quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Button na McLaren; Mais decisões na F1

As coisas andam turbinadas nesta semana na F1, depois do surgimento da Mercedes GP, agora é a vez do mercado de pilotos ter definições.

As duas maiores especulações, de Kimi Raikkonen e Jenson Button foram desfeitas nesta quarta-feira. O inglês, campeão do Mundial 2009 vai ser companheiro de Lewis Hamilton na McLaren, enquanto o finlandês deixará o circo e se dedicará ao rali.

O caso de Button é emblemático, pois o inglês, que teve um carro bem acima da média no início da temporada, triturou os adversários, conseguindo 6 vitórias nas primeiras 7 corridas. Após o meio da temporada, o inglês teve um inferno astral, juntamente com a perda de competitividade de sua Brawn, e viu o crescimento do seu companheiro Rubens Barrichello, que conquistou duas vitórias somado a melhores resultados e encostou no inglês, porém Button conseguiu manter certa vantagem, e conseguiu comemorar seu primeiro título mundial no Brasil.

O inglês queria uma valorização salarial por parte da Brawn, e não se agradou com a compra da equipe por parte da Mercedes, decidindo ir para a McLaren, virando companheiro de Hamilton. com isso, a equipe britânica continuará usando o Nº1, e terá uma dupla de ingleses. Porém o Nº1 de Button só será decorativo, pois não há como esconder a preferência por Hamilton, que desta vez usará o Nº2, por questões de regulamento. O tempo de contrato ainda não foi divulgado, porém era especulado em três temporadas. Serão os dois últimos campeões mundiais na McLaren em 2010.

Já Kimi Raikkonen, vai tirar uma "folga" da categoria na próxima temporada, é o que diz seu empresário Steve Robertson. O finlandês, campeão mundial em 2007 com a Ferrari, queria uma equipe competitiva para seguir correndo na categoria. Sua opção era voltar a McLaren, sendo companheiro de Hamilton, porém não houve acerto entre McLaren e Ferrari quanto ao seu salário e o piloto ficará fora da categoria em 2010, se dedicando a corridas de rali e as 24 Horas de Le Mans.

O pessoal deve estar pensando. Mas qualquer equipe da F1 não pagaria mais que uma equipe de rali? A resposta é sim, porém o caso de Raikkonen é diferente. O finlandês possui contrato com a Ferrari até o final de 2010, com clausulas favoráveis ao piloto. Pela quebra de contrato a Ferrari é obrigada a pagar o valor de seu salário até o final do contrato caso o piloto ficasse fora do grid, e uma parte caso arrumasse outra equipe. Raikkonen deve ter feito os prós e contras e decidido sair nesta temporada da categoria, garantindo a sua "mesada" da Ferrari.

Ao meu ver, o piloto não está errado, pois poderá se afastar um pouco do circo, disputar outras categorias e voltar renovado em 2011, quem sabe em uma Red Bull ou na McLaren, caso a dupla Hamilton e Button não dê certo. No fim o negócio foi bom para ambos, já que a Ferrari terá a dupla Massa e Alonso, enquanto Raikkonen que estava visivelmente desanimado, vai dar uma parada e voltar de ânimo renovado.

Quanto à Mercedes GP acho que foi uma bola fora não fazer esforço para manter Button ou Barrichello. A equipe que terá o aporte financeiro da Mercedes e o know-how de Ross Brawn, provavelmente terá como pilotos Niko Rosberg e Nick Heidfeld. Vejo Heidfeld como um piloto mediano, e Rosberg com grande potencial, porém deveria ter alguém mais experiente como companheiro. É ai que entraria Barrichello ou Button, porém eles são alemães e que se entendam...

Glock confirmado na Manor

Enquanto os pilotos Niko Rosberg e Nick Heidfeld carecem de confirmação na Mercedes GP, outro alemão Timo Glock ajeitou seu futuro na categoria. O ex-piloto da Toyota acertou com a novata Manor, que junto com a Lotus, Campos e US F1 entrarão em 2010 na categoria.

Prevejo uma temporada difícil para Glock, visto que a novata Manor não deverá ter grandes ambições em seu ano de estreia na categoria. Porém se fizer uma boa temporada, Glock poderá ser lembrado em equipes maiores para 2011. O alemão poderá ter como companheiro Lucas di Grassi, que está em negociações com a equipe para ser o segundo piloto.

Pacto de Concórdia - Disputa fora das pistas

Após um ano de intensas negociações, ainda não foi desta vez que a paz prevaleceu entre as equipes com a FIA.

As equipes querem mais dinheiro da divisão dos lucros da FIA, enquanto Bernie Ecclestone está oferecendo um aumento de 10%, o que daria 50% da participação dos ganhos em troca da assinatura do Pacto de Concórdia, um contrato cujas equipes se comprometeriam em permanecer na categoria até 2012.

A realidade é que as equipes, na figura das montadoras que ainda se mantiveram no circo, querem uma participação bem maior nos lucros por serem as protagonistas do espetáculo que virou a F1, tomando controle das participações e diminuindo o poder de Bernie. Esta história não é recente, e sempre dará pano para a manga, porém Bernie é esperto, e terá uma carta na manga para amansar as feras por mais algum tempo.

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