domingo, 29 de novembro de 2009

Flamengo vence, e está a uma (provável) vitória do título brasileiro

Além da vitória colorada de virada, o campeonato teve outros 9 jogos, sendo que 7 valiam alguma coisa na competição.


Quem tem todos os motivos para sorrir é o Flamengo. O rubro-negro carioca enfrentou o Corinthians no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, e venceu por 2x0, gols de Zé Roberto e Léo Moura. O jogo começou com o Flamengo indo com tudo para o ataque, criando chances de gol e colocando uma bola na trave em uma cabeçada de Álvaro. O Mengo dominava as ações, enquanto o Corinthians pouco chegava ao ataque. O Timão ainda perdeu o centroavante Ronaldo, que ao tentar uma jogada na linha de fundo teve uma lesão muscular e se atirou no gramado, sendo substituído por Souza. Logo depois sairia o primeiro gol do Flamengo, com Zé Roberto recebendo um lançamento em profundidade e tocando na saída de Felipe. Os cariocas seguiam melhores na partida, enquanto o Corinthians só foi acordar no jogo perto do fim do primeiro tempo, criando duas chances de gol, uma com Defrederico, que Álvaro salvou em cima da linha, e outra com Chicão cobrando falta, com o goleiro Bruno salvando. O segundo tempo continuava com o mesmo panorama do primeiro, com um Flamengo buscando mais o ataque, enquanto o Corinthians parecia estar jogando apenas para cumprir tabela. As coisas ficaram piores para o time paulista quando Chicão foi expulso aos 23 minutos, por cometer falta em Fierro. Com um a menos, o Corinthians incrivelmente melhorou e começou a chegar mais ao ataque, porém sem finalizar. Já no final da partida, enquanto o Corinthians pressionava, o Flamengo emendou um contra-ataque, que teve como consequência um pênalti marcado pelo árbitro Evandro Roman, sofrido por Léo Moura. Depois de uma breve paralisação por conta de uma invasão de um torcedor, o próprio Léo Moura cobrou e marcou o segundo gol do Flamengo, que garantiu a vitória, e o deixou a apenas uma vitória em casa do título brasileiro.

O Palmeiras mostrou poder de reação, e venceu um jogo chave em busca da classificação para a vaga da Libertadores. Mal o jogo havia começado e o Palmeiras já abriu o placar, com Cleiton Xavier aproveitando um cruzamento de Deyvid Sacconi e desviando para o gol. O jogo ficou aberto, com ambas as equipes buscando o ataque, e não demorou muito para que o Galo chegasse ao empate, com Diego Tardelli recebendo de Éder Luis, invadindo a área e tirando de Marcos. O gol só não foi uma tragédia porque logo depois o Palmeiras voltaria a ficar na frente do Placar, com Diego Souza aproveitando um rebote do goleiro Carini e acertando um lindo chute por cobertura praticamente do meio-campo encobrindo o goleiro da equipe mineira. O jogo ficou aberto, com o Atlético também chegando com perigo, porém antes de acabar a primeira etapa, o Palmeiras faria seu terceiro gol, com Vágner Love aproveitando um lançamento de Deyvid Sacconi e chutando sem defesa para Carini. O gol praticamente definiu o placar, restando ao Palmeiras apenas preservar o resultado na segunda etapa. Mesmo estando no terceiro lugar com a mesma pontuação do Inter, o Palmeiras ainda não garantiu a vaga na Libertadores, pois pode ser ultrapassado por São Paulo e Cruzeiro.

