O Sistema Operacional da Google (conhecida principalmente pelo seu serviço de buscas, Orkut, Gmail), chamado Chrome OS, que fora anunciado em julho, foi apresentado oficialmente nesta última quinta-feira (20/11) pelos executivos da companhia. O Sistema promete ser inovador, e buscar acabar com o monopólio interminável da Microsoft e suas distribuições Windows em nível de usuário final, principalmente atendendo aqueles que utilizam serviços básicos com uma solução livre, simples e prática.
O Chrome OS será uma grande opção para os netbooks, a nova febre do mercado, que são notebooks populares, com baixa potência, especialmente feitos para funções básicas do dia-a-dia como navegar na internet, acessar e-mails, editores de texto e conversas instantâneas. Também será de grande valia para quem possui computadores antigos, e que não dará pra fazer o upgrade para o Windows Seven, novo sistema operacional da Microsoft (quando tiver mais tempo faço um post especial sobre ele).
O propósito do sistema é inovador, visto que utilizará a Computação em Nuvem (cloud computing), um novo paradigma de computação, onde suas aplicações estarão disponíveis de forma online e acessadas diretamente pelo browser do sistema operacional, através de apps, que são pequenos aplicativos portáveis disponíveis, para a utilização das tarefas específicas (documentos de texto, PDFs, dentre outras aplicações). Desta forma o PC é apenas é um passaporte de acesso à internet, não sendo mais necessário instalar programas, armazenar arquivos, utilizando apenas seus dispositivos de entrada e saída e conexão à internet.
Seu principal objetivo será ser um sistema rápido, leve e simples. Para isso, o Sistema Operacional não deverá ter grandes recursos instalados no micro, a não ser quanto aos seus dispositivos de redes, vídeo e som, além de sua aplicação de navegação. Por ser assim, não gastará tanta memória RAM nem grande espaço em disco. O Sistema baseado em aplicações simples deverá utilizar pouco processamento, liberando os recursos disponíveis ao acesso à internet, que será sua utilização fim, visto que a maior parte de seus recursos estarão online, e não na própria máquina.
O Google Chrome OS será open source, isto é código fonte aberto a quem queira visualizá-lo e contribuir com melhorias. O Sistema usará o Kernel do Linux, o que deixa o projeto "bem nascido". Será um sistema livre (assim como são as distribuições linux), podendo ser baixado e usado por qualquer usuário, sem ter que pagar pelo Sistema Operacional ou recorrer à pirataria.
O Sistema já está disponível via torrent para download para quem quiser testar via máquina virtual. A proposta de lançamento para o usuário final será a partir da segunda metade de 2010. Até lá dá para dar uma testada no sistema. :D
Nenhum comentário:
Postar um comentário