domingo, 26 de junho de 2011

Vettel com sobras em um insosso GP da Europa

Contrariando as regras e a nova exigência em função dos novos aparatos, o GP da Europa em Valência deixou a desejar, só perdendo para Melbourne neste critério. Corrida monótona e de um só piloto, Vettel, que liderou de ponta a ponta e onde os maiores acontecimentos se restringiram às estratégias de boxes.

Dos ponteiros, Massa foi o que melhor largou, se projetando na frente de Hamilton e Alonso, porém perdendo a preferência na curva e a terceira posição para o seu companheiro de equipe, enquanto Vettel e Webber mantinham os dois primeiros lugares. Hamilton caiu para o quinto lugar, assim como Button, que também perdeu a sexta posição para Rosberg, que só iria recuperar na quinta volta.

Vettel abriu uma vantagem confortável para Webber de cerca de dois segundos, porém não conseguia abrir mais, assim como seu companheiro de equipe não conseguia abrir das Ferraris, piorando a situação quando os pneus da escuderia austríaca se desgastaram mais rapidamente que os da italiana, obrigando Webber a parar primeiro, mas mesmo assim conseguindo voltar na frente de Alonso que naquela altura já estava na sua cola.

Porém o rendimento de Alonso continuaria melhor, e o espanhol ultrapassaria o australiano da RBR na volta 21. As trocas de pneus também serviram para Hamilton ganhar a posição de Massa na estratégia de paradas, onde o inglês foi o primeiro dos ponteiros a fazer seu pit na volta 12, e na 25, já efetuava a sua segunda troca, abrindo o segundo stint de troca de pneus, onde Webber ganharia a posição de Alonso cinco voltas depois, por ter parado uma volta antes que o espanhol.

Mas nas terceiras paradas das grandes equipes, que optaram homogeneamente pela mesma estratégia, Alonso deu o troco em Webber, conquistando de vez o segundo lugar, com o australiano não podendo reagir devido a um problema no câmbio, que lhe fez tomar mais cuidados para levar até o fim e conquistar o lugar no pódio.

Na frente, Vettel abriu no último stint, podendo vencer a corrida com folga de mais de 10s para Alonso. Hamilton terminou em quarto, enquanto Massa, que não acompanhou os demais e ainda fora prejudicado em uma troca de pneus por problema em uma de suas porcas, acabou com o quinto lugar, com Button logo atrás.

Corrida morosa, com imensa superioridade de Vettel sob os demais, inclusive para o seu companheiro de equipe, que não consegue lhe acompanhar mesmo com um equipamento idêntico. Destaque para a resistência dos carros, onde todos completaram a corrida, porém apenas os sete primeiros na mesma volta. A surpresa ficou por conta de Alguersuari, que optou por uma estratégia de um pitstop a menos, terminando com o oitavo lugar. Perez foi ainda mais radical, parando apenas uma vez, porém terminou em 11º e sem pontos.

Na briga pelo campeonato, Vettel foi para os 186 pontos contra 109 de Button e Webber, que ocupam o segundo lugar. A briga pelo vice-campeonato deverá ser a única emoção de agora em diante, pois esta contaria ainda com Hamilton e Alonso, que estão com 97 e 87 pontos respectivamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário