Ao invés de decidir, a 37ª Rodada deixou ainda mais emoção para o final do Campeonato, que será no próximo domingo. Além de trocas de times na zona da Libertadores, a Rodada serviu apenas para eliminar matematicamente o Fluminense da disputa pelo título.
A definição do duelo entre Corinthians e Vasco ficou para a última rodada depois da vitória de ambos. O Corinthians cozinhou o jogo e venceu por 1x0 o Figueirense no Orlando Scarpelli, enquanto o Vasco conseguiu o gol da vitória contra o Fluminense já nos descontos com Bernardo, estragando a festa da torcida corintiana que se sentiu campeã antecipada durante boa parte da segunda etapa. O Corinthians precisa apenas de um empate para se sagrar pentacampeão.
Internacional e Figueirense, que no início da rodada estavam em quarto e quinto, acabaram fora do G5 em sexto e sétimo respectivamente depois de serem derrotados. O Inter foi derrotado pelo Flamengo, um concorrente direto, com direito a gol de Ronaldinho Gaúcho, que assim apaga o mal estar causado pela revelação de um vídeo intimo seu.
São Paulo e Botafogo poderiam ter assumido o quinto lugar, porém ambos foram derrotados. O tricolor paulista sucumbiu diante do Palmeiras, na derrota por 1x0, gol do goleador Marcos Assunção. Já o Fogão envergonhou a sua torcida com uma goleada sofrida por 4x0 diante do Atlético-MG, com direito a um pênalti perdido por El Loco Abreu quando o jogo estava 2x0 para os mineiros.
Quem acabou se aproveitando de tudo isso foi o Coritiba, que até então tratava uma vaga para a Libertadores como um sonho irreal, mas que ganhou toques de realidade com o recente retrospecto de cinco vitórias nos últimos seis jogos, e que somado com os constantes tropeços dos times que estão no G5, acabou culminando na sua entrada ao final da 37ª rodada, ganhando um total de quatro posições (Figueirense, Internacional, São Paulo e Botafogo).
O Flamengo se garante com um empate na Libertadores no clássico contra o Vasco, enquanto só a vitória no clássico paranaense contra o Atlético-PR garantiria o Coritiba.
Há ainda a disputa pela Copa Sul-Americana, que não é tão comentada por ser irrelevante aos times do eixo principal do futebol brasileiro, mas que são de total importância para times que buscam um lugar ao sol internacionalmente. Com as vagas abertas por Vasco e Santos, até o 14º lugar garantirá a vaga, posição que atualmente pertence ao Atlético Goianiense. Bahia ainda tem chances matemáticas para entrar nesta zona, tirando obrigatoriamente um dos Atléticos (MG ou GO).
Já a briga pelo descenso quase foi resolvida neste domingo, quando o Atlético-PR tropeçava diante do América-MG e o Cruzeiro conseguia a virada frente ao Ceará. Neste cenário, Cruzeiro se salvava, rebaixamento matematicamente Ceará e Atlético-PR. Porém o gol salvador do zagueiro da equipe cearense Daniel Marques no empate em 2x2 contra a Raposa, e a derrota do Furacão frente ao América-MG por 2x1, deixaram a definição para a última rodada.
O Furacão só se salva caso o Ceará não ganhe fora de casa do Bahia, além de uma derrota do Cruzeiro no clássico mineiro. Um empate do Cruzeiro já rebaixa o Furacão, mas não lhe garante a permanência na primeira divisão, visto que o Ceará lhe ultrapassaria em pontos com uma vitória, o que deverá apimentar o clássico mineiro.
Tudo se decidirá no próximo domingo, com todos os 10 jogos valendo alguma coisa, seja titulo ou vaga para a Libertadores, Sul-Americana, ou briga contra o rebaixamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário