Após duas rodadas, com cada equipe jogando uma partida em casa e outra fora, já é possível visualizar pelotões que estão sendo formados e que poderão determinar o destino de cada equipe na competição.
No sábado, além da vitória do Ceará diante do Internacional em pleno Beira-Rio, a rodada reservou a recuperação do Botafogo que venceu no Engenhão os reservas do Santos, enquanto São Paulo e Atlético-MG confirmaram o bom inicio com a segunda vitória em dois jogos, com os paulistas achando um gol já nos descontos com Lucas, enquanto o Galo usou a sua superioridade técnica para fazer 3x1 no Avaí em Florianópolis.
Já no domingo, assisti aos jogos entre Cruzeiro x Palmeiras e Atlético-Go x Fluminense. Em Sete Lagoas, o Cruzeiro de Cuca ainda sofre a turbulência de ter sido inesperadamente eliminado da Libertadores. Viu-se que a equipe teve uma superioridade técnica perante o Palmeiras, porém detalhes quase que fizeram da atuação de hoje um desastre completo. Bastou um vacilo defensivo para que Luan pudesse abrir o placar para o verdão, enquanto no ataque, Anselmo Ramon, que começou no banco, recebeu uma chance de ouro de Wallyson, que lhe passou com o gol escancarado e com goleiro batido, e o atacante se enrolou e desperdiçou inexplicavelmente uma das chances mais perdidas de gol da história. Pelo menos veio a se redimir e empatou a partida após cobrança de escanteio.
No outro jogo, o Fluminense jogou pro gasto e venceu os goianos do Atlético no Serra Dourada. O gol foi marcado logo no início da partida, com Deco cobrando escanteio, e Leandro Euzébio aproveitou-se de um desvio de Valencia para completar para o gol. A movimentação de Deco e Conca foi muito boa, com os meias conseguindo criar algumas boas jogadas enquanto tiveram folego. Porém, o Fluminense quase que põe tudo a perder na segunda etapa ao recuar demasiadamente, e permitir que o Atlético tentasse pressionar em busca do empate. Vitória que lhe serviu para se redimir do 0x2 sofrido em casa diante do São Paulo na primeira rodada.
Ainda neste domingo, Vasco e Corinthians fizeram o dever de casa ao vencer o América-MG e o Coritiba respectivamente. Os dois se juntam ao Atlético-MG e ao São Paulo na liderança do Brasileirão, com uma liderança quadrupla. Na edição passada, apenas o Corinthians detinha 100% de aproveitamento na segunda rodada, o que comprova o desiquilíbrio que está se formando neste Brasileirão.
A tabela mostra 4 times com 100% de aproveitamento, numero que deverá cair ao longo das rodadas, enquanto 7 times estão com 50% e 3 pontos. Apenas 3 times ainda não pontuaram, onde dois são de Curitiba. Ainda faltam 36 rodadas, porém já é bom as equipes que não começaram bem se preocupar, pois logo estarão muito atrás das demais.
Até agora, passo a mão na cabeça de Santos e Coritiba, que estão disputando a reta final de outras competições, e que mostram não ter um grupo para suportar simultaneamente uma boa campanha no Brasileirão. Se vacilarem na Libertadores e Copa do Brasil respectivamente, terão que ter todo um trabalho de remotivação e de reabilitação para não ter seu destino focado em se manter na Série A. Já Internacional e Cruzeiro não tem desculpa para os maus resultados, que os deixam entre os últimos. Foram apenas um ponto em dois jogos, o que poderá pesar no final do campeonato em relação a uma vaga na libertadores ou a um possível titulo.
Por enquanto o Campeonato é dos times do eixo, com 5 representantes entre os 6 primeiros. O Galo vem sendo a grande surpresa da competição resta saber se terá grupo para suportar os jogos quartas e domingos que surgem no horizonte, a partir do final do próximo mês na sétima rodada. Será a partir deste ponto, que este esboço inicial virará um esqueleto com o destino de cada equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário