quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Jogos de quarta-feira encerram 2ª rodada da fase de grupos da UCL

Nesta quarta-feira foram realizados os jogos restantes da segunda rodada da fase de grupos da principal competição européia de clubes. Jogaram os times do Grupo A, B, C e D. O destaque ficou por conta do grupo C, com a vitória do Real Madrid diante do Olympique de Marseille.

A equipe merengue jogou pela primeira vez no Santiago Bernabeu pela edição 2009/10 da Champions League. O primeiro tempo foi muito difícil para o Real Madrid, pois a equipe francesa estava bem postada defensivamente, deixando poucos espaços para os merengues. A equipe espanhola tinha posse de bola, variava jogadas, e até criava chances, porém esbarrava no goleiro Mandanda, porém o goleiro se destacou na primeira etapa, defendendo chutes de Kaká, Benzema e Cristiano Ronaldo. O Real Madrid ainda teve outras chances que passaram perto do gol, porém o Olympique também mostrou-se perigoso. Em suas raras chances de gol na primeira etapa, a equipe exigiu trabalho para o goleiro Casillas, principalmente em lances de bola parada.

Já no segundo tempo, o Real Madrid co
ntinuou a pressão, porém chutando mais a gol. A defesa francesa bem que tentou evitar, porém não aguentou a pressão do Real Madrid, e aos 12 minutos o português Cristiano Ronaldo recebeu de Pepe dentro da área, e chutou na saída do goleiro francês, abrindo o placar. O Olympique nem se recuperou do gol, e dois minutos seguintes Diawara deu um carrinho em Cristiano Ronaldo dentro da área, cometendo pênalti, e sendo expulso. Kaká cobrou bem e fez o segundo. Três minutos depois o Real Madrid definiria o jogo, mais uma vez com o trio infernal Kaká, Benzema e Cristiano Ronaldo. O brasileiro lançou Benzema, que achou Cristiano Ronaldo livre para marcar o terceiro dos merengues. O Real Madrid continuou criando chances e perdendo gols, já o Marseille se aventurou mais ao ataque, e deu trabalho para Casillas e a defesa merengue.


No outro jogo do Grupo C, o Milan foi surpreendido em pleno San Siro contra o modesto Zurich, da Suíça. A equipe italiana, que está na 10º posição do Campeonato Italiano e enfrentando crise técnica pelos resultados que não estão vindo, ainda não se achou na temporada. O Milan até tomou a iniciativa da partida, porém aos 10 minutos sofreu um gol da equipe suíça, que na realidade foi um golaço de Tihinen, desviando de letra para o gol um cruzamento. O Milan ficou abatido com o gol, porém foi com tudo ao ataque, enquanto a equipe suíça se fechou, e procurava trabalhar a bola, segurando o jogo. O Milan tinha o predomínio da posse de bola, chegava com perigo, porém abria-se muito, oferecendo espaço para o Zurich contra-atacar, e ampliar o placar.

No Segundo tempo, Leonardo tentou motivar o Milan colocando Zambrotta e Ronaldinho, nos lugares de Seedorf e Flamini. As alterações não deram o efeito desejado, e o Zurich teve êxito na sua proposta de jogo truncado. O Milan estava muito afobado, errava muitos passes, e cometia faltas esnecessárias, enquanto o Zurich se posicionava atrás, não oferecendo muito espaço para o Milan. Pato era o jogador rossonero mais perigoso, e as principais jogadas do Milan saíram de seus pés. A chance mais perigosa dos rossoneros foi já nos acréscimos, quando Zambrotta chutou no travessão. Com o resultado o Milan continuou nos 3 pontos, agora junto com o Zurich, e enfrentará o Real Madrid na próxima rodada.



Já pelo Grupo A, a Juventus, que contava com a volta de Diego, foi até a Alemanha enfrentar o Bayern de Munique, na Allians Arena. A equipe da casa tomou a iniciativa do jogo, exigindo boas defesas de Buffon. Ribery acertou a trave italiana aos 21 minutos, e sua equipe dominava a posse de bola, e continuava empilhando oportunidades. A equipe alemã perdeu o atacante Robben machucado, porém com as mudanças de Van Gaal, a equipe continuou pressionando a Juventus, que tratava-se de se defender, e conseguiu arrancar um importante empate em 0x0, que lhe deixa em terceiro no grupo, porém com a possibilidade de decidir em casa no returno a classificação e o primeiro lugar do grupo.

No outro jogo, o francês Bordeaux venceu apertado o Maccabi Haifa. Diferente do que se poderia imaginar, o líder do campeonato francês teve enormes dificuldades contra a inexpressiva equipe israelense, chegando ao gol da vitória somente aos 38 minutos da etapa final, dos pés de Ciani. Esse grupo promete ser o mais equilibrado da competição, e provavelmente será decidido na última rodada. São três times com chances de classificação, e os confrontos diretos serão determinantes.



Pelo Grupo B, Manchester e Wolfsburg fizeram o confronto mais esperado do grupo, com o duelo do campeão inglês contra o campeão alemão. O jogo foi bastante equilibrado na primeira etapa, com muita marcação por ambos os lados. O jogo não possuía muitas jogadas ofensivas de ambos os lados, sendo marcado pela combatividade, que acabou fazendo suas vítimas, com a lesão de Owen, que precisou dar lugar à Owen. O segundo tempo foi diferente do primeiro, pois as equipes resolveram jogar futebol, e os gols não demoraram a sair. Aos 11 minutos, em uma rápida jogada de ataque, os visitantes abriram o placar com Dzeko, recebendo um grande cruzamento de Hasebe, e completando para o gol. O Manchester não sentiu o gol, e empatou logo depois com Giggs, que cobrou uma falta, e a bola desviou e enganou o goleiro Diego Benaglio. Depois do gol do empate, o Manchester foi com tudo para o ataque, e chegou a vitória aos 33 minutos com Carrick, recebendo um ótimo passe de Giggs, que foi o destaque da partida.

Já no outro jogo, os russos do CSKA venceram os turcos do Besiktas por 2x1 em Moscou. A equipe russa tomou conta da pa
rtida desde o início, e logo aos 7 minutos chegou ao seu primeiro gol, com Dzagoev acertando um lindo chute. Após o gol, o CSKA se acomodou na partida, chegando pouco ao ataque, enquanto o Besiktas não oferecia perigo ao goleiro russo. No segundo tempo, o CSKA ampliou aos 16 minutos com Krasic, e o Besiktas só foi reagir no final da partida, quando Köybasi descontou para os turcos, fechando o placar de 2x1. Com o resultado, o CSKA dá uma amenizada na crise que lhe assola.



Pelo Grupo D, o Chelsea viajou até o Chipre para enfrentar o APOEL, e foi mais um dos grandes times que encontrou dificuldades para vencer a partida. O jogo começou bastante equilibrado, mais concentrado no meio-campo, e com muitas faltas. A equipe da casa buscou uma pressão inicial, porém a diferença técnica entre as equipes era evidente. O gol do Chelsea saiu aos 18 minutos de jogo, com uma ótima jogada de Beletti na ponta direita, passando pela defesa do APOEL e cruzando para trás, para que Anelka acertasse um chute forte e sem defesa para o goleiro do APOEL. A equipe cipriota tentou reação, porém não tinha qualidade técnica para reagir, enquanto o Chelsea cometia muitas faltas, e contribuiu para que o jogo fosse morno e com poucas chances de gol.

Já no outro jogo, o Porto recebeu o Atlético de Madrid no estádio do Dragão. A equipe portuguesa, precisando do resultado, foi para cima buscando o seu gol, porém o Atlético também mostrava poderio ofensivo e ameaçava o gol português. O primeiro gol do dragão saiu aos 30 minutos da segunda etapa com o colombiano Falcao Garcia, fazendo de letra, após receber um cruzamento de Hulk. O Atlético sentiu o gol, e foi dominado pelo Porto, que conseguiu fazer o segundo gol com Rolando, aproveitando uma cobrança de escanteio.



A terceira rodada da fase de grupos será realizada nos dias 20 e 21/10.

Alonso na Ferrari em 2010, buscando repetir trajetória de Schumacher

A quarta-feira foi movimentada na F1.

A Ferrari confirmou oficialmente a contratação do piloto espanhol Fernando Alonso para a temporada 2010. Desde a temporada passada já se especulava a contratação do bi-campeão mundial pela escuderia de Maranello. O próprio Alonso revelou que no final da ultima temporada assinou um pré-contrato com a escuderia italiana para 2011, porém questões como o escândalo de Cingapura 2008, fizeram com que o acordo fosse selado já para 2010. O terá a validade de três temporadas.

A Ferrari anunciou que seu companheiro será o brasileiro Felipe Massa, com Fisichella sendo o piloto de testes. O piloto finlandês Kimi Raikkonen, que tinha contrato até 2010, teve seu contrato rescindido, devendo assumir o cockpit da McLaren para a próxima temporada.

A estratégia usada pela Ferrari com Alonso é basicamente a mesma usada com o heptacampeão Michael Schumacher. Em 1996, o então bicampeão mundial Schumacher, foi contratado pela equipe de Maranello para reerguer a equipe, que não ganhava um mundial de pilotos desde 1979, e o mundial de construtores desde a temporada de 1983. A Ferrari começou vencendo corridas em 1996, quase ganhou o mundial de 1997 com Schumacher, que perdeu para Villeneuve por 81 a 78, e viria a ser desqualificado por causar um acidente com o canadense inspirado no com Damon Hill em 1994, que lhe deu o primeiro mundial. Já em 1998 o alemão perdeu para Mika Häkkinen por 100 a 86, e em 1999 estava na luta com o finlandês, porém sofreu um grave acidente em Silverstone, na qual quebrou a perna, e viu seu companheiro Eddie Irvine perder o mundial de pilotos por 76 a 74 para Häkkinen, porém a equipe voltou a ganhar o mundial de construtores. Já de 2000 a 2004 a Ferrari mostrou a soberania com o alemão, conquistando 5 títulos mundiais neste período, e perdendo os mundiais de 2005 e 2006 para o agora novo contratado Fernando Alonso, levando Schumacher a se aposentar ao final da temporada de 2006.

Barrichello na Willians?

São cada vez mais fortes os rumores que o piloto brasileiro Rubens Barrichello esteja trocando de escuderia para a próxima temporada. A revista "Autosport" teria noticiado que Barrichello já teria visitado a fábrica da escuderia e assinado um acordo com a equipe de Frank Willians.

Barrichello seria companheiro do campeão da GP2 desta temporada Hulkenberg, que ocuparia a outra vaga no cockpit. Já o atual piloto Nico Rosberg iria para a Brawn, por uma questão da Mercedes, fornecedora de motores da equipe de Ross Brawn, e que gostaria de ter o alemão na equipe.

Barrichello poderá chegar a Willians com 15 anos de atraso, já que na temporada de 1994 foi convidado a substituir Senna, em um pedido do tricampeão Nelson Piquet à Frank Willians, mas recusou a oferta, preferindo continuar na Jordan.

Glock liberado

E Toyota acabou liberando o piloto Timo Glock para procurar outra escuderia em 2010. Há rumores que a liberação do segundo colocado do último GP de Cingapura tenha ligação com uma possível saída da equipe japonesa do circo da Formula 1, já para a próxima temporada.

A montadora japonesa, que iniciou na F1 em 2002, gastou muito, e até agora não ganhou nenhuma corrida, estaria repensando em continuar na categoria, condicionando a permanência mediante resultados e competitividade na categoria, ou até mesmo um possível abandono ao final desta temporada, mesmo tendo assinado o Pacto de Concórdia, que garantiria a sua participação até 2012.

O Piloto alemão já teria suas sondagens para a próxima temporada. Seu futuro poderá ser a Willians, onde Barrichello é o mais cotado, o grupo suíço que comprou o espólio da equipe BMW ou a equipe Lotus.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Palmeiras abre vantagem em momento importante, já Inter cai

A vitória diante do Cruzeiro ainda pela 25ª Rodada foi muito mais que uma simples vitória palmeirense, pois com a confirmação do dever de casa contra o Atlético-PR pela 26ª Rodada, combinado aos consecutivos tropeços de seus adversários, fez com que o Palmeiras já coloque seus primeiros dedos na taça do Campeonato Brasileiro de 2009.

Ainda não se pode garantir o Palmeiras como virtual campeão, pois este time já demonstrou irregularidades técnicas durante o campeonato, porém já pode ser apontado o primeiro lugar como uma tendência para a equipe alviverde, treinada pelo técnico de futebol resultado Muricy Ramalho.

O campeonato ainda está equilibrado, tanto que em 21 pontos disputados até agora no returno, o Palmeiras ganhou apenas 13, o que lhe dá 62% de aproveitamento e um segundo lugar, atrás do Vitória, com 14 pontos. Seu companheiro de liderança no primeiro turno com 37 pontos, o Internacional, fez apenas 7 pontos até agora no returno, o que lhe da apenas 33% de aproveitamento.

Porém o que importa é o momento atual, e o Palmeiras se achou, suas individualidades estão aparecendo e mostrando serviço. Marcos está em uma de suas melhores fases da carreira. Diego Souza vem fazendo gols importantes, e a tão badalada contratação de Vagner Love está dando resultado, pois o atacante foi decisivo contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte, e está sempre na iminência de fazer gols. Uma vitória no clássico de Domingo, contra o Santos na Vila, poderá aumentar a vantagem na ponta, e trazer o ânimo necessário para que a equipe consiga já colocar uma mão inteira na taça do Brasileirão 2009.

Internacional tem desempenho de 33% no Returno

Se tudo são flores para o Palmeiras, um caminho sóbrio está sendo atravessado pelo Internacional. Desde o jogo contra o Avaí, que o colorado mesmo acabando a partida com dois jogadores a menos venceu a partida por 2x0, a equipe não atua bem, e para piorar, desde lá está sem vencer. Já se foram 4 jogos, dos quais 3 pelo campeonato Brasileiro, e a equipe conseguiu apenas 1 ponto em 9 disputados pela competição nacional, além do empate em 1x1 contra o Universidad do Chile, que lhe complicou a situação na Copa Sul-americana.

A campanha do segundo turno é pífia, com 7 pontos em 21 disputados, amargando uma 15ª posição, apenas à frente de Avaí, Santo André, Atlético-PR, Fluminense e Botafogo.

A equipe colorada, que perdeu jogadores negociados nesta janela, como Magrão e Nilmar, e teve convocações para a seleção principal (Sandro) e para a seleção sub-20 (Giuliano), fez com que seu técnico Tite perdesse totalmente o rumo, e escalasse uma equipe diferente à cada jogo.

Jogadores em visível crise técnica como Taison e Alecsandro, e outros com deficiência técnica como Maycon, são mantidos tirando a paciência do torcedor. Para completar, seu técnico ainda escala jogadores em posições não condizentes com as suas características, e não se preocupa em escalá-los onde mais poderiam render, sendo que para isto seja necessária a mudança de esquema tático. O técnico demonstra que não tem leitura de jogo, e acaba substituindo jogadores que mesmo não fazendo uma boa partida, tem condições de decidir o jogo, em detrimento à jogadores com técnica duvidosa e que mais atrapalham a evolução do time do que trazem benefícios.

A vaga colorada para a próxima edição da Libertadores, que parecia uma realidade, agora já está por um fio. A equipe está atualmente no quarto lugar, com a mesma pontuação do quinto colocado, Atlético Mineiro, porém ganhando nos critérios de desempate.

O horizonte colorado projeta jogos contra equipes da parte debaixo da tabela, porém é bom abrir os olhos, pois e vaga na Libertadores já está escapando das mãos coloradas.


Jogos de terça-feira da Champions League

A bola rolou pela Champions League nesta terça-feira.

Pelo Grupo F, Barcelona e Dynamo de Kiev de enfrentaram no Camp Nou.
Adicionar imagem
O Primeiro tempo começou disputado, com o Barcelona já desperdiçando uma chance aos 2 minutos, com Messi chutando em cima do gol de Shovkouskiy. O Dynamo também mostrava-se perigoso, e chegou com um chute de Gerson Magrão perto do gol. A partir dos 5 minutos o Barcelona começou a ditar o ritmo da partida e a dominar o jogo, criando várias chances. O Dynamo chegava pouco, mas chegava com perigo, tendo aos 19 minutos a sua principal chance de gol em um escanteio cobrado pelo brasileiro Gerson Magrão, que a zaga do Barcelona não consegue afastar, e após um bate-rebate a bola sobrou pra Vukojevic chutar perto do gol. Porém foi o Barcelona que abriu o placar aos 25 minutos, com Messi recebendo na entrada da área, passando pelo zagueiro do Dynamo, e chutando no canto direito do goleiro ucraniano. O Barcelona melhorou muito na partida, e o Dynamo não conseguia mais jogar, e conter as jogadas de Messi e Ibrahimovic, que fizeram uma grande partida. A equipe ucraniana ainda teve um gol anulado de Vukojevic por impedimento.

Já no segundo tempo, o Barcelona colocou Pedro no lugar de Iniesta, que começou jogando hoje, mudando o esquema do 4-4-2 para o 4-3-3. O Barcelona continou com o predomínio técnico da partida, com maior posse de bola, porém com poucas finalizações. O Dynamo tratava-se em se defender, combatendo o ataque catalão, e apostando nas raras jogadas de contra-ataque. Messi continuava criando jogadas perigosas, e em uma delas, tabelou com Ibrahimovic, que lançou Pedro dentro da área. O atacante dominou, passou pelo zagueiro, e chutou no canto direito de Shovkouskiy para fazer o segundo gol do Barcelona. O Barcelona se acomodou, chegando com perigo nas cobranças de bola parada de Daniel Alves e Xavi, já o Dynamo tentava chegar, mas não tinha força ofensiva.

Já no outro jogo do grupo, a Internazionale enfrentou o Rubin Kazan na Rússia. A equipe da casa começou melhor o jogo, e abriu o placar aos 10 minutos, com Dominguez, que fez uma grande jogada, passando por Lúcio, e chutando na saída de Júlio César. A Inter entrou no jogo, buscava equilibrar a partida, e começou a oferecer perigo ao gol de Ryzhikov. A Inter ficou mais perigosa, e logo após colocou uma bola na trave com Balotelli. O jogo continou equilibrado, com o Rubin Kazan apostando na marcação, buscando neutralizar a Inter, e saindo rápido para o ataque. O segundo tempo começou com a equipe da casa se aventurando mais ao ataque, enquanto a Inter estava com um jogo burocrático, buscando valorizar a posse de bola. A equipe italiana ainda teve Balotelli expulso por jogada violenta. Com um a menos, a Inter procurou segurar o resultado, enquanto o Rubin foi com tudo para o ataque, criando um bombardeio no gol de Júlio César. Aos 35 minutos, após cobrança de escanteio mal afastada pela defesa italiana, Semak acerta a trave de Júlio César. A Inter aguentou a pressão e segurou um importante empate pela competição européia.




Já pelo grupo E, o Lyon foi até Budapeste e não tomou conhecimento dos húngaros do Debreceni. A equipe francesa massacrou fazendo 4x0, com gols de Kallstrom, Pjanic, Czvikovics (contra) e Gomis, com um lindo gol, fechando o placar. A equipe francesa lidera o grupo com 6 pontos em 2 jogos, complicando a vida de Fiorentina e Liverpool, que se enfrentaram no outro jogo do grupo.

A equipe italiana enfrentou os reds no Artemio Franchi precisando da vitória, e com dois gols de Jotevic, venceu a partida, complicando um pouco a vida do Liverpool em busca do primeiro lugar no grupo.




Já pelo grupo G, o Sevilla não tomou conhecimento dos escoceses do Rangers, vencendo por 4x1 em Glasgow. Os gols foram todos na segunda etapa, e Konko, os brasileiros Adriano e Luis Fabiano, e Kanouté fizeram os gols da vitória do Sevilla. Nacho Novo ainda descontou para a equipe da casa. Com a vitória a equipe espanhola segue com 100% de aproveitamento, já abrindo 4 pontos do segundo colocado, o Suttgart que foi até a Romenia e empatou com o Unirea em 1x1.

Tasci fez o gol dos visitantes logo no início da partida, porém Vaga empatou para os romenos na segunda etapa. Com a vantagem, o Sevilla deve confirmar o primeiro lugar no grupo com antecedência.




Pelo grupo H, o Arsenal fez o dever de casa e venceu o Olympiacos da Grécia. A equipe grega contou com a estréia do técnico Zico na competição, e colocou os brasileiros Dudu Cearense, Diogo e Leonardo. O primeiro tempo começou equilibrado com a equipe grega buscando surpreender o Arsenal, porém aos poucos a qualidade técnica dos ingleses fluiu naturalmente, e os gunners tiveram uma série de chances, e o goleiro grego Nikopolidis se destacou, fazendo várias defesas. Já no segundo tempo, o Arsenal continou pressionando o Olympiacos, e com uma maior velocidade no ataque, porém a defesa grega estava bem postada, não dando espaços para os gunners. De tanto insistir, o Arsenal chegou ao gol com Van Persie recebendo uma assistência de Eduardo, após um contra-ataque rápido. O gol abriu a equipe grega, oferecendo mais espaços aos gunners, que aos 41 minutos chegaram ao segundo gol com Arshavin, recebendo de Fábregas um cruzamento, e de letra, fazendo um golaço. Os gunners ainda tiveram a chance de fazer o terceiro com Vela, porém Nikopolidis fez uma grande defesa.

Com o resultado, o Arsenal mantém os 100% de aproveitamento, enquanto o Olympiacos segue em segundo com 3 pontos. No outro jogo, Standard Liège e AZ Alkmaar se enfrenaram na Holanda, e conseguiram seus primeiros pontos na competição depois de um empate em 1x1. Handaoui abriu o placar para a equipe da casa, porém já nos acréscimos Traoré fez o gol de empate dos belgas.


segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Manchester City encerra 7ª Rodada da Premier League com vitória

Manchester City e West Ham se enfrentaram nesta Segunda-feira no City of Manchester Stadium, completando a 7ª Rodada da Premier League.

O jogo mal começou, e logo aos 4 minutos a equipe da casa abriu o placar. Petrov fez uma boa jogada na ponta esquerda, e cruzou para Tevez, livre de marcação, escorar para o gol. A equipe da casa continuava melhor, enquanto o West Ham tratava-se em se defender. A equipe visitante arrumou o gol de empate aos 23 minnutos, quando em uma falta cobrada por Diamanti, a bola foi mal afastada pela zaga e sobrou para Kovac, que chutou errado para o gol, e no caminho Carlton Cole desviou para o gol. A equipe visitante se entusiasmou, e quase virou com Cole, que com uma cabeçada obrigou Given a fazer uma grande defesa. Porém a equipe da casa, melhor no jogo, voltou novamente à frente no placar. Petrov cobrou com categoria uma falta no canto direito de Green para o fundo das redes.

O segundo tempo começou equilibrado, com chances para ambos os lados. Porém aos 15 minutos, o Manchester City faria o terceiro gol, que praticamente definiria a partida. Bellamy cobrou uma falta na cabeça de Tevez, que tirou do goleiro Green, e fazendo o terceiro gol da equipe de Manchester. A equipe da casa continuou perigosa, criando chances de gol, enquanto a equipe visitante tentou descontar, porém esbarrou em defesas de Given. O Placar continuou inalterado até o final da partida. O Manchester City agora se encontra com 15 pontos em 6 jogos, podendo igualar-se ao Manchester e ao Chelsea.


Giro pelos campeonatos europeus

Neste domingo, tivemos os jogos finais das rodadas de fim de semana dos campeonatos Italiano, Alemão e Espanhol.

Pelo Campeonato Italiano, nenhum grande venceu nesta sexta rodada. No sábado, a Inter foi derrotada em Gênova contra a Sampdoria por 1x0, com gol de Pazzini. Já no domingo, tanto Juventus quanto Milan empataram seus jogos. A La Vecchia Signora empatou em casa contra o Bologna em 1x1. Trezeguet abriu o placar para a Juventus aos 24 da primeira etapa, enquanto o brasileiro Adaílton empatou para o Bologna nos descontos do segundo tempo, caracterizando o tropeço da Juventus. Já o Milan não saiu do 0x0 contra o fraco Bari no San Siro. Nesta rodada quem levou a melhor foi a Sampdoria, que além de vencer a Inter, assumiu a liderança isolada o Calcio.



Já na Bundesliga, Hamburgo e Bayer Leverkusen continuam na ponta, agora com 17 pontos, depois de vencerem seus jogos. O Hamburgo recebeu em casa o Bayern Munich, e com um gol de Petrić garantiu a vitória apertada por 1x0, e encerrou a recuperação do seu adversário. Já o Bayer Leverkusen venceu o Colônia fora de casa por 1x0, gol de Rolfes. O atual campeão Wolfsburg venceu a equipe do Hannover 96 em casa por 4x2. A equipe da casa saiu na frente com um gol do bósnio Misimovic. Balitsch empatou a partida ainda no primeiro tempo, e Gentner colocou novamente a equipe da Volkswagen Arena na frente. No segundo tempo, Hasebe fez o terceiro da equipe da casa, e Madlung, contra, descontou para os adversários. O gol que garantiu a vitória saiu aos 17 minutos do segundo tempo com Dzeko. O resultado confirma a recuperação do Wolfsburg, que começou mal o campeonato, mas já ascendeu à 6ª posição.



No Campeonato Espanhol, Barcelona e Real Madrid venceram seus jogos, continuando com as suas campanhas impecáveis de 100% de aproveitamento, mesmo número de gols marcados (16), com os merengues levando a vantagem no saldo de gols, pois levaram 2 gols, em comparação aos 3 sofridos de seu adversário. A equipe merengue recebeu no Santiago Bernabéu o Tenerife, e com gols de Benzema (2 vezes) e de Kaká, que entrou na segunda etapa, poupado para o jogo de quarta pela Liga dos Campeões. Já o Barcelona foi até Málaga enfrentar a equipe da casa, e com gols de Ibrahimovic e Piqué, que poupados para o jogo contra o Dynamo Kyiv pela Champions League, entraram na segunda etapa. O terceiro colocado com 12 pontos é o Sevilla que foi até Bilbao vencer o Athletic por 4x0, com gols de Renato, Negredo, Kanouté e Jesús Navas. O destaque negativo da competição fica por conta do Villareal do ex-colorado Nilmar, que entrou no segundo tempo, porém não conseguiu evitar a vitória frente ao Deportivo por 1x0, gol do brasileiro Juca.


Jogos de Domingo do Brasileirão da 26ª Rodada

Pelos jogos que complementaram a 26ª Rodada do Campeonato Brasileiro, o destaque ficou por conta do clássico paulista entre São Paulo e Corinthians.

O clássico, realizado no Morumbi, foi muito equilibrado e bastante disputado entre as equipes. O São Paulo começou o jogo melhor, e conseguia atacar com maior freqüência, criando chances de gol. Porém quem abriu o placar foi o Corinthians. Aproveitando um grande erro defensivo de André Dias e Bosco que não se entenderam, e o fenômeno Ronaldo aproveitou um desvio errado do zagueiro São Paulino, e livre, apenas colocou a bola nas redes. O São Paulo reagiu, e depois de uma jogada de Hernanes com Borges, o meia são-paulino colocou a bola na trave de Felipe. O tricolor paulista se animou com o lance, e foi para o ataque buscando o empate, enquanto o Timão explorava os contra-ataques, ocorrendo chances de ambos os lados.

Já no segundo tempo, o São Paulo voltou com tudo, buscando o gol do empate. O Corinthians basicamente se defendia, e em uma das raras idas ao ataque teve um gol anulado por impedimento de Ronaldo. Não muito tempo depois, a insistência são-paulina trouxe igualdade no placar com um gol de Washington, após receber um lançamento de Hernanes, e tocar para o fundo das redes. O São Paulo continuava com maior presença ofensiva, enquanto o Corinthians parecia satisfeito com o empate. O tricolor paulista ainda perdeu o centro-avante Washington, expulso por segundo cartão amarelo, por reclamação.


Já Goiás e Grêmio fizeram no Serra Dourada um jogo de 6 pontos, onde ambos os times postulam um lugar no G4. O primeiro tempo começou disputado, com um pequeno domínio do time da casa, com algumas chances criadas. Porém quem saiu na frente foi o Grêmio, com Souza recebendo livre, driblando o goleiro Harlei, e marcando o gol gremista. Depois do gol, o Grêmio seguiu pressionando, encontrando um Goiás acuado, e perdendo a chance de ampliar o marcador e definir a partida a seu favor. Porém a equipe goiana conseguiu o empate ainda na primeira etapa, com Léo Lima de cabeça, recebendo um cruzamento de Júlio César.

Após o gol, o jogo ficou aberto, com ambas as equipes criando jogadas, e desperdiçando gols. Houve uma alternância de momento entre os dois times, com o Grêmio mais perigoso em determinados momentos, e em outros o Goiás chegando com perigo. Porém era a equipe tricolor que tinha as melhores chances, porém não contaram com a grande jornada do goleiro Harlei, salvando a sua equipe com grandes defesas. O Goiás procurava atacar pela esquerda, onde o jogador gremista Thiego estava enfrentando dificuldades, e foram nesse setor as principais chances de gol da equipe esmeraldina. O gol que daria a vitória ao Goías foi sair apenas aos 35 minutos da segunda etapa, quando Iarley fez uma boa jogada individual e tentou tabelar na entrada da área, a bola pegou em Thiego, e sobrou para Felipe marcar no canto direito de Victor. O Grêmio tentou buscar o empate, porém não tinha mais a força do início da partida, até pelas substituições feitas por Paulo Autuori antes do gol do Goiás, que visavam preservar o empate.


Já o Atlético-MG fez o seu dever de casa, ao vencer no Mineirão a equipe do Santos por 3x1. Com o resultado, o Galo se iguala em pontos ao quarto colocado (Internacional), perdendo apenas no critério de número de vitórias (12 a 13). Mal começou o jogo, e o Atlético chegou ao gol, com Evandro se aproveitando de uma falha da defesa santista, chutando rasteiro no canto direito, sem defesa para o goleiro do Santos. O Galo seguiu pressionando o Santos, porém faltava capricho nas finalizações, enquanto o Santos estava apático, criando pouco e se concentrando no campo de defesa.

O segundo tempo começou equilibrado, porém aos 11 minutos, o Atlético teve um pênalti a seu favor, sofrido por Éder Luís. Diego Tardelli cobrou com a famosa paradinha, e marcou o segundo gol do Galo. Luxemburgo tentou melhorar o Santos com as entradas de Neymar, Pará e Germano, fazendo com que o Peixe trabalhasse mais a bola, porém não conseguindo atacar a equipe atleticana. O Galo seguia no ataque, e aos 28 minutos fez o seu terceiro gol com Diego Tardelli, recebendo uma assistência de Corrêa, que tinha feito uma grande jogada individual. o Galo ficou satisfeito com o resultado, enquanto o Santos buscava descontar, e conseguiu com Kleber Pereira, aproveitando um cruzamento de Madson. O Galo continuava administrando o resultado, enquanto o Santos procurava o ataque, porém sem grande eficácia.


O Botafogo recebeu o Vitória no Engenhão, e foi superado pelos baianos por um placar de 3x1. O Jogo começou com o Botafogo mais perigoso, e tendo um gol anulado de Victor Simões logo no primeiro minuto por impedimento. O Vitória perdeu o seu goleiro Viáfara no início do jogo lesionado, e no lugar entrou Gléguer, que entrou bem no gol, praticando intervenções importantes. Só a partir da metade da primeira etapa que a equipe baiana entrou no jogo, arrumando a sua defesa, e atacando timidamente em contra-ataques. E foi em um destes que aos 30 minutos, o lateral esquerdo Leandro cruzou e o zagueiro botafoguense Juninho ao tentar cortar, desviou em direção ao seu próprio gol, com a bola batendo primeiro na trave, e depois entrando.

O segundo tempo começou com um Botafogo pressionado pela posição na zona do rebaixamento indo para cima do Vitória em busca do gol de empate, porém de uma forma desorganizada e afobada, errando passes e fornecendo o contra-ataque para o seu adversário. A equipe carioca explorava os chutões, ameaçando pouco o gol de Gléguer. Já o Vitória, apostava nos contra-ataques, e já no final da partida, viria a definir a vitória. Aos 41 minutos Leandro Domingues recebeu ainda no seu campo de defesa, avançou em direção ao ataque, passou pela marcação botafoguense e tocou na saída do goleiro Jefferson. O Botafogo sentiu o gol, e logo depois Gláucio fez um carnaval na defesa carioca, e com um toque em cima do goleiro botafoguense fez o terceiro gol baiano. O Botafogo ainda teve forças para descontar nos acréscimos com Laio de cabeça. Com a vitória, o Vitória entra novamente na briga pela vaga na próxima edição da Copa Libertadores, enquanto o Botafogo continua agonizando na zona do rebaixamento.


Nos demais jogos da rodada, o Fluminense conseguiu uma importante vitória em busca do sonho de escapar do rebaixamento. A equipe carioca foi surpreendida pelo Avaí logo aos 9 minutos da primeira etapa com um gol de Willian, aproveitando uma assistência de Muriqui. Alan empatou logo depois para o Fluminense, porém Muriqui colocou os catarinenses em vantagem novamente. No final do primeiro tempo, Fábio Neves novamente empatou para o tricolor carioca. O gol da vitória do Fluminense foi sair aos 13 minutos da segunda etapa nos pés de Alan, permitindo que a equipe carioca somasse três pontos, porém continua na lanterna graças a vitória do Sport, que recebeu o Santo André na Ilha do Retiro. O boliviano Arce abriu o placar para os pernambucanos. Ainda no primeiro tempo, Rodrigo Fabri empatou para os paulistas, porém o gol da vitória dos pernambucanos saiu aos 23 minutos da segunda etapa com Vandinho. Com o resultado, o Sport segurou o Santo André, e agora está a 3 pontos do Náutico, 16º colocado, que enfrentou o Coritiba, no Couto Pereira. Com gols de Rômulo e Marcelinho Paraíba, o Coxa dá uma respirada, abrindo 5 pontos da primeira equipe da zona do rebaixamento.