O que surgiu como boato, virou especulação, transformou-se em tendência agora se tornou oficial. A Mercedes deixará a parceria que mantinha com a McLaren para ter a sua própria equipe no circo, comprando as ações da Brawn GP.
O anúncio foi feito no início desta tarde pelo presidente Dieter Zetsch do grupo Daimler, que controla a marca Mercedes-Benz. A iniciativa foi possível pelo fato da montadora adquirir 75% das ações da Brawn GP, e motivada pela extremidade de relações com a sua antiga parceira, a McLaren, na qual tinha uma relação de 14 anos e conquistou 59 vitórias, 3 títulos de pilotos e 1 de construtores.
A Mercedes GP não começará do zero, e por isso houve o interesse em comprar a Brawn GP, onde Ross Brawn havia comprado por valor simbólico o espólio da Honda, que deixou a categoria em 2008.
Com investimentos modestos, a Brawn GP teve uma grande interpretação do regulamento, montando um carro competitivo e que foi imbatível na primeira metade da temporada. A equipe ganhou 8 corridas, sendo campeã mundial de pilotos com Jenson Button e do mundial de construtores com 172 pontos, entrando para a história recente da categoria por conseguir tal feito no seu primeiro ano de existência. A equipe agora mudará de nome, e passará a ter o aval financeiro da Mercedes, que terá o Know-how de Ross Brawn, já nascendo grande e disputando vitórias.
Já para a McLaren as coisas não ficaram ruins a curto prazo. Continuará com os propulsores da Mercedez até 2015, tendo que comprar os 40% das ações pertencentes a sua ex-parceira. Faltará dinheiro, pois era a Mercedes que trazia os maiores investimentos para a equipe. Agora a McLaren terá que achar um grande investidor para que possa desenvolver normalmente seus projetos, senão terá que cortar drasticamente seus gastos, e fatalmente perderá competitividade.
A parceria ficou visivelmente abalada após o escândalo do caso de espionagem em 2007, onde foi encontrado na casa do projetista-chefe da McLaren, Mike Coughan, cerca de 780 páginas de informações da Ferrari. A equipe foi considerada culpada pela FIA e foi excluída da classificação do mundial de construtores, além de ter pago uma multa gorda de 100 milhões de dólares. Outro motivo que estreitou de vez a relação foi o fato de a McLaren estar começando a utilizar seus motores próprios nos seus veículos esportivos, onde o ex-chefe da equipe Ron Dennis, encabeça o projeto de utilização de motores próprios.
Quanto a pilotos, a expectativa é que a Mercedes GP tenha uma dupla de pilotos alemã, com Heidfeld sendo contratado para ser companheiro de Rosberg, que já havia sido anunciado semanas antes. Com isso, Jenson Button deverá ir para a McLaren, porém não se descarta a permanência do inglês na Mercedes GP, já que a equipe poderia preferir utilizar o carro com o Nº1 na próxima temporada.
Índia divulga projeto de circuito para 2011
A Índia, que deverá abrigar um GP de F1 a partir de 2011 divulgou as primeiras imagens do projeto do circuito. O Projeto foi feito por Hermann Tilke, que é o projetista dos últimos circuitos que foram criados para abrigar a F1. O traçado lembra o recém-inaugurado de Abu Dhabi.
Pelo que a imagem mostra, o circuito terá duas retas relativamente grandes e curvas de lenta velocidade. Deverá ter uma arquitetura linda, respeitando a cultura local, porém o circuito será mais um autorama, onde o que mais vale é a beleza da arquitetura, e não a corrida em si.
Pneus dianteiros novos para 2010
A Bridgestone, atual fornecedora de pneus para a categoria, anunciou que mudara o formato de pneus dianteiros para ter uma maior aderência. Os pneus dianteiros serão mais estreitos, o que fará com que os engenheiros tenham que mudar o chassi dos carros para se adaptar a eles.
A preocupação da Bridgestone se deve ao fato que na próxima temporada não haverá mais reabastecimento, e com isso os carros começarão a corrida bem mais pesados. A empresa já anunciou que deixa a categoria em 2010.
Mercado de Pilotos segue agitado
Com o fim da temporada e o encaminhamento dos projetos para a próxima temporada a todo o vapor, esta é a hora onde há muitas especulações quanto a mudança de pilotos.
Atualmente o que está garantido é: Ferrari com Massa e Alonso, RBR com Webber e Vettel, Renault com Kubica, Toro Rosso com Buemi e Jaime Alguersuari, Williams com Barrichello e Hülkenberg, Campos com o brasileiro Bruno Senna e Lewis Hamilton na McLaren.
Nas demais equipes ainda não há anúncios oficiais, porém há tendências como a de Rosberg na nova Mercedes GP. Também há indefinições nas novatas Manor, Lotus, US F1 além da outra vaga da Campus. Ainda resta saber se a Renault, mesmo tendo anunciado Kubica como piloto, definirá se irá permanecer no circo ou saíra da categoria, e sobre o projeto da US F1 que é desconhecido até agora.
Pra descontrair
Essa eu tirei do blog do Ico, do respeitado jornalista Luis Fernando Ramos, que cobre em loco a F1 durante a temporada. No último final de semana, em Valência, houve as Finais Ferrari, onde pela primeira vez Alonso apareceu oficialmente como membro da escuderia italiana. O presidente Luca di Montezemolo conduziu os os pilotos Massa e Alonso a bordo de uma Ferrari California. Na última curva aconteceu o incidente... só vendo para dar umas gargalhadas.
Atualmente o que está garantido é: Ferrari com Massa e Alonso, RBR com Webber e Vettel, Renault com Kubica, Toro Rosso com Buemi e Jaime Alguersuari, Williams com Barrichello e Hülkenberg, Campos com o brasileiro Bruno Senna e Lewis Hamilton na McLaren.
Nas demais equipes ainda não há anúncios oficiais, porém há tendências como a de Rosberg na nova Mercedes GP. Também há indefinições nas novatas Manor, Lotus, US F1 além da outra vaga da Campus. Ainda resta saber se a Renault, mesmo tendo anunciado Kubica como piloto, definirá se irá permanecer no circo ou saíra da categoria, e sobre o projeto da US F1 que é desconhecido até agora.
Pra descontrair
Essa eu tirei do blog do Ico, do respeitado jornalista Luis Fernando Ramos, que cobre em loco a F1 durante a temporada. No último final de semana, em Valência, houve as Finais Ferrari, onde pela primeira vez Alonso apareceu oficialmente como membro da escuderia italiana. O presidente Luca di Montezemolo conduziu os os pilotos Massa e Alonso a bordo de uma Ferrari California. Na última curva aconteceu o incidente... só vendo para dar umas gargalhadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário