quarta-feira, 16 de julho de 2014

Grêmio fica no 0x0 em reestreia do Brasileirão

E na volta do Campeonato Brasileiro depois da pausa para a Copa do Mundo, o Grêmio não saiu do 0x0 contra o Goiás na Arena, marcando passo na tabela e desanimando seus torcedores que esperavam uma vitória com boa atuação.

Sem ainda contar com todos os reforços, como o lateral Matías Rodríguez e o meia Fernandinho, mas contando com o grande reforço para o restante da temporada, o meia Giuliano, o Grêmio continuou apresentando deficiências ofensivas, que lhe fizeram perder dois pontos importantes na luta pela parte de cima da tabela. 

Enderson escalou o time no 4-2-3-1, com o zagueiro Saimon atuando na lateral esquerda, Riveros e Ramiro como volantes e um Giuliano comandando o trio de meias formado juntamente com Alan Ruíz e Luan, que tinham a função de abastecer Barcos. O time mostrou muito desentrosamento e problemas na transição e aproximação dos meias, que detinham a exclusividade de movimentação, já que não havia a chegada dos laterais e a presença dos volantes para o tabelamento ou infiltração era rara. Porém houve pouca profundidade, o que reduziu as chances de vantagem ofensiva contra a bem postada defesa do Goiás. 

Mesmo assim, o Grêmio conseguiu criar algumas chances, basicamente em lances individuais, com Barcos tendo pelo menos três chances para marcar, enquanto que Luan teve a outra grande chance do time na primeira etapa. Giuliano foi participativo principalmente na primeira etapa, conseguindo criar jogadas, enquanto que Luan foi o único jogador que mostrou movimentação e velocidade na frente. Ambos cairiam de produção na segunda etapa em virtude do cansaço.

Foto: Gremio.NET
Na segunda etapa, o Grêmio até teve momentos de pressão no início do jogo, conseguindo duas conclusões com Alan Ruíz, uma em tabelamento com Giuliano, porém o time caiu de desempenho principalmente após as alterações de Enderson Moreira, que retirou Ramiro para entrada de Dudu, Barcos para a entrada de Lucas Coelho e Ruíz para a entrada de Zé Roberto. O time perde ainda mais qualidade na transição, o que fez com que a bola chegasse quadrada no setor ofensivo, facilitando a marcação do Goiás.  Com isso, o time dependeu exclusivamente das individualidades e de chutes de fora da área, onde Lucas Coelho acabou acertando a trave aos 35 minutos, na melhor chance do Grêmio na partida.

 O Goiás foi conservador ao longo do jogo, e praticamente apenas se defendeu. O time passou a se arriscar mais ao ataque na parte final da segunda etapa, aproveitando-se da desorganização gremista para incomodar o adversário, porém o time parecia satisfeito com o empate em Porto Alegre e preferiu não se esforçar para buscar a vitória. Mesmo assim, a equipe esmeraldina mostrou deficiências defensivas do Grêmio, que mesmo tendo um zagueiro na lateral esquerda e Riveros jogando praticamente como um zagueiro quando o time se defendia, o tricolor gaúcho correu riscos, e Marcelo Grohe teve que efetuar algumas intervenções importantes ao longo do jogo. 

O placar de 0x0 trará muitos questionamentos ao Grêmio, em virtude de o time não apresentar uma atuação satisfatória, além de continuar com alguns problemas ofensivos que eram vistos antes da Copa, como por exemplo, a pouca contribuição de Barcos. O pirata foi substituído nos segundo tempo diante de muitas vaias, e o seu período de titularidade poderá estar chegando ao fim. Uma solução seria Enderson abrir mão do tradicional centroavante de referência para colocar mais um meia, que pode ser Dudu ou Rodriguinho, criando a alternativa do “falso 9”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário