terça-feira, 29 de setembro de 2009

Palmeiras abre vantagem em momento importante, já Inter cai

A vitória diante do Cruzeiro ainda pela 25ª Rodada foi muito mais que uma simples vitória palmeirense, pois com a confirmação do dever de casa contra o Atlético-PR pela 26ª Rodada, combinado aos consecutivos tropeços de seus adversários, fez com que o Palmeiras já coloque seus primeiros dedos na taça do Campeonato Brasileiro de 2009.

Ainda não se pode garantir o Palmeiras como virtual campeão, pois este time já demonstrou irregularidades técnicas durante o campeonato, porém já pode ser apontado o primeiro lugar como uma tendência para a equipe alviverde, treinada pelo técnico de futebol resultado Muricy Ramalho.

O campeonato ainda está equilibrado, tanto que em 21 pontos disputados até agora no returno, o Palmeiras ganhou apenas 13, o que lhe dá 62% de aproveitamento e um segundo lugar, atrás do Vitória, com 14 pontos. Seu companheiro de liderança no primeiro turno com 37 pontos, o Internacional, fez apenas 7 pontos até agora no returno, o que lhe da apenas 33% de aproveitamento.

Porém o que importa é o momento atual, e o Palmeiras se achou, suas individualidades estão aparecendo e mostrando serviço. Marcos está em uma de suas melhores fases da carreira. Diego Souza vem fazendo gols importantes, e a tão badalada contratação de Vagner Love está dando resultado, pois o atacante foi decisivo contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte, e está sempre na iminência de fazer gols. Uma vitória no clássico de Domingo, contra o Santos na Vila, poderá aumentar a vantagem na ponta, e trazer o ânimo necessário para que a equipe consiga já colocar uma mão inteira na taça do Brasileirão 2009.

Internacional tem desempenho de 33% no Returno

Se tudo são flores para o Palmeiras, um caminho sóbrio está sendo atravessado pelo Internacional. Desde o jogo contra o Avaí, que o colorado mesmo acabando a partida com dois jogadores a menos venceu a partida por 2x0, a equipe não atua bem, e para piorar, desde lá está sem vencer. Já se foram 4 jogos, dos quais 3 pelo campeonato Brasileiro, e a equipe conseguiu apenas 1 ponto em 9 disputados pela competição nacional, além do empate em 1x1 contra o Universidad do Chile, que lhe complicou a situação na Copa Sul-americana.

A campanha do segundo turno é pífia, com 7 pontos em 21 disputados, amargando uma 15ª posição, apenas à frente de Avaí, Santo André, Atlético-PR, Fluminense e Botafogo.

A equipe colorada, que perdeu jogadores negociados nesta janela, como Magrão e Nilmar, e teve convocações para a seleção principal (Sandro) e para a seleção sub-20 (Giuliano), fez com que seu técnico Tite perdesse totalmente o rumo, e escalasse uma equipe diferente à cada jogo.

Jogadores em visível crise técnica como Taison e Alecsandro, e outros com deficiência técnica como Maycon, são mantidos tirando a paciência do torcedor. Para completar, seu técnico ainda escala jogadores em posições não condizentes com as suas características, e não se preocupa em escalá-los onde mais poderiam render, sendo que para isto seja necessária a mudança de esquema tático. O técnico demonstra que não tem leitura de jogo, e acaba substituindo jogadores que mesmo não fazendo uma boa partida, tem condições de decidir o jogo, em detrimento à jogadores com técnica duvidosa e que mais atrapalham a evolução do time do que trazem benefícios.

A vaga colorada para a próxima edição da Libertadores, que parecia uma realidade, agora já está por um fio. A equipe está atualmente no quarto lugar, com a mesma pontuação do quinto colocado, Atlético Mineiro, porém ganhando nos critérios de desempate.

O horizonte colorado projeta jogos contra equipes da parte debaixo da tabela, porém é bom abrir os olhos, pois e vaga na Libertadores já está escapando das mãos coloradas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário