terça-feira, 6 de abril de 2010

Analisador Tático: O Barcelona do 4-4-1 + Messishow

Hoje pela Champions League, "Messishow" resolveu entrar em ação e ser o protagonista da derrocada do Arsenal na competição. O meia argentino fez os quatro gols catalães, sacramentando a classificação para as semifinais, enfrentando a Internazionale de Milão.

Porém analisando o jogo taticamente, Wenger conseguiu neutralizar grande parte do sistema do Barcelona principalmente na primeira metade do primeiro tempo. Não é só a individualidade de Messi, somado à velocidade dos ponteiros que fazem do Barcelona o melhor time do mundo na atualidade. É todo um sistema de jogo que começa no meio campo, com os passes precisos dos volantes, sobretudo de Xavi e Iniesta, quando este joga. Com toque de bola envolvente e com as individualidades, o Barcelona fica uma equipe praticamente imarcável e invencível.



Wenger usou um 4-1-4-1 para tentar segurar os volantes do Barcelona. Diaby jogou mais avançado, sendo o quarto homem da segunda linha de meio campo, com a tarefa de acompanhar Xavi. A tática deu certo enquanto Messi não havia acabado com o jogo, pois a linha do Arsenal conseguia muito bem segurar a evolução do Barcelona, que não foi tão incisivo como é nos demais jogos. Porém Wenger cometeu só um pecado e que foi determinante para o futuro do Arsenal na competição: não marcar Messi. O argentino é disparado o melhor jogador do mundo na atualidade.



O meia-atacante argentino jogava nos flancos até a temporada passada, sempre fazendo das suas, porém ficava longe do gol. A qualidade de Messi e sua importância para o Barcelona fez Guardiola dar a Messi nova função, agora centralizado e perto do gol. Porém o argentino tem total liberdade para se mover em campo, fazendo o que quiser. Seu posicionamento tem que ser visto com cuidado em todos os jogos, não dando para afirmar se joga como meia que avança ou atacante que recua. Pode-se afirmar que o Barcelona joga num 4-4-1 + Messi. Esse é o novo sistema com o argentino centralizado, fazendo oras função de atacante e oras de meio campo. No desenho de formatação tática desse jogo específico contra o Arsenal, o considerei um meio campo que avança para fazer companhia à Bojan.

Outra diferenciação do esquema é a função de Keita. Ora ele faz linha com Xavi, formando um triangulo que tem Busquets mais atrás. Ora o meia ganha mais liberdade, funcionando como ponta esquerda, fazendo contrapartida com Pedro na direita. Guardiola tem apenas 39 anos, e terá muito tempo como treinador. Têm ideias revolucionárias de futebol bem jogado e ofensivo, de encher de lágrimas os admiradores do futebol. Como disse o PVC na transmissão da ESPN, mesmo que o Barcelona e Messi não levem a Champions League, a equipe catalã continuará sendo a melhor do mundo e o argentino continuará sendo o melhor jogador do mundo, mesmo que não seja premiado pela FIFA no final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário