Neste fim de semana, a Formula 1 disputará a oitava etapa do Mundial 2011 nas ruas de Valência na Espanha, porém com o nome de GP da Europa.
Com 5.419m e 25 curvas, o GP terá 57 voltas, o que dará pouco mais de 308 km disputados. Será a quarta prova no circuito urbano montado no porto da cidade espanhola, que já proporcionou vitórias de Massa, Barrichello e, por último, Vettel, vencedor da prova de 2010, que teve a dupla da McLaren Hamilton e Button compondo o pódio.
O circuito representa o GP da Europa, que é uma prova itinerante, e que já passou por Brands Hatch e Donington Park na Inglaterra, Nürburgring na Alemanha e Jerez na Espanha ao longo de suas 20 edições.
Como características principais, Valencia possui duas grandes retas, além de todas as curvas serem de média ou baixa velocidade. Exigirá um grande poder nas frenagens e nas retomadas, algo onde a Red Bull dominava, porém que não contava com a mudança de regras da FIA em meio à temporada, que buscou definir uma configuração mecânica padrão para treino oficial e corrida, desarmando a escuderia, que efetuava ajustes para obter um maior giro do motor durante os treinos.
A expectativa fica por conta da RBR, já que a equipe poderá ter problemas de desempenho em função desta mudança da FIA. A fornecedora de Pneus Pirelli também trouxe um novo composto médio, que devera proporcionar um alto desgaste dos pneus e uma diferença considerável entre o composto macio e o duro utilizado na prova, o que deverá acarretar muitas ultrapassagens, em função da tripé pneu, DRS e KERS.
Curtinhas da F1
Mudança de motores para 2014
A mudança de motores, idealizada para 2013 pela FIA, será adiada em mais um ano, devido a um acordo com os construtores, que estavam incertos quanto ao regulamento da novidade, que tem como objetivo tornar a categoria mais biologicamente correta.
Reforço extra em Valência
Devido aos graves acidentes de Mark Webber e Josef Kral (GP2) em 2010, dois setores da pista receberão um reforço na barreira de pneus, de forma que seja aumentada a segurança do circuito. A medida é valida para as curvas 12 e 17, locais dos respectivos acidentes.
FIA troca as cartas com jogo em andamento
Além da mudança do mapeamento dos motores válida já para este fim de semana, a FIA anunciou que na próxima etapa, em Silverstone, serão proibidos os difusores soprados, cuja utilidade é dar uma maior estabilidade e velocidade ao carro durante a retomada da aceleração, mantendo a máxima pressão possível de quando o carro está acelerando. A medida afeta diretamente a RBR, maior beneficiada da tecnologia.
Tempo bom para o fim de semana
Assim como nas outras edições, a meteorologia reserva tempo bom e calor para Valência neste fim de semana, com o GP devendo ser realizado sob sol.
Cronograma (Horário de Brasília)
Treino Livre 3: 06h
Treino Oficial: 09h
Corrida: 09h
Nenhum comentário:
Postar um comentário