quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Definido o televisionamento da 38ª Rodada

Foram divulgados os jogos que terão transmissão ao vivo pela TV Aberta na 38ª Rodada do Brasileirão 2012. CBF/Rede Globo usaram o bom senso, liberando os principais jogos para serem transmitidos ao público-alvo.

Desta forma, além da decisão do título com Corinthians x Palmeiras e Vasco x Flamengo que serão transmitidos respectivamente de SP e RJ para o resto da rede e TV Fechada (Canais SporTV), outros cinco estados poderão ver os clássicos estaduais ou regionais, o que dará um total de sete transmissões dos dez jogos, algo inédito na história do campeonato.



Apenas o clássico carioca entre Botafogo x Fluminense, o paulista entre São Paulo x Santos e o duelo entre Atlético-GO x América-MG serão exclusivos do Premiere FC. Todos os jogos serão domingo às 17h (Horário de Brasília).


Com informações, o site Papo de Bola.

Confirmações e especulações para a Temporada 2012

Nesta quarta-feira, a FIA divulgou a primeira pré-lista de inscritos para o Mundial 2012 da F1. Dos 24 carros, 9 ainda aguardam dono definitivo, embora houvesse algumas certezas que agora se tornaram incertas como Di Resta na Force India, De la Rosa na HRT e Ricciardo na Caterham.



Na Lotus Renault já consta nome de Raikkoinen com o carro nº 9, cujo companheiro deverá ser Romain Grosjean, já que Petrov criticou abertamente a equipe e lhe fará perder espaço e provavelmente a vaga. Senna e até Barrichello correriam por fora, embora fosse mais remota a possibilidade de ambos.

Na Force India, acredito na continuidade de Di Resta, enquanto a outra vaga fica em aberto, visto que a continuidade de Sutil estaria descartada pelo desgaste que o piloto vem tendo com a equipe, após criticá-la publicamente. Hulkenberg poderia ser o segundo piloto da equipe.

Há o caso da Toro Rosso, que é a equipe subsidiária da Red Bull e que funciona como uma chocadeira para a equipe mãe. Imagino a continuidade da dupla Alguersuari/Buemi, ou pelo menos a continuidade de um deles, com mais chance para o espanhol. Neste caso, haveria espaço para o jovem piloto francês Vergne ou ainda Ricciardo, caso estes não se acertem com a Caterham, que apesar de ter Kovalainen e Trulli definidos, não levo tanta fé na continuidade do piloto italiano.

Já nas equipes de fundo de grid, situação atual da Williams e da HRT (esta em uma categoria B), tudo poderá acontecer se pintar grana na parada. A continuidade de Pastor Maldonado como piloto da escuderia de Frank ainda é incerta, devido à possibilidade de investigação do congresso venezuelano da parceria entre a petrolífera PDVSA e a Williams. Caso esta deixe de patrocinar, Maldonado sai junto. Neste embrolho, há uma possibilidade de Barrichello continuar, embora necessitasse de um bom patrocínio. Sutil também teria uma grande chance para assumir uma das vagas no cockpit, além de uma possibilidade mais remota de que seja colocado algum novato.

E na HRT, que não há nem motor definido para a próxima temporada, imagino a confirmação de Pedro de la Rosa com uma das vagas. A outra poderá ser de Dani Clos, ou algum outro piloto que consiga atrair milhões de euros para “comprar” o cokpit.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

O #partiu de Roth e a indiferença gremista para o Gre-nal

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, Celso Roth anunciou a não permanência no comando técnico gremista para a temporada 2012. O então treinador anunciou a permanência até o fim do contrato (31/12), que na prática terminará no próximo domingo, após o clássico Gre-nal.

O ciclo do treinador no Grêmio se encerrará com 25 jogos, cujo retrospecto dos 24 até então jogados marca 10 vitórias, 4 empates e 10 derrotas, o que dá um aproveitamento de 47,2%. A sua saída representa em um “Feliz Ano Novo” ao tricolor gaúcho, que poderá oficialmente projetar a temporada 2012.

Decisão inteligente, jogada de mestre, que agrada à torcida e ao próprio Grêmio, pois ambos não estavam satisfeitos com o trabalho do treinador, além de ter a honra de sair pela porta da frente, antevendo-se à irreversível decisão do clube em escorraçá-lo ao final da temporada, para planejar o 2012 com um novo comando técnico, que provavelmente será Caio Júnior.

Porém, diante de todo este cenário, um ingrediente não foi bem analisado, o clássico Gre-nal do próximo domingo, onde o Internacional precisa vencer o clássico e contar com tropeços do Flamengo ou do Coritiba para garantir uma vaga para a Libertadores.

Roth, e o Grêmio por tabela, mostram indiferença em relação ao clássico, cuja vitória poderia resgatar a confiança da torcida para com o time e um réveillon em lua de mel. Mas a saída já confirmada do treinador, que mostrou desmotivação para com o clássico, aliado às constantes tratativas de negociações de jogadores por parte da direção, deixarão o vestiário desmobilizado e a torcida resignada ao ver apenas um time focado no jogo, o que poderá significar em uma vitória tranquila ao Internacional, quiçá por goleada.

Não houve pior hora para ser dada uma entrevista com esta decisão. Caso tivesse anunciado o seu afastamento imediato do plantel, o anuncio teria sido de maior valia, pois permitiria que o aspirante a treinador Roger Machado pudesse treinar o grupo ao longo da semana, buscando motivá-lo com a importância do clássico, que é importante até em disputa de par ou impar.

No momento há uma euforia da torcida com a não permanência do treinador, porém toda esta alegria poderá se transformar em melancolia, dependendo da atitude, atuação e resultado do Grêmio no clássico Gre-nal.

No fim de 2011, o Grêmio toma uma atitude que o Internacional deveria ter feito ao fim de 2010, quando fracassou no Mundial Interclubes. Roth decepcionou e falhou em ambos os trabalhos, mas devido a uma atitude coerente e ágil da direção gremista, acabará não interferindo no planejamento do próximo ano do clube.

Só fica uma questão pendente: Até quando Roth ficará desempregado?

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Que cada time precisa na última Rodada

O blog fez uma simulação e chegou a todas as combinações possíveis para que os times alcancem seus objetivos.

Todos os jogos da 38ª Rodada terão algum valor, seja para título, como para Libertadores, Sul-Americana ou Rebaixamento.

A 38ª Rodada será no próximo domingo, 03/12, com todos os confrontos marcados para às 17h.




Corinthians (88% de chance) – Depende só de si


Vitória ou empate no clássico contra o Palmeiras
Empate ou Derrota do Vasco no caso de derrota para o Palmeiras.

Vasco (12% de chances)


Vitória no clássico contra o Flamengo e derrota do Corinthians.




Flamengo (90% de chances) – Depende só de si


Vitória ou Empate contra o Vasco
Caso perca seu jogo, apenas um time entre Coritiba, Internacional e Figueirense poderá vencer a sua partida.

Coritiba (37% de chances) – Depende só de si

Vitória no clássico contra o Atlético-PR.
Em caso de empate, Internacional, Figueirense e São Paulo não poderão vencer seus jogos, enquanto que o Botafogo precisa vencer e descontar 15 gols de diferença.
Em caso de derrota, Internacional e Figueirense também terão que sair derrotados, enquanto o São Paulo e Botafogo podem no máximo empatar seus confrontos.

Internacional (33% de chances)


Vencer o Gre-nal e torcer para que o Coritiba não vença o seu jogo ou para que o Flamengo perca o seu confronto.
Empatar o Gre-nal, desde que o Coritiba seja derrotado, enquanto Figueirense, São Paulo e Botafogo não poderão vencer seus jogos.

Figueirense (20% de chances)


Vencer seu jogo contra o Avaí e torcer por dois destes três resultados: Derrota do Flamengo, e (ou) empate ou derrota de Coritiba e (ou) Internacional.

Ainda há uma chance matemática que permite classificação do time com tropeço de Flamengo (derrota) ou Coritiba (empate ou derrota), ultrapassando o Internacional no saldo de gols, porém teria que descontar 13 gols de diferença do Colorado.

Empate contra o Avaí, desde que Coritiba e Internacional e São Paulo sejam derrotados e o Botafogo não vença o seu jogo.

São Paulo (14% de chances)


Vencer o Santos e torcer para que Coritiba, Internacional e Figueirense não vençam seus jogos.

Botafogo (6% de chances)


Vencer o Fluminense e torcer por derrota do Coritiba, empate ou derrota de Internacional, Figueirense e São Paulo.

Ainda há uma chance matemática que permite classificação do time com empate do Coritiba, porém uma diferença de 15 gols teria que ser descontada.




Atlético-MG - Depende só de si


Vitória ou empate contra o Cruzeiro.
Em caso de derrota no clássico mineiro, Bahia não pode vencer o seu jogo ou derrota do Atlético-GO

Atlético-GO - Depende só de si

Vitória contra o América-MG.
Empate contra o América-MG, desde que o Bahia não desconte uma diferença de 8 gols ou derrota do Atlético-MG.
Derrota contra o América-MG, desde que o Bahia não vença o seu jogo.

Bahia


Vitória contra o Ceará e derrota do Atlético-GO ou do Atlético-MG.

Ainda há uma chance matemática que permite classificação do time com empate do Atlético-GO, porém uma diferença de 8 gols teria que ser descontada.



Cruzeiro (28% de risco) - Depende só de si


Vitória contra o Atlético-MG
Empate contra o Atlético-MG, desde que o Ceará não vença o seu jogo.
Derrota contra o Atlético-MG, desde que Ceará e Atlético-PR não vençam seus jogos.

Ceará (81% de Risco)


Vitória contra o Bahia e empate ou derrota do Cruzeiro

Atlético-PR (91% de Risco)


Vitória contra o Coritiba, desde que o Cruzeiro seja derrotado e o Ceará não vença o seu jogo.


* Chances calculadas pelo matemático Tristão Garcia do site Infobola

Mas que campeonato é esse?!?!

Ao invés de decidir, a 37ª Rodada deixou ainda mais emoção para o final do Campeonato, que será no próximo domingo. Além de trocas de times na zona da Libertadores, a Rodada serviu apenas para eliminar matematicamente o Fluminense da disputa pelo título.



A definição do duelo entre Corinthians e Vasco ficou para a última rodada depois da vitória de ambos. O Corinthians cozinhou o jogo e venceu por 1x0 o Figueirense no Orlando Scarpelli, enquanto o Vasco conseguiu o gol da vitória contra o Fluminense já nos descontos com Bernardo, estragando a festa da torcida corintiana que se sentiu campeã antecipada durante boa parte da segunda etapa. O Corinthians precisa apenas de um empate para se sagrar pentacampeão.

Internacional e Figueirense, que no início da rodada estavam em quarto e quinto, acabaram fora do G5 em sexto e sétimo respectivamente depois de serem derrotados. O Inter foi derrotado pelo Flamengo, um concorrente direto, com direito a gol de Ronaldinho Gaúcho, que assim apaga o mal estar causado pela revelação de um vídeo intimo seu.

São Paulo e Botafogo poderiam ter assumido o quinto lugar, porém ambos foram derrotados. O tricolor paulista sucumbiu diante do Palmeiras, na derrota por 1x0, gol do goleador Marcos Assunção. Já o Fogão envergonhou a sua torcida com uma goleada sofrida por 4x0 diante do Atlético-MG, com direito a um pênalti perdido por El Loco Abreu quando o jogo estava 2x0 para os mineiros.

Quem acabou se aproveitando de tudo isso foi o Coritiba, que até então tratava uma vaga para a Libertadores como um sonho irreal, mas que ganhou toques de realidade com o recente retrospecto de cinco vitórias nos últimos seis jogos, e que somado com os constantes tropeços dos times que estão no G5, acabou culminando na sua entrada ao final da 37ª rodada, ganhando um total de quatro posições (Figueirense, Internacional, São Paulo e Botafogo).

O Flamengo se garante com um empate na Libertadores no clássico contra o Vasco, enquanto só a vitória no clássico paranaense contra o Atlético-PR garantiria o Coritiba.

Há ainda a disputa pela Copa Sul-Americana, que não é tão comentada por ser irrelevante aos times do eixo principal do futebol brasileiro, mas que são de total importância para times que buscam um lugar ao sol internacionalmente. Com as vagas abertas por Vasco e Santos, até o 14º lugar garantirá a vaga, posição que atualmente pertence ao Atlético Goianiense. Bahia ainda tem chances matemáticas para entrar nesta zona, tirando obrigatoriamente um dos Atléticos (MG ou GO).

Já a briga pelo descenso quase foi resolvida neste domingo, quando o Atlético-PR tropeçava diante do América-MG e o Cruzeiro conseguia a virada frente ao Ceará. Neste cenário, Cruzeiro se salvava, rebaixamento matematicamente Ceará e Atlético-PR. Porém o gol salvador do zagueiro da equipe cearense Daniel Marques no empate em 2x2 contra a Raposa, e a derrota do Furacão frente ao América-MG por 2x1, deixaram a definição para a última rodada.

O Furacão só se salva caso o Ceará não ganhe fora de casa do Bahia, além de uma derrota do Cruzeiro no clássico mineiro. Um empate do Cruzeiro já rebaixa o Furacão, mas não lhe garante a permanência na primeira divisão, visto que o Ceará lhe ultrapassaria em pontos com uma vitória, o que deverá apimentar o clássico mineiro.


Tudo se decidirá no próximo domingo, com todos os 10 jogos valendo alguma coisa, seja titulo ou vaga para a Libertadores, Sul-Americana, ou briga contra o rebaixamento.

domingo, 27 de novembro de 2011

Decisão do título ficou para a última rodada

Paralelo a Flamengo x Internacional, assisti também ao jogo entre Figueirense X Corinthians. Ambos os times precisavam da vitória para atingir seus objetivos: Libertadores e Título.



O Figueirense jogava em casa, porém vinha cheio de desfalques, que esfacelaram o esquema de Jorginho, mas pelo menos conseguiu colocar a campo o goleador Júlio César. Tite não tinha grandes problemas com escalação, mas não evitou que sua equipe fizesse um primeiro tempo conservador, que somado a um primeiro tempo truncado, o tornou moroso e com pouca emoção.

O Timão não criou nada de relevante na primeira etapa, enquanto que o Figueirense aos poucos começou a ter uma maior posse de bola, e conseguiu alguns lances de perigo, cujo maior foi uma bola na trave de Júlio César aos 27 minutos.

Na segunda etapa o jogo continuava com leve predomínio do Figueirense, que tinha dificuldades para finalizar. O Corinthians pouco chegava, tanto que na primeira grande chance aos 22 minutos da segunda etapa foi sair o gol, após uma ótima jogada individual de Alex, que cruzou para Liedson marcar o gol que no momento daria o título ao Corinthians.

O Figueirense continuou pressionando em busca do empate, mas pouco conseguiu assustar os corintianos, que após o final do jogo ficaram ansiosamente esperando os cerca de cinco minutos que o clássico carioca tinha a jogar, fruto de seu atrasado início.



Enquanto isso, Vasco e Fluminense faziam um tenso e disputado clássico carioca no Engenhão, visto que ambos os times ainda tinham chances matemáticas de título, mas cujo empate poderia significar na morte conjunta de ambos os times com um título antecipado do Corinthians.

O Vasco começou com a iniciativa e poderia ter aberto o marcador logo no primeiro minuto da partida com Diego Souza, se o árbitro Marcelo de Lima Henrique não tivesse marcado um impedimento inexistente do meia-atacante cruzmaltino.

O Fluminense foi chegar com perigo só aos 13 minutos com Fred, deixando o jogo franco e com ambos os times com chances para marcar. O Vasco perderia duas chances incríveis com Elton, que acabou cabeceando para fora no primeiro, enquanto que no segundo pegou um rebote na pequena área e acertou o travessão de Cavalieri, que havia feito uma grande defesa anteriormente. O Fluminense também aprontou, com uma bola na trave de Rafael Sóbis e com uma grande jogada coletiva envolvendo Rafael Sóbis, Fred e Marquinhos, que recebeu uma escorada do goleador e acabou errando o alvo.

O segundo tempo contou com a chuva como um ingrediente extra, que acabou deixando o jogo mais truncado e cheio de lances ríspidos, que custaram vários cartões. Para complicar, o Corinthians abria o placar no seu jogo, deixando o Vasco na obrigação de vencer. Mas era o Fluminense que chegava, perdendo duas grandes chances e obrigando o técnico Cristóvão Borges, que já havia trocado Elton por Bernardo no intervalo, a alterar novamente o time, sacando Felipe para a entrada de Alecsandro, recompondo o esquema com um atacante de ofício.

O centroavante mostrou toda a sua estrela que autor de gol de título do time na Copa do Brasil, marcando na sua primeira grande oportunidade aos 31, ao receber uma escorada de Rômulo e livre marcar de cabeça. Logo depois, Leandro Elzébio salvou o que seria o segundo gol do Vasco. Mas o Fluminense não desistia, e na base do desespero chegou ao empate aos 38 com Fred, marcando de voleio o seu oitavo gol em três jogos.

O Fluminense colocava o titulo novamente nos pés do Corinthians, mas ainda havia cerca de 10 minutos de jogo, que foram inicialmente tensos ao Vasco. A equipe chegou a ter o atacante Leandro que estava no banco expulso por reclamação, mas conseguiria chegar ao gol da vitória aos 46, quando Bernardo recebeu de Alecsandro e precisou concluir duas vezes para marcar o gol da vitória fluminense.



Dia de emoção no Rio de Janeiro e em Florianópolis, mas sem definição. Corinthians e Vasco vão para a última rodada em condições de título. Para os paulistas, um empate contra o Palmeiras já é suficiente, enquanto o Vasco terá que vencer o clássico carioca contra o Flamengo e ainda secar o Timão. Porém Palmeiras e Flamengo não deixarão barato.

Vaga Colorada dificultada por desafeto gremista



Em uma das grandes decisões desta 37ª Rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo levou a melhor sobre o Internacional em Macaé e definitivamente encaminhou a sua vaga para a próxima edição da Libertadores.

Com um dia chuvoso em todo o estado do Rio de Janeiro, os times acabaram encontrando um gramado encharcado no Moacyrzão, que era convidativo a chutes de longa distância. Ronaldinho Gaúcho foi o primeiro a testar o goleiro Muriel, enquanto o Inter começava mais conservador, e só dava trabalho ao goleiro Felipe em cruzamentos ou em lances de bola parada.

Mas o esquema montado por Luxemburgo com Ronaldinho Gaúcho e Thomás mais adiantados, retirando a figura do centroavante com a suspensão de Deivid, deixou o time carioca refém de contra-ataques e jogadas rápidas de aproximação, que eram facilmente combatidas pelo sistema defensivo colorado, que aos poucos começava a dominar o meio-campo, passando a criar chances.

O Inter teve as melhores chances da primeira etapa, exigindo grandes defesas de Felipe em conclusões de Gilberto e Damião, além de chutes próximos ao gol de D’Alessandro e Bolívar. Tal atitude poderia fazê-lo vencedor da primeira etapa, caso não houvesse tantos desperdícios, enquanto que o Flamengo dependia de uma individualidade ou de alguma falha, que para a infelicidade do time colorado, viria a ocorrer nos descontos, em uma jogada puxada por Thiago Neves, que tentou lançar Ronaldinho. A bola inicialmente não chegaria ao atacante, porém acabou batendo no calcanhar de Rodrigo Moledo, que estava confuso com o pedido de Muriel para parar o jogo em virtude de uma lesão, e acabou sobrando redonda para que o desafeto gremista marcasse o gol que daria a vitória ao time da gávea.

O Inter teve todo o segundo tempo para reagir, e foi para cima do Flamengo desde o início da etapa em clima de pressão, consagrando o goleiro Felipe, que estava bem colocado e evitou várias tentativas de cruzamentos e arremates. Em um lance envolvendo Damião, o atacante acabou ganhando da defesa em um jogo de corpo e recebeu uma bola na entrada da área e obrigou Felipe a efetuar um milagre.

Dorival tentou mexer no time com Andrezinho no lugar de Gilberto, que fez o time voltar ao 4-5-1, porém o Inter não conseguiu aumentar a intensidade ofensiva, enquanto que o Flamengo começou a encaixar contra-ataques, tendo duas grandes chances para marcar. O técnico colorado colocaria Jô e Fabrício nos lugares de Nei e Kleber já em atitude desesperada, mas as alterações conseguiu piorar o Inter, que pareceu conformado com a derrota, desistindo de pressionar nos minutos finais e quase levando o segundo gol em escapadas do Flamengo.

Os resultados permitiam ao Inter garantir classificação para a Libertadores com uma rodada de antecedência, porém o time não se ajudou, perdeu e se complicou, saindo do G5 no momento derradeiro e agora necessitando secar Coritiba ou Flamengo, além de vencer o disputado clássico Gre-nal, já que o time não depende só de si para se classificar.