quarta-feira, 18 de junho de 2014

Croácia goleia Camarões pelo Grupo A


A Croácia goleou Camarões em Manaus pelo Grupo A. Com o resultado, o time europeu segue vivo no grupo e praticamente classificou o Brasil, já que apenas uma derrota brasileira para Camarões somada com um empate de Croácia x México eliminaria o time brasileiro.

O jogo foi tranquilo para a Croácia, já que venceu o adversário sem dificuldades, já que Camarões mostrou ser um dos times mais fracos do torneio e ainda teve um jogador expulso na primeira etapa por agressão, o experiente Alex Song do Barcelona, e só não ganhou por um placar mais elástico em virtude da falta de pontaria.

Camarões até tentou surpreender no início, tomando a iniciativa, porém a Croácia aos poucos foi tomando conta do jogo e veio abrir o placar logo aos 11 minutos, em um cruzamento mal afastado que sobrou para Perisic assistir Olic. O primeiro tempo seguiu morto e com poucas conclusões, até que no final houve a expulsão de Song, que deu um soco nas costas de Mandzukic, encerrando de forma patética a sua participação na Copa. 

Na segunda etapa, a Croácia aproveitou a vantagem numérica e ampliou aos 2 minutos com Perisic, após uma arrancada de mais de 40 metros na esquerda, entrando em diagonal na área para chutar rasteiro no contrapé do goleiro. Na medida em que o tempo passava e o adversário cansava, a Croácia foi encontrando muitos espaços para marcar, fazendo o terceiro e o quarto com Mandzukic, sendo o primeiro de cabeça e o segundo pegando um rebote.  Nos minutos finais houve um festival de gols perdidos por parte dos croatas, que tiveram várias oportunidades para ampliar o placar.

Foto: @fifaworldcup_pt 
Com o resultado, a Croácia soma seus primeiros pontos no Grupo A. Terá o México na última rodada em um confronto direto, que, em tese, só a vitória interessa. Há uma possibilidade de classificação em conjunto com o México, mas desde que o Brasil perca o seu jogo, algo praticamente inviável. 

Os jogos da segunda rodada deixaram claro que a situação do Brasil estaria delicada caso os árbitros Roldán e Nishimura não errassem, respectivamente, contra México e Croácia. No jogo mexicano, o árbitro invalidou dois gols por impedimento inexistente. Caso não fossem assinalados e acontecessem os gols, o México estaria em vantagem diante do Brasil no saldo de gols. Já a Croácia empatava com o Brasil que tinha dificuldades, e se não fosse o pênalti inexistente assinalado em Fred, provavelmente os europeus não levariam o gol de Oscar e conseguiriam segurar o empate, que deixaria México e Croácia com 4 pontos, dependendo do empate para se classificar enquanto que o Brasil ficaria com dois, precisando de uma difícil goleada, já que o futebol da seleção está deixando a desejar.

Camarões já está eliminado e tende a ser superado pelo Brasil. O grupo de jogadores chegou a brigar com a Federação camaronesa e atrasar a viagem para o Brasil, em virtude de não ter havido acerto no bicho, porém parecem ter esquecido o futebol no seu país de origem. Com a derrota de hoje, Camarões já possui seis insucessos consecutivos em Copa, o que contrasta com aquela seleção da Decada de 90 comandada por Roger Milla que buscava crescimento. Com exceção de Costa do Marfim, a campanha africana na Copa até agora é decepcionante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário