quarta-feira, 21 de maio de 2014

Desfalcado, Inter empata mais uma no Brasileirão

O Inter somou mais um ponto fora de casa pelo Brasileirão ao empatar em 1x1 contra o Coritiba. Poderia ter sido vitória, se não fosse um pênalti discutível assinalado a favor do time da casa, somado com a falta de objetividade ofensiva do time Colorado, que preferiu garantir o empate a buscar a vitória.

O jogo foi ruim tecnicamente, já que o Inter estava muito desfalcado e o Coritiba ostenta apenas a 19ª colocação no Brasileirão. Do 11 ideal colorado, apenas Dida, Fabrício, Alan Patrick e Alex começaram a partida, porém os dois últimos sofreram lesões musculares e tiveram que deixar o jogo, aumentando ainda mais a lista de desfalques do time, impressionante pela quantidade de lesões musculares, apesar de o time ter poupado jogadores ao longo do Gauchão. 

O Coritiba mostrava a cada lance o porquê de não deslanchar no campeonato, mesmo tendo o “talismã” Celso Roth no comando técnico. O treinador é conhecido por conseguir levar longe elencos limitados, porém ainda não conseguiu vencer no campeonato com o time do Coritiba, que é muito frágil tecnicamente e dependente do veterano Alex, cada vez mais decadente fisicamente, apesar de ter lampejos técnicos. Apesar de toda a sua capacidade nos lances de bola parada, seus companheiros não conseguiram sequer uma jogada próxima a área para que o Camisa 10 pudesse fazer a diferença, limitando-se a lançamentos para a área e uma chance com Zé Eduardo, que estava livre e com Dida batido, mas desperdiçou.

O Inter foi chutar a gol somente aos