Em uma das grandes decisões desta 37ª Rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo levou a melhor sobre o Internacional em Macaé e definitivamente encaminhou a sua vaga para a próxima edição da Libertadores.
Com um dia chuvoso em todo o estado do Rio de Janeiro, os times acabaram encontrando um gramado encharcado no Moacyrzão, que era convidativo a chutes de longa distância. Ronaldinho Gaúcho foi o primeiro a testar o goleiro Muriel, enquanto o Inter começava mais conservador, e só dava trabalho ao goleiro Felipe em cruzamentos ou em lances de bola parada.
Mas o esquema montado por Luxemburgo com Ronaldinho Gaúcho e Thomás mais adiantados, retirando a figura do centroavante com a suspensão de Deivid, deixou o time carioca refém de contra-ataques e jogadas rápidas de aproximação, que eram facilmente combatidas pelo sistema defensivo colorado, que aos poucos começava a dominar o meio-campo, passando a criar chances.
O Inter teve as melhores chances da primeira etapa, exigindo grandes defesas de Felipe em conclusões de Gilberto e Damião, além de chutes próximos ao gol de D’Alessandro e Bolívar. Tal atitude poderia fazê-lo vencedor da primeira etapa, caso não houvesse tantos desperdícios, enquanto que o Flamengo dependia de uma individualidade ou de alguma falha, que para a infelicidade do time colorado, viria a ocorrer nos descontos, em uma jogada puxada por Thiago Neves, que tentou lançar Ronaldinho. A bola inicialmente não chegaria ao atacante, porém acabou batendo no calcanhar de Rodrigo Moledo, que estava confuso com o pedido de Muriel para parar o jogo em virtude de uma lesão, e acabou sobrando redonda para que o desafeto gremista marcasse o gol que daria a vitória ao time da gávea.
O Inter teve todo o segundo tempo para reagir, e foi para cima do Flamengo desde o início da etapa em clima de pressão, consagrando o goleiro Felipe, que estava bem colocado e evitou várias tentativas de cruzamentos e arremates. Em um lance envolvendo Damião, o atacante acabou ganhando da defesa em um jogo de corpo e recebeu uma bola na entrada da área e obrigou Felipe a efetuar um milagre.
Dorival tentou mexer no time com Andrezinho no lugar de Gilberto, que fez o time voltar ao 4-5-1, porém o Inter não conseguiu aumentar a intensidade ofensiva, enquanto que o Flamengo começou a encaixar contra-ataques, tendo duas grandes chances para marcar. O técnico colorado colocaria Jô e Fabrício nos lugares de Nei e Kleber já em atitude desesperada, mas as alterações conseguiu piorar o Inter, que pareceu conformado com a derrota, desistindo de pressionar nos minutos finais e quase levando o segundo gol em escapadas do Flamengo.
Os resultados permitiam ao Inter garantir classificação para a Libertadores com uma rodada de antecedência, porém o time não se ajudou, perdeu e se complicou, saindo do G5 no momento derradeiro e agora necessitando secar Coritiba ou Flamengo, além de vencer o disputado clássico Gre-nal, já que o time não depende só de si para se classificar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário