A Colômbia venceu Costa do Marfim neste domingo pelo Grupo C no Estádio Mané Garrincha e garantiu virtualmente a classificação para a segunda fase, que poderá virar real no caso de um empate entre Grécia e Japão. O time sul-americano jogou melhor boa parte da partida e mereceu a vitória.
O primeiro tempo não foi tão bom tecnicamente, já que as equipes criavam pouco e abusavam no passe longo em velocidade, onde a Colômbia levava leve vantagem, o que a colocou como melhor no primeiro tempo. Apesar de os times possuírem características ofensivas, foram poucas conclusões, além de perderem intensidade ao decorrer da primeira etapa em virtude do calor de Brasília.
A melhor chance da primeira etapa foi colombiana, com Gutierrez, após ser lançado por James Rodríguez, estava livre e acabou furando bizonhamente na bola e também salvando o árbitro Howard Webb, pois estava adiantado e o árbitro não havia assinalado o impedimento.
Os times recuperaram o fôlego no intervalo e fizeram um início de segundo tempo alucinante, com muita correria e passes longos, porém com pouca inspiração. O treinador da Colômbia José Pékerman perdeu a paciência com o meia pela esquerda Ibarbo, decisivo no jogo contra a Grécia mas que fazia má partida diante dos marfinenses, colocando o jovem Quintero do Porto e variando a linha de três meias (4-2-3-1), pois era uma opção de movimentação para a dupla James Rodríguez e Cuadrado, que começaram a jogar mais, sendo que James saiu do meio e foi para a ponta esquerda.
Foto: @SpheraColombia |
A Colômbia aumentou a sua intensidade ofensiva e acertou o travessão com Cuadrado aos 13, após ser servido por James Rodríguez na direita e em jogada individual ganhou espaço para o arremate, mesmo sem ter grande ângulo. O treinador francês da Costa do Marfim Lamouchi, percebendo o domínio sul-americano, resolveu colocar Drogba, porém pouco tempo depois sairia o gol da James Rodríguez, após uma cobrança de escanteio de Cuadrado, e que o meia mostrou habilidade no jogo aéreo para ganhar da defesa africana e cabecear livre para marcar.
Lamouchi resolveu colocar outro veterano, Kalou, e a Costa do Marfim foi com tudo para o ataque em busca do empate. Porém em um erro na saída de bola do volante Serey, James Rodríguez acabou desarmando-o e servindo Gutierrez que achou Quintero para marcar o segundo aos 24.
A Costa do Marfim voltou ao jogo três minutos depois, com Gervinho descontando em jogada individual pela esquerda. Aí, nos minutos finais, foi uma pressão da Costa do Marfim em busca do gol de empate, porém sem conseguir uma chance clara, enquanto que a Colômbia conseguiu encaixar alguns contra-ataques, porém não conseguiu fazer o gol que definiria o placar.
Foto: @fifaworldcup_pt |
A Colômbia mostrou soluções ofensivas com a entrada de Quintero, que deverá ganhar a posição de Ibarbo. O jogador de 21 anos e que atua no Porto foi o segundo colombiano mais jovem a marcar gol em Copa do Mundo e criou uma opção de movimentação no meio, deixando-o mais versátil com as movimentações de James Rodríguez e Cuadrado. A equipe deverá ganhar o acréscimo de Bacca na fase de mata-mata, já que o jogador se recupera de lesão e ainda não conseguiu contribuir para o time.
Já a seleção da Costa do Marfim não precisará se desesperar, já que pegará a Grécia na última rodada, com grandes chances de vitória. Drogba não tem condições físicas para atuar nos 90 minutos, o que dificulta a sua escalação desde o início do jogo, porém sempre quando entra, acrescenta ofensivamente com a sua qualidade, apesar da idade avançada. Yaya Touré parece estar fisicamente desgastado, aparecendo pouco na partida. O jogador atua mais avançado no esquema marfinense, como um camisa 10, porém ainda não mostrou o bom futebol do Manchester City.
Nenhum comentário:
Postar um comentário