Já o troféu de amarelão da rodada e possivelmente do campeonato é o São Paulo. O tricolor paulista, que estava com o queijo e a faca na mão para conquistar seu tetracampeonato consecutivo, saiu na frente, porém deixou o Goiás virar, e como consequência caiu da liderança para a quarta posição. O jogo começou com o São Paulo mais forte no ataque, ameaçando o gol de Harley. A equipe tricolor de tanto insistir abriu o placar aos 15 minutos, com uma falta que Hernanes lançou para a área, Jorge Wagner cabeceou para a defesa de Harley, e no rebote Washington colocou a bola nas redes. O São Paulo continuava melhor, porém o Goiás chegou ao empate com Vitor levando vantagem individual sobre o marcador e chutando cruzado no ângulo de Rogério Ceni. O gol deu ânimo ao Goiás, que passou a chegar mais e chegou a virada aos 37 minutos, com Rithelly sendo lançado após troca de passes e tocando na saída de Rogério Ceni. O segundo tempo começou com o São Paulo pressionando mais, buscando o empate, porém quem fez gol foi novamente o Goiás, com Fernandão aproveitando um cruzamento de Vitor, e de cabeça ampliou a vantagem. Quatro minutos depois o São Paulo descontaria novamente, com Hugo dando a assistência para Washington passar pelo goleiro goiano e mandando para o gol. O que a torcida tricolor paulista não esperava era que no minuto seguinte o Goiás novamente ampliaria o placar com Léo Lima, sepultando as chances do São Paulo, que sentiu o gol e não conseguiu mais reagir na partida. O tricolor garante a vaga na libertadores com um empate no seu último jogo, contra o já rebaixado Sport no Morumbi.

O Cruzeiro ainda sonha com a Libertadores, pois ganhou do Coritiba por 4x1 no Mineirão. A equipe saiu atrás no marcador, com gol de Jéci aos 12 minutos da etapa inicial. O Cruzeiro ainda conseguiu virar a partida no final da primeira etapa, quando Henrique e Jonathan marcaram aos 43 e 45 minutos. A vitória da Raposa foi consolidada com gols de Wellington Paulista aos 11 minutos e Eliandro aos 22 minutos da segunda etapa. A Raposa precisará torcer para que São Paulo ou Palmeiras percam seus jogos, ou ainda a possibilidade improvável de descontar mais de 10 gols de diferença de saldo para o Internacional. Já o Coritiba ficou no limite da zona do Z4, ficando na 16ª posição, e terá que decidir o seu futuro na competição em casa contra o embalado Fluminense, que não tomou conhecimento do Vitória.

Com um Maracanã praticamente lotado de tricolores, o Fluminense fez 4x0 na equipe baiana e finalmente saiu da zona do rebaixamento. O jogo mal tinha começado e aos 6 minutos a equipe carioca já estava vencendo por 2x0, com gols de Alan e Fred. A festa tricolor continuou no segundo tempo, com o Fluminense ampliando o placar com dois gols do argentino Conca.

Já o Botafogo foi até a Arena da Baixada e se deu mal em Curitiba. A equipe paranaense venceu por 2x0, com gols de Wallyson e Paulo Baier. Com a vitória o Furacão não tem mais chances de ser rebaixado, pois não poderá ser superado por três times e por consequência entrar na Zona do Rebaixamento. Já o Botafogo entrou na zona do rebaixamento, e terá que decidir seu futuro contra o Palmeiras, no Engenhão. Uma vitória simples salva o Fogão, e dependendo dos resultados até um empate serve.

Em um confronto de equipes que estavam na beira do precipício, e que teve 8 gols, o Santo André ganhou do Náutico, e ainda possui remotíssimas chances de se safar do rebaixamento. Tal esperança não tem mais o Náutico, que com a derrota foi rebaixado para a segunda divisão, se juntando ao seu rival Sport. Os gols da partida foram marcados por Nunes (2 Vezes), Wanderlei (2 vezes), e Rômulo. Já os gols pernambucanos foram marcados por Carlinhos Bala, Anderson Lessa e Cláudio Luiz.

Nos jogos que não valiam nada, Avaí e Santos empataram em 2x2 na Ressacada. A equipe catarinense abriu o placar com Cristian duas vezes, aos 2 e os 6 minutos da etapa inicial. Porém o Santos reagiu, e com gols de Kléber Pereira e Paulo Henrique garantiu o resultado de empate. Já o Grêmio venceu a equipe do Barueri no estádio Olímpico, se consolidando como o primeiro time a terminar invicto em casa na história dos pontos corridos da competição. Os gols gremistas foram marcados por Douglas Costa, Adilson, Souza e Maxi López, enquanto Val Baiano marcou duas vezes para a equipe de Barueri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário