domingo, 29 de novembro de 2009

Drogba desequilibra e Chelsea goleia Arsenal no Emirates; Liverpool vence derbi

Em um domingo marcado por clássicos, Chelsea e Liverpool levaram a melhor em seus derbis locais. Em Liverpool, os reds ganharam por 2x0 no Goodison Park, enquanto no Emirates Stadium no jogo mais esperado da rodada, o Chelsea humilhou o Arsenal com uma goleada de 3x0, com um show particular de Drogba, que tem se mostrado decisivo em confrontos contra os “gunners”. Além da goleada com ótima atuação, os três pontos serviram para o Chelsea manter 5 pontos de vantagem sobre o Manchester, e ficando em situação confortável na liderança.

No derbi de Londres, o primeiro tempo começou com um Arsenal mais participativo, buscando pressionar o Chelsea. As duas equipes corriam bastante, faziam lançamentos, porém criavam poucas situações de gols. O Chelsea teve a primeira chance de gol aos 18 minutos, quando Lampard fez um primoroso cruzamento para Anelka, que na hora de concluir foi desarmado por Sagna, a meu ver de forma irregular, sendo um pênalti não assinalado pelo árbitro. Os "gunners" chegavam rápido ao ataque, enquanto o Chelsea explorava o lado esquerdo de ataque, principalmente em cruzamentos de Ashley Cole, que estava sendo bastante vaiado por ser ex-jogador do Arsenal, trocando de equipe para o rival Chelsea. No final do primeiro tempo, os "blues" começaram a apertar, e aos 40 minutos saiu o primeiro gol, quando A. Cole cruzou para Drogba de primeira tirar de Almunia e abrir o placar com um belo gol. Os "gunners" mal conseguiram se recuperar do gol sofrido, e aos 44 minutos saiu o segundo gol do Chelsea, quando em uma jogada tramada na ponta esquerda entre Anelka e A. Cole, o lateral cruzou e o zagueiro Vermaelen se precipitou e acabou desviando contra seu próprio gol.

O segundo tempo recomeçou com um Arsenal pressionando o Chelsea em busca do gol. A equipe teve logo aos 3 minutos um gol anulado, em decorrência de uma confusão na grande área entre Eduardo da Silva e Peter Cech, que dividiram após cruzamento para o meio da área e a bola sobrou para Arshavin que concluiu para o gol. O jogo seguia corrido, com muita disputa entre os jogadores, porém sem grandes conclusões de gol. Os “gunners” tentavam pressionar, porém foi o Chelsea que quase marcou aos 18 minutos, quando Ashley Cole cruzou para a área, a bola desviou em um defensor do Arsenal e em Lampard, quase entrando para o gol. Os técnicos promoveram modificações nos times, com Joe Cole e Paulo Ferreira entrando no Chelsea, nos lugares de Deco e Asley Cole, enquanto Rosicky entrou no Arsenal no lugar do apagado Nasri. O Arsenal seguia com seu dilema de construir jogadas, porém ciscar na entrada da área e não concluindo, enquanto o Chelsea procurava explorar os contra-ataques. Os “blues” ainda fariam seu terceiro gol aos 41 minutos, com Drogba cobrando com categoria uma falta da intermediária, sem chances para Almunia, marcando seu 14ª gol nesta edição da Premier League. Após o gol, o Arsenal se entregou, e o Chelsea perdeu oportunidades para ampliar o escore.


No outro clássico inglês de Liverpool realizado no Goodison Park, o Liverpool levou a melhor e venceu o Everton por 2x0, gols de Yobo (contra) e Kuyt. O jogo começou equilibrado com um leve predomínio do Everton, porém aos 11 minutos em um chute despretensioso de Mascherano da intermediária, a bola desvia em Yobo e enganou o goleiro Howard, abrindo o placar para os "reds". O Everton buscou o empate, pressionando o Liverpool, que contou com grandes defesas de Reina, e erros de finalização. A equipe azul ainda teve dois gols do brasileiro Jô anulados corretamente por impedimento, enquanto o Liverpool se restringiu ofensivamente ao gol marcado.

Já na segunda etapa, o Everton continuou melhor, pressionando o Liverpool, que praticamente só se defendia, e eventualmente arriscava-se ao ataque. Com Reina segurando muito bem o gol vermelho, o Liverpool , em uma de suas raras investidas na segunda etapa, ainda conseguiu chegar ao seu segundo gol, quando Gerrard se aproveitou de um erro defensivo do Everton, e atrasou para Riera chutar. O goleiro Howard defendeu e no rebote Kuyt definiu o placar para os vermelhos.

O resultado serve para dar fôlego ao Liverpool, que agora subiu para o 5º lugar com 23 pontos, aliviando um pouco a dor da torcida vermelha que viu o time ser eliminado na fase de grupos da Champions League. Já o Everton está perto da zona do descenso no 16º lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário