quinta-feira, 26 de junho de 2014

Argélia empata e consegue classificação histórica


A primeira fase da Copa teve fim hoje com os duelos do Grupo H, onde a Argélia garantiu histórica classificação para as oitavas-de-finais com o empate em 1x1 contra a Rússia. Pela primeira vez o time africano conseguiu se classificar para a segunda fase do Mundial na história.

O jogo começou difícil para a equipe argelina, já que a Rússia abriria o placar logo aos 5 minutos, com Kokorin de cabeça, após cruzamento de Kombarov. O lance foi ainda mais emblemático em virtude de Feghouli, meia direita, e quem deveria marcar os avanços do lateral russo, estar fora de campo em virtude de um sangramento. O gol dava a classificação para a Rússia, que precisava da vitória, enquanto o empate dava a classificação para a Argélia, a menos que a Coréia do Sul vencesse a Bélgica por um bom saldo de gols.

A Argélia teve muitas dificuldades para atacar na primeira etapa, pois não tinha poder de criação. Os lances mais perigosos foram na bola aérea com Slimani, que ganhava praticamente todas as disputas e exigiu pelo menos duas boas defesas do goleiro Akinfeev. O time argelino ainda teve um pênalti não assinalado, um agarrão sofrido dentro da área pelo seu jogador mais perigoso. 

A Rússia estava bem posicionada defensivamente, e jogava com a marcação adiantada, o que facilitava os contra-ataques. Porém o time europeu conseguiu encaixar poucos na partida, sendo um em chute de Shatov na primeira etapa, que passou perto, e outro com Samedov que entrou tabelando com Kokorin e exigiu boa defesa do goleiro Mbolhi. 

Foto: @fifaworldcup_pt
A Argélia possui um time ofensivo, e começou a insistir ofensivamente com maior intensidade, e chegou ao gol aos 14, após cobrança de falta de Brahimi e que Slimani contou com uma saída errada de Akinfeev para marcar o gol que daria a classificação: 1x1. Esta foi a segunda falha grave do goleiro russo na Copa, que ficou como o grande responsável pela eliminação russa, já que o time perdeu quatro pontos em virtude da sua infelicidade.

A Argélia adotou uma postura mais defensiva nos minutos finais, procurando segurar o resultado, enquanto a Rússia tentou em vão uma pressão. No fim, história para os africanos, que tiveram em Feghouli e Slimani alicerces para a inédita classificação. Ambos já têm mercado em clubes dos maiores centros europeus (Espanha e Portugal) e confirmam uma boa geração surgida no país africano, que ainda conta com outros nomes que jogam nas principais ligas europeias.

Classificação merecida, principalmente pela grande atuação diante da Coréia do Sul (4x2) e pela dificuldade imposta contra a Bélgica. O time africano jogou mais que a Rússia e mereceu a vaga, e agora voltará a Porto Alegre para pegar a Alemanha, na próxima segunda-feira pelas oitavas. A Bélgica, outro representante do Grupo H, venceu a Coréia do Sul e ficou no 1º lugar, pegando os Estados Unidos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário