Ainda nesta semana, fiz um post a respeito do Mundial 2011 de F1, um dos melhores dos últimos tempos, porém com uma imensa vantagem de Vettel e sua RBR para os demais no mundial de pilotos. Só nas sete primeiras etapas, o alemão já abriu 60 pontos para o segundo colocado, Jenson Button.
Mas toda esta supremacia será colocada em cheque com as mudanças da FIA, proibindo algumas soluções em meio ao campeonato e sem a possibilidade de testes para reparar eventuais danos às novas medidas adotadas, que é o banimento do difusor soprado e de haver uma configuração padrão do mapeamento dos motores para treino de classificação e corrida.
Na pratica, trata-se de uma troca de cartas em meio a um jogo, o que não é nada legal a nenhum esporte, principalmente em relação à categoria, que nesta temporada busca a recuperação da credibilidade após os episódios da Áustria 2002 e Hockenheim 2010 com a Ferrari, que foi quem motivou este banimento por sua pressão e força política de bastidores.
Quem mais se beneficiou com o uso destes aparatos foi a RBR, que encontrou brechas legais dentro do confuso regulamento da categoria para arquitetar o seu carro vencedor. O difusor soprado é o seu grande trunfo, um mecanismo que visa manter o equilíbrio do carro equacionando os gases do escapamento via difusor, proporcionando um maior downforce. Ainda há uma possível mudança de mapeamento do motor durante o treino oficial, de forma que seja possível andar uma volta rápida com um número maior de giros e este sendo especulado como o grande diferencial da equipe para os temporais que a equipe fez nestes primeiros GPs e pelas sucessivas poles.
Mesmo que haja uma equipe anos-luz à frente, sou totalmente contra a mudança de regulamento em meio à temporada, desarmando equipes que se prepararam por vários meses para terem carros altamente competitivos. Se houve um erro de avaliação no regulamento, este deveria ser revisto apenas para a próxima temporada e notificado com antecedência.
O mapeamento do motor padrão já foi instituído para Valência, onde a categoria disputa o GP da Europa neste fim de semana. Já o banimento do difusor soprado será para a próxima etapa, em Silverstone daqui a 15 dias. Fica a curiosidade em como a RBR se comportará após estes banimentos, e o quão bom é o carro para continuar à frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário