quinta-feira, 26 de junho de 2014

Alemanha joga pra valer e derrota os EUA


No jogo que faltou eu fazer post, em virtude de não conseguir ver ao vivo por motivos profissionais, a Alemanha venceu os Estados Unidos por 1x0 e garantiu o primeiro lugar no Grupo G, enquanto que os americanos contaram com a vitória de Portugal contra Gana para garantirem a classificação como segundo.

E o jogo não foi de compadres, pelo menos do lado alemão, como a pontuação e até a relação entre os técnicos poderia supor. Jürgen Klinsmann teve em Joachim Löw, atual treinador da Alemanha, como auxiliar na Copa de 2006. A Alemanha jogou sério e buscou a vitória, apesar de Löw ter poupado alguns jogadores, como Gotze e Khedira, e promovido a entrada de Schweinsteiger e Schürrle como titulares. 

O primeiro tempo foi muito disputado, com superioridade alemã nos primeiros minutos, com bastante volume ofensivo, apesar de o time ter concluído poucas vezes. Os Estados Unidos se arriscavam pouco, basicamente em contra-ataques, e conseguiram equilibrar a partida no momento que ajustaram a marcação, principalmente pela esquerda, onde a Alemanha levava vantagem.

O treinador alemão voltou com Klose para a segunda etapa, que está a procura de mais um gol para se tornar o maior artilheiro da história das Copas, porém foi Thomas Müller que iria marcar o gol alemão aos 9 minutos, após rebote de cobrança de escanteio, na qual o atacante, que passou a jogar mais pelas pontas, estava esperando a sobra e chutou colocado no canto do goleiro Howard. 

Foto: Terra / Reuters
Nem a desvantagem no placar entusiasmou os Estados Unidos, que pareciam estar preservando o saldo de gols e contanto com o resultado entre Portugal x Gana para avançar, já que o time se arriscou pouco e aceitou o jogo alemão, que podiam trocar passes com tranquilidade, mantendo confortáveis 63% de posse de bola (total da partida), porém sem objetividade e agressão ao adversário. No mais, houve muitas entradas ríspidas e choques, favorecidos pela chuva que caiu em Pernambuco, que fizeram com que o jogo tivesse 24 faltas (15 x 9 para os americanos), o que é um numero razoavelmente alto para uma Copa do Mundo.

E a Alemanha terminou com sete pontos, em virtude do empate contra Gana. Enfrentou problemas na primeira fase, principalmente na transição do meio-campo e na objetividade ofensiva, que pode melhorar com a entrada em definitivo de Schweinsteiger no time. O time funcionou, porém tem potencial para jogar mais, e até a vitória por 4x0 contra Portugal teve ressalvas, já que enquanto o jogo estava no 0x0 e no 11x11, o time alemão tinha dificuldades. 

Como escrevi o post após os jogos das 17h, e sei que o adversário alemão é a Argélia, projeto um jogo difícil para os alemães, já que vejo a Argélia como um fio desencapado. O time africano tem qualidade e é muito ofensivo, o que poderá complicar o jogo alemão. Já os Estados Unidos pegarão a Bélgica, em um jogo que tende a ser muito equilibrado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário