De volta ao blog, após dias afastado por motivos profissionais/particulares. Não há o que discutir, a Sudamericana 2009 já está definida, após a vitória da LDU sobre o Fluminense por 5x1.
Debati pouco sobre a Copa Sudamericana (vou chamar sempre assim, pois considero o nome original, assim como Champions League para liga dos campeões ok?), pois não a vejo nenhum atrativo especial nela comparada a outras competições continentais ou nacionais. Acho a competição totalmente fora de lugar e mesmo tendo atrativos financeiros, não empolga por terem times desmotivados e/ou extremamente fracos. A fase que empolga geralmente é a partir da semifinal.
Ontem no primeiro jogo da decisão no estádio La Casa Blanca, a LDU simplesmente amassou o Fluminense. O tricolor carioca saiu na frente logo aos 23 segundos, quando o Fluminense aproveitou uma desatenção da defesa equatoriana e Fred arriscou chute, que Domínguez defendeu e no rebote, Marquinhos tocou na saída do goleiro. A LDU foi esperta, sobretudo com seus gandulas, que colocavam a bola em jogo muito rápido, e em uma cobrança rápida de falta, Méndez chutou forte e surpreendeu Rafael. O gol desnorteou o Fluminense, que ainda viu novamente Méndez fazer o segundo gol aos 43 minutos em cobrança de falta, que bateu na barreira, e sobrou de volta para o equatoriano completar.
No segundo tempo, o Fluminense sentiu os efeitos da altitude e cansou, sendo presa fácil à LDU que com mais um gol de Méndez aos 15 fez o 3x1. A equipe ainda completaria a goleada com gols de Salas aos 32 e de De La Cruz aos 42. Perto do que se viu no segundo tempo, a derrota saiu barata para o Fluminense, que via a Liga fazer o que queria na segunda etapa.
Quanto ao jogo da volta, quarta-feira que vem no Maracanã, não tenho muitas esperanças para o Fluminense. A equipe teria que fazer 4 gols de diferença para levar a decisão para a prorrogação/pênaltis, ou 5 para ser campeã no tempo regulamentar. Sabe-se que no futebol podem acontecer circunstâncias especiais que fazem este resultado ser possível, porém já considero a LDU campeã, pela vantagem e pelo futebol que a equipe equatoriana apresenta.
A LDU é hoje o melhor time sul-americano, e se manter a base já entra como favorita para a Libertadores 2010 caso a equipe consiga classificação na liga equatoriana. A equipe ganhou enorme destaque após a ascensão meteórica do futebol equatoriano e se manteve, mesmo com a queda da seleção que não conseguiu se classificar para a próxima Copa do Mundo. Foi campeã da Copa Libertadores em 2008, contra o mesmo Fluminense nos pênaltis, e levou a Recopa 2009 contra o Internacional. Este ano aplicou 3x0 no Internacional, 7x0 no emergente River do Uruguai, e eliminou ainda os argentinos Vélez Sársfield e Lanús na Sudamericana. Na Libertadores a equipe não foi bem, e ficou no último lugar no Grupo 1, que tinha Sport, Palmeiras e Colo-Colo, onde os brasileiros se classificaram para a segunda fase.
Nenhum comentário:
Postar um comentário