quarta-feira, 28 de maio de 2014

Grêmio encerra sua jornada forasteira com empate

O Grêmio foi até a Ilha do Retiro e ficou no empate em 0x0 pela 8ª Rodada do Campeonato Brasileiro contra o Sport. Com isso, o tricolor perdeu a chance de se garantir no G4, mas encerra a sua sequencia de jogos fora de casa antes da parada para a Copa do Mundo com 5 pontos em 5 jogos, o que é razoável, mas que poderia ter sido melhor.

Para o jogo, Enderson contou com problemas para escalar o segundo volante, já que Ramiro e Riveros estavam fora de combate, e a solução foi colocar Zé Roberto na função, que é conhecida do jogador por tê-la desempenhado por um bom tempo na carreira, mas que hoje seria difícil em virtude da sua idade avançada e da necessidade de mobilidade para recompor o time e atacar.

E foi o que aconteceu. No início do jogo, Zé Roberto era bastante participativo ao ataque e contribuía com os demais meias Alan Ruíz, Rodriguinho e Dudu, porém o Sport conseguia explorar o espaço gerado pelos seus avanços e criava problemas, principalmente no seu setor direito ofensivo, nas costas do lateral Breno. Grande parte do jogo foi assim, com o Grêmio dominando a posse de bola em virtude de ter mais qualidade técnica, chegando até a intermediária ofensiva, mas sem conseguir uma grande quantidade de chances.

O Sport teve as melhores oportunidades da primeira etapa, sempre com a vantagem de Érico Junior na direita, enquanto que o ex-colorado Augusto comandava a transição do time. Estranhamente o treinador Eduardo Baptista retirou ambos ao longo da segunda etapa, quando nenhum apresentava problema físico ou clinico. Isso ajudou o Grêmio a manter o empate, apesar de Grohe ter feito várias defesas no final da partida, quando o Sport teve chances reais de conseguir a vitória.

AI Grêmio
Já o Grêmio fez mais uma partida abaixo do futebol mostrado na primeira fase da Libertadores, quando apresentou o potencial do time de Enderson Moreira. Até agora, ainda não convenceu no Brasileirão, apesar de estar na ponta de cima da tabela. Contra o Sport, Dudu e Rodriguinho não fizeram boa partida, sendo que o último chegou a ser substituído pelo treinador, em mais uma ação que considerei um equivoco, pois o meia o melhor do setor nos últimos jogos do tricolor. Nesta substituição, Enderson tentou recompor a volância com a entrada de Matheus Biteco, adiantando Zé Roberto. Até Kléber Gladiador recebeu chance na parte final da partida, porém o Grêmio não conseguiu sequer um lance agudo de perigo, e teve que comemorar o empate, graças às defesas de Grohe.

No fim das contas, faltou ambição ao Grêmio. Time poderia ter agredido mais o Sport e conquistado os três pontos. Mesmo assim, a campanha fora de casa não é ruim, apesar considerar insuficiente a média de um ponto por jogo fora de casa para um eventual título e até o G4, já que o ponto de corte esse ano deverá ser alto, em virtude da desigualdade econômica entre os clubes, que possibilitam o aparecimento de sacos de pancadas, em razão de clubes com orçamento modestos nem sempre conseguirem otimizar seus grupos de jogadores com a baixa receita.

Serve de alento o fato de o Grêmio ter apenas três jogos em casa até então, enquanto que o rival Internacional já possui cinco. Fazendo o dever de casa, o time voltará ao G4. Porém, pensando em um longo prazo, terá que jogar melhor para se manter entre os primeiros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário