospide deixou o tricolor mais ofensivo com a entrada de Herrera no lugar de Maylson. O primeiro chute a gol do segundo tempo foi do Palmeiras com Diego Souza aos 11, que chutou para defesa de Marcelo Grohe. O Grêmio estava apático, enquanto o Palmeiras tentava manter a bola, e só com Diego Souza no ataque, buscava alguma jogada de ataque. No meio da apatia, o Grêmio chegou ao segundo gol aos 25 minutos, quando Herrera lançou Maxi Lopes que ganhou da zaga, passou por Marcos e chutou para o segundo gol do Grêmio. Após o segundo gol gremista, a partida ficou ainda mais morna, com o Grêmio apenas limitando-se a marcar, enquanto o Palmeiras tentava atacar aos trancos e barrancos. O árbitro Heber Roberto Lopes chegou a terminar o jogo com 44min58s, tamanha a "emoção" que o jogo estava.

O Palmeiras só confirmou o que eu pressentia antes do início da rodada. Está totalmente fora da disputa do título, que ficará entre São Paulo e Flamengo. Agora o Palmeiras terá que cuidar até da vaga para a Libertadores, pois terá um confronto direto contra o Atlético-MG em casa na próxima rodada cheio de desfalques. Além de Obina e Maurício, que nem deverão jogar mais o Brasileirão por serem afastados pela diretoria, o Palmeiras não terá Armero e Pierre suspensos para a próxima partida. Além disso, o elenco parece totalmente rachado e o grupo está sobtensão, reflexo das últimas aparições de seu presidente que resolveu atirar contra a arbitragem, tribunal e tudo que lhe vinha pela frente. A equipe que mais ficou na liderança no Brasileirão 2009, terá que se contentar no máximo com uma vaga na Libertadores, que está ameaçada depois do estado em que o clube num todo se encontra.

O dirigente Gilberto Tipullo do Palmeiras anunciou após a partida que os jogadores brigões não jogarão mais com a camisa do Palmeiras, portanto estão demitidos sumariamente!


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Brasileirão: Rodada polariza disputa entre Paulistas e Cariocas

Faltando apenas três rodadas para o final do mais equilibrado Campeonato Brasileiro da história dos pontos corridos, a briga pela taça fica polarizada entre São Paulo e Flamengo. O Palmeiras mesmo estando 1 ponto atrás do Flamengo está em franca decadência e não acredito mais em título, nem o matemático Tristão Garcia, que faz as contas para o site Infobola.

Nessa fase do campeonato as probabilidades matemáticas já não são tão importantes, pois ja dá para ver pela tabela de cada time suas reais condições, levando em conta a tabela do campeonato. Faltando 3 partidas, alguns times levarão a vantagem por ainda fazerem dois jogos em casa, enquanto outros terão dois fora.


Na opinião do blogueiro, São Paulo e Flamengo disputarão a taça. Creio que o Flamengo vencerá seus três jogos, e para ser campeão basta apenas um empate do São Paulo, que o rubro negro fica na frente nos critérios. O título dependerá do São Paulo, que precisará vencer as suas três partidas (Botafogo e Goiás fora e Sport em casa) para não ter a mínima chance de perder o título, visto que é líder isolado em pontos. O Flamengo terá dois jogos em casa (Goiás e Grêmio) e enfrentará o Corinthians que será no Brinco de Ouro, em Campinas. A equipe tem totais condições de vencer seus jogos.




Quanto à Libertadores, Palmeiras, Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro disputarão as duas vagas restantes. O Palmeiras mesmo em decadência técnica, ainda tem totais condições de assegurar pelo menos a quarta vaga, visto que terá um confronto direto contra o Atlético-MG. O Problema são os jogos fora contra Grêmio (esta noite) e Botafogo.

O Internacional está bem na disputa desde que não perca o confronto direto contra o Atlético-MG. Se vencer, é possível que termine o campeonato no terceiro lugar, o que lhe daria uma vaga direta à fase de grupos do torneio continental. A equipe também tem dois jogos fora de casa, sendo um contra o Galo e outro contra o já rebaixado Sport, devendo enfrentar outro rebaixado (Santo André) em casa na última rodada.

O Atlético-MG verá o céu e o inferno próximos nestas duas rodadas, já que terá pela frente dois confrontos diretos, sendo um em casa e outro fora. A equipe ainda terminará em casa jogando contra o Corinthians na 38ª Rodada. A equipe se garantirá vencendo seus confrontos diretos, porém sucumbirá se fracassar em ambos.

O Cruzeiro esteve com a faca e o queijo na mão para se garantir na Libertadores 2010, porém em momentos decisivos contra Fluminense e Grêmio em casa, a equipe vacilou e só não está no G4 por causa de seus fracassos nestes jogos. Agora a tarefa é bem mais complicada, pois terá dois jogos fora de casa (Atlético-PR e Santos) e o Coritiba em casa.


Grêmio e Palmeiras abrem 36ª Rodada


Em mais um jogo descolado do resto da rodada para atender interesses da televisão, Grêmio e Palmeiras abrirão em Porto Alegre a antepenúltima rodada do Brasileirão 2009. O jogo será de fundamental importância para o Palmeiras, que caiu da liderança para o terceiro lugar, e busca a reabilitação no Estádio Olímpico.

O verdão terá pela frente um Grêmio desfalcado de seus principais jogadores. Com o tricolor sem Tcheco, Túlio, Victor e Fábio Santos, o Palmeiras não terá apenas Cleiton Xavier. A vitória é essencial para se manter com chances de título e até para garantir a vantagem em termos de G4, enquanto uma derrota pode decretar uma forte crise no vestiário alviverde.