A FIA bem que tentou, buscando impor restrições ao regulamento, tentando impedir uma brecha de alteração do mapeamento dos motores, supostamente o meio por onde a RBR detinha a sua maior vantagem. Porém não foi desta vez, já que o piloto da RBR mais uma vez sobrou, com direito a novo recorde do circuito e único a baixar da casa dos 1m37s.
A RBR mostrou hoje que não era apenas um elemento que a tornava superior às demais, e sim uma série de outros segredos do bem nascido carro de Adrian Newey, que vai além de um mapeamento diferenciado de motor para os treinos, e provavelmente, da otimização do difusor soprado, algo que poderá ser avaliado apenas na próxima corrida, por onde o recurso estará banido.
Vettel chegou a entrar na pista duas vezes no Q2, porém registrou apenas uma volta rápida, em 1min36s975, suficiente para lhe dar a pole. Viu ainda seu companheiro Mark Webber, melhorar em relação a si mesmo e fazer jus a superioridade da escuderia dos energéticos, ao cravar em sua segunda chance o segundo melhor tempo.
A vantagem para as McLarens e Ferraris não foi tão significativa, porém o recurso banido pela FIA para hoje atingia tão e somente o treino classificatório, então a previsão é ter uma RBR sobrando para a corrida de amanhã. Mais atrás, estão as duas equipes citadas no início do parágrafo, com Hamilton levando a melhor sobre Alonso, enquanto Massa levou a melhor sobre Button, mostrando a plena reação da Ferrari, que agora consegue brigar de igual para igual com a Mclaren, e tornando-se inalcançável para a Mercedes, que já aparece bem mais atrás.
Ainda em relação ao Q3, surpresa a classificação de Sutil e sua Force India, que de tão surpreendente, preferiu poupar pneus e nem arriscou volta rápida, largando no décimo lugar, enquanto Heidfeld chegou a entrar na pista, porém abortou a sua volta.
Barrichello poderia ter chegado ao Q3, porém andava mais que o carro e errou na última curva, quando tentava melhorar seu tempo no Q2, o que lhe deixou em 13º, porém o suficiente para largar na frente de seu companheiro Maldonado, cujo carro apresentou problemas no cambio, ficando parado no meio da pista e obrigando a entrada da bandeira vermelha no Q2, mas como havia marcado volta anteriormente, ainda conseguiu o 15º tempo, que o deixou a frente de Perez e das Toro Rosso, onde Alguersuari virou parceiro das três equipes mais fracas, nem passando pelo Q1.
A corrida promete grandes duelos, com a possibilidade de ultrapassagens nas duas grandes retas, por onde a Asa Flexível poderá ser ativada pelo carro que estiver até 1s atrás. Quem conseguir se dar melhor com os pneus médios da Pirelli levará a vantagem.
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