domingo, 26 de junho de 2011

Vettel com sobras em um insosso GP da Europa

Contrariando as regras e a nova exigência em função dos novos aparatos, o GP da Europa em Valência deixou a desejar, só perdendo para Melbourne neste critério. Corrida monótona e de um só piloto, Vettel, que liderou de ponta a ponta e onde os maiores acontecimentos se restringiram às estratégias de boxes.

Dos ponteiros, Massa foi o que melhor largou, se projetando na frente de Hamilton e Alonso, porém perdendo a preferência na curva e a terceira posição para o seu companheiro de equipe, enquanto Vettel e Webber mantinham os dois primeiros lugares. Hamilton caiu para o quinto lugar, assim como Button, que também perdeu a sexta posição para Rosberg, que só iria recuperar na quinta volta.

Vettel abriu uma vantagem confortável para Webber de cerca de dois segundos, porém não conseguia abrir mais, assim como seu companheiro de equipe não conseguia abrir das Ferraris, piorando a situação quando os pneus da escuderia austríaca se desgastaram mais rapidamente que os da italiana, obrigando Webber a parar primeiro, mas mesmo assim conseguindo voltar na frente de Alonso que naquela altura já estava na sua cola.

Porém o rendimento de Alonso continuaria melhor, e o espanhol ultrapassaria o australiano da RBR na volta 21. As trocas de pneus também serviram para Hamilton ganhar a posição de Massa na estratégia de paradas, onde o inglês foi o primeiro dos ponteiros a fazer seu pit na volta 12, e na 25, já efetuava a sua segunda troca, abrindo o segundo stint de troca de pneus, onde Webber ganharia a posição de Alonso cinco voltas depois, por ter parado uma volta antes que o espanhol.

Mas nas terceiras paradas das grandes equipes, que optaram homogeneamente pela mesma estratégia, Alonso deu o troco em Webber, conquistando de vez o segundo lugar, com o australiano não podendo reagir devido a um problema no câmbio, que lhe fez tomar mais cuidados para levar até o fim e conquistar o lugar no pódio.

Na frente, Vettel abriu no último stint, podendo vencer a corrida com folga de mais de 10s para Alonso. Hamilton terminou em quarto, enquanto Massa, que não acompanhou os demais e ainda fora prejudicado em uma troca de pneus por problema em uma de suas porcas, acabou com o quinto lugar, com Button logo atrás.

Corrida morosa, com imensa superioridade de Vettel sob os demais, inclusive para o seu companheiro de equipe, que não consegue lhe acompanhar mesmo com um equipamento idêntico. Destaque para a resistência dos carros, onde todos completaram a corrida, porém apenas os sete primeiros na mesma volta. A surpresa ficou por conta de Alguersuari, que optou por uma estratégia de um pitstop a menos, terminando com o oitavo lugar. Perez foi ainda mais radical, parando apenas uma vez, porém terminou em 11º e sem pontos.

Na briga pelo campeonato, Vettel foi para os 186 pontos contra 109 de Button e Webber, que ocupam o segundo lugar. A briga pelo vice-campeonato deverá ser a única emoção de agora em diante, pois esta contaria ainda com Hamilton e Alonso, que estão com 97 e 87 pontos respectivamente.


Goleada, recuperação e queda de técnico no sábado

Este sábado foi movimentado nos três jogos que abriram a terceira rodada do Brasileirão. Cada um teve uma história distinta para contar, com boas e más repercussões nos clubes.

No Engenhão, o Flamengo entrou pressionado pela torcida, que chegou a ir ao CT do Urubu cobrar do time durante. Só uma vitória convincente para amenizar a tensão na Gávea. E ela veio, porém depois de a equipe levar um susto e pegar no tranco. O Atlético Mineiro saiu na frente com Dudu Cearense no inicio da segunda etapa, quando curiosamente o Flamengo estava melhor, porém Luxemburgo fez as alterações certas na hora certa, com a equipe correspondendo dentro de campo e mostrando toda a maturidade e cabeça no lugar para reagir, contando com um gol de Ronaldinho Gaúcho, um de Thiago Neves e dois de Deivid, que acabou entrando na segunda etapa.

Já na Arena da Baixada, o Atlético-PR era outro pressionado por não ter um bom inicio de campeonato. Pegou o Bahia, que recém havia tido a sua primeira vitória na rodada anterior. E o jogo repercutiu a situação do Furacão, com um time fraco, escalado no 3-5-2 e dependente de Paulo Baier, que aos 36 anos já não consegue resistir aos 90 minutos. O meia criou as principais jogadas do meio-campo, inclusive acertando o travessão em cobrança de falta. Após a sua saída ainda no inicio da segunda etapa, a equipe da baixada ficou órfã de uma referencia, e acabou sendo surpreendida com um gol de Marcone em uma jogada rápida de ataque. Ainda houve tempo para Lulinha marcar o segundo aos 42, decretando a quinta vitória em seis jogos do Furacão, e a demissão de Adilson Batista, anunciada em sua entrevista coletiva.

Já no último jogo da noite, o Cruzeiro recebeu o Coritiba em jogo que valia a recuperação de ambas as equipes que começaram mal, sobretudo do Cruzeiro, que de favorito ao titulo nas primeiras rodadas, havia somado apenas três pontos em cinco jogos, o que decretou a saída do treinador Cuca e em seu lugar entrando Joel Santana, que estreara justamente neste jogo. Ainda não foi possível visualizar grandes mudanças na equipe mineira, que teve dificuldades para encaixar o seu jogo, só saindo na frente em um pênalti sofrido por Dudu e que fora convertido por Montillo. A equipe não se impôs, deixando o Coritiba crescer na partida e empatar aos 34, porém quatro minutos depois, a dupla Dudu e Montillo funcionou novamente, com o primeiro cruzando para o argentino marcar o seu segundo gol na partida, confirmando a sua recuperação e a recuperação do Cruzeiro, que finalmente conseguiu a sua primeira vitória no Brasileirão.

Neste domingo, mais seis jogos completam a rodada.

sábado, 25 de junho de 2011

Informações e Palpites da Sexta Rodada

A sexta rodada do Brasileirão 2011 reserva como principal destaque o confronto entre Corinthians e São Paulo, em um derby paulista que envolve as duas equipes com maior aproveitamento até então nesta edição.



Recordista em pontuação inicial na história dos pontos corridos com 5 vitórias em 5 jogos, o São Paulo enfrentará seu grande rival Corinthians domingo às 16h no Pacaembu. O tricolor paulista conseguiu recuperar Dagoberto, porém não poderá contar com o lateral esquerdo Juan e o volante Rodrigo Souto, suspensos, além de Lucas, que estará afastado por um logo tempo em virtude de estar a serviço da Seleção Brasileira na Copa América. O Corinthians é o terceiro com 10 pontos, porém tem um jogo a menos, e não conseguirá por em campo a sua grande novidade, o meia Alex (ex Spartak-RUS) que não teve regularizada a sua situação em virtude de um feriadão na CBF.

O outro paulista que jogará neste fim de semana é o Palmeiras, que viajará até Fortaleza para enfrentar o Ceará. Com 7 pontos nos últimos 9, a equipe alcançou 11 pontos e ostenta o 2º lugar, vindo a enfrentar uma equipe que não começou bem o Brasileirão, e ainda teve a ingrata missão de enfrentar em casa dois grandes paulistas, perdendo o primeiro confronto para o São Paulo.

Já pelos lados do Rio de Janeiro, o Flamengo abrirá a rodada no sábado pressionado pelos constantes empates, que lhe fizeram empacar na tabela. A equipe está invicta no campeonato, porém venceu apenas uma vez, empatando as quatro demais partidas, que lhe fizeram empacar na tabela e ser alvo de protesto de sua torcida organizada durante a semana. O jogo é contra outra pressionada equipe, o Atlético Mineiro, que começou com duas vitórias, porém não vence há três rodadas. O Botafogo enfrenta o Grêmio buscando encaixar uma sequência de vitórias, enquanto o Grêmio precisa apagar a má impressão deixada na última rodada quando apensa empatou em casa.

O Fluminense terá a partida teoricamente mais fácil, enfrentando o lanterna Avaí em Florianópolis. A equipe catarinense marcou apenas um ponto, enquanto os cariocas vem de duas derrotas seguidas, coincidentemente após a chegada de Abel Braga. Já o Vasco jogará no domingo contra o Atlético Goianênse em Goiás, equipe que vem superando as expectativas e ocupando um oitavo lugar.

A rodada ainda reservará o confronto entre Cruzeiro e Coritiba, onde a equipe mineira, que ainda não venceu no campeonato, terá a estreia de Joel Santana, porém não contará com Gilberto, lesionado. No que depender da pontuação, o Coritiba não mete medo, pois tem apenas 4 pontos em cinco jogos. Porém a equipe paranaense chegou à final da Copa do Brasil e desleixou-se do Campeonato, necessitando de uma urgente recuperação. Recuperação que também é bem vinda pelos lados do Beira-Rio, onde o Internacional enfrenta o Figueirense, que ao contrário do seu rival Avaí, faz boa campanha no Brasileirão com 10 pontos e um quarto lugar. Caso o Colorado não vença, a pressão aumentará sobre o técnico Falcão. Por último, o Bahia que conquistou na última rodada a sua primeira vitória, jogará novamente fora de casa contra o Atlético-PR, que assim como o Avaí, fez apenas 1 ponto neste início.

São grandes jogos, onde as maiores atenções recaem ao clássico paulista, por onde o Corinthians tentará brecar a imensa vantagem do São Paulo, oferecendo uma emoção na briga pela liderança.

Palpites para a Rodada


Vettel também supera a FIA e é pole

A FIA bem que tentou, buscando impor restrições ao regulamento, tentando impedir uma brecha de alteração do mapeamento dos motores, supostamente o meio por onde a RBR detinha a sua maior vantagem. Porém não foi desta vez, já que o piloto da RBR mais uma vez sobrou, com direito a novo recorde do circuito e único a baixar da casa dos 1m37s.

A RBR mostrou hoje que não era apenas um elemento que a tornava superior às demais, e sim uma série de outros segredos do bem nascido carro de Adrian Newey, que vai além de um mapeamento diferenciado de motor para os treinos, e provavelmente, da otimização do difusor soprado, algo que poderá ser avaliado apenas na próxima corrida, por onde o recurso estará banido.

Vettel chegou a entrar na pista duas vezes no Q2, porém registrou apenas uma volta rápida, em 1min36s975, suficiente para lhe dar a pole. Viu ainda seu companheiro Mark Webber, melhorar em relação a si mesmo e fazer jus a superioridade da escuderia dos energéticos, ao cravar em sua segunda chance o segundo melhor tempo.

A vantagem para as McLarens e Ferraris não foi tão significativa, porém o recurso banido pela FIA para hoje atingia tão e somente o treino classificatório, então a previsão é ter uma RBR sobrando para a corrida de amanhã. Mais atrás, estão as duas equipes citadas no início do parágrafo, com Hamilton levando a melhor sobre Alonso, enquanto Massa levou a melhor sobre Button, mostrando a plena reação da Ferrari, que agora consegue brigar de igual para igual com a Mclaren, e tornando-se inalcançável para a Mercedes, que já aparece bem mais atrás.

Ainda em relação ao Q3, surpresa a classificação de Sutil e sua Force India, que de tão surpreendente, preferiu poupar pneus e nem arriscou volta rápida, largando no décimo lugar, enquanto Heidfeld chegou a entrar na pista, porém abortou a sua volta.

Barrichello poderia ter chegado ao Q3, porém andava mais que o carro e errou na última curva, quando tentava melhorar seu tempo no Q2, o que lhe deixou em 13º, porém o suficiente para largar na frente de seu companheiro Maldonado, cujo carro apresentou problemas no cambio, ficando parado no meio da pista e obrigando a entrada da bandeira vermelha no Q2, mas como havia marcado volta anteriormente, ainda conseguiu o 15º tempo, que o deixou a frente de Perez e das Toro Rosso, onde Alguersuari virou parceiro das três equipes mais fracas, nem passando pelo Q1.

A corrida promete grandes duelos, com a possibilidade de ultrapassagens nas duas grandes retas, por onde a Asa Flexível poderá ser ativada pelo carro que estiver até 1s atrás. Quem conseguir se dar melhor com os pneus médios da Pirelli levará a vantagem.


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Cartas Marcadas?

Nesta sexta-feira, a FIFA, na figura do secretário geral Jérôme Valcke, voltou a se manifestar a respeito do atraso nas obras do país para a Copa, taxando o Brasil como moroso em relação ao ritmo de estruturação do país para o evento.

Na teoria, a entidade tem razão, já que o país sabe desde 2007 é sede da Copa e pouco fez, porém estranhamente a crítica vem após a má repercussão da MP da Copa, que fora aprovada pela Câmara de Deputados virando Lei de Flexibilização das Licitações, cujo objetivo é desburocratizar a liberação de recursos e de forma confidencial.

Esta iniciativa de lei pegou muito mal, sendo inclusive criticada aqui no blog pela total falta de transparência que poderia acarretar em virtude da sua pregada confidencialidade. Porém com discussão pra cá e críticas pra lá, o fato é que nada anda na terra do futebol, restando pouco mais de dois anos para que tudo esteja devidamente pronto, segundo o prazo legal.

O Comite Organizador Local se defendeu, afirmando manter contato constante com a FIFA e que as obras ainda estão dentro do cronograma traçado. Alguns estádios como Maracanã e Mineirão estão em ritmo intenso em suas obras, porém outros como o Beira-Rio sofreu uma redução de ritmo, enquanto o de São Paulo ainda é um mistério quanto à plena execução da obra devido aos tramites burocráticos e garantias financeiras.

Resta saber as cenas do próximo capítulo. Imagino que a critica seja um ultimato para a aprovação da Lei de Flexibilização das Licitações, para que haja a grana necessária pra a intensificação das obras.

No canetaço, FIA busca reequilibrar mundial 2011

Ainda nesta semana, fiz um post a respeito do Mundial 2011 de F1, um dos melhores dos últimos tempos, porém com uma imensa vantagem de Vettel e sua RBR para os demais no mundial de pilotos. Só nas sete primeiras etapas, o alemão já abriu 60 pontos para o segundo colocado, Jenson Button.

Mas toda esta supremacia será colocada em cheque com as mudanças da FIA, proibindo algumas soluções em meio ao campeonato e sem a possibilidade de testes para reparar eventuais danos às novas medidas adotadas, que é o banimento do difusor soprado e de haver uma configuração padrão do mapeamento dos motores para treino de classificação e corrida.

Na pratica, trata-se de uma troca de cartas em meio a um jogo, o que não é nada legal a nenhum esporte, principalmente em relação à categoria, que nesta temporada busca a recuperação da credibilidade após os episódios da Áustria 2002 e Hockenheim 2010 com a Ferrari, que foi quem motivou este banimento por sua pressão e força política de bastidores.

Quem mais se beneficiou com o uso destes aparatos foi a RBR, que encontrou brechas legais dentro do confuso regulamento da categoria para arquitetar o seu carro vencedor. O difusor soprado é o seu grande trunfo, um mecanismo que visa manter o equilíbrio do carro equacionando os gases do escapamento via difusor, proporcionando um maior downforce. Ainda há uma possível mudança de mapeamento do motor durante o treino oficial, de forma que seja possível andar uma volta rápida com um número maior de giros e este sendo especulado como o grande diferencial da equipe para os temporais que a equipe fez nestes primeiros GPs e pelas sucessivas poles.

Mesmo que haja uma equipe anos-luz à frente, sou totalmente contra a mudança de regulamento em meio à temporada, desarmando equipes que se prepararam por vários meses para terem carros altamente competitivos. Se houve um erro de avaliação no regulamento, este deveria ser revisto apenas para a próxima temporada e notificado com antecedência.

O mapeamento do motor padrão já foi instituído para Valência, onde a categoria disputa o GP da Europa neste fim de semana. Já o banimento do difusor soprado será para a próxima etapa, em Silverstone daqui a 15 dias. Fica a curiosidade em como a RBR se comportará após estes banimentos, e o quão bom é o carro para continuar à frente.

Formula 1 de volta à Espanha

Neste fim de semana, a Formula 1 disputará a oitava etapa do Mundial 2011 nas ruas de Valência na Espanha, porém com o nome de GP da Europa.



Com 5.419m e 25 curvas, o GP terá 57 voltas, o que dará pouco mais de 308 km disputados. Será a quarta prova no circuito urbano montado no porto da cidade espanhola, que já proporcionou vitórias de Massa, Barrichello e, por último, Vettel, vencedor da prova de 2010, que teve a dupla da McLaren Hamilton e Button compondo o pódio.

O circuito representa o GP da Europa, que é uma prova itinerante, e que já passou por Brands Hatch e Donington Park na Inglaterra, Nürburgring na Alemanha e Jerez na Espanha ao longo de suas 20 edições.

Como características principais, Valencia possui duas grandes retas, além de todas as curvas serem de média ou baixa velocidade. Exigirá um grande poder nas frenagens e nas retomadas, algo onde a Red Bull dominava, porém que não contava com a mudança de regras da FIA em meio à temporada, que buscou definir uma configuração mecânica padrão para treino oficial e corrida, desarmando a escuderia, que efetuava ajustes para obter um maior giro do motor durante os treinos.

A expectativa fica por conta da RBR, já que a equipe poderá ter problemas de desempenho em função desta mudança da FIA. A fornecedora de Pneus Pirelli também trouxe um novo composto médio, que devera proporcionar um alto desgaste dos pneus e uma diferença considerável entre o composto macio e o duro utilizado na prova, o que deverá acarretar muitas ultrapassagens, em função da tripé pneu, DRS e KERS.

Curtinhas da F1

Mudança de motores para 2014
A mudança de motores, idealizada para 2013 pela FIA, será adiada em mais um ano, devido a um acordo com os construtores, que estavam incertos quanto ao regulamento da novidade, que tem como objetivo tornar a categoria mais biologicamente correta.

Reforço extra em Valência
Devido aos graves acidentes de Mark Webber e Josef Kral (GP2) em 2010, dois setores da pista receberão um reforço na barreira de pneus, de forma que seja aumentada a segurança do circuito. A medida é valida para as curvas 12 e 17, locais dos respectivos acidentes.

FIA troca as cartas com jogo em andamento
Além da mudança do mapeamento dos motores válida já para este fim de semana, a FIA anunciou que na próxima etapa, em Silverstone, serão proibidos os difusores soprados, cuja utilidade é dar uma maior estabilidade e velocidade ao carro durante a retomada da aceleração, mantendo a máxima pressão possível de quando o carro está acelerando. A medida afeta diretamente a RBR, maior beneficiada da tecnologia.

Tempo bom para o fim de semana
Assim como nas outras edições, a meteorologia reserva tempo bom e calor para Valência neste fim de semana, com o GP devendo ser realizado sob sol.

Cronograma (Horário de Brasília)
Treino Livre 3: 06h
Treino Oficial: 09h
Corrida: 09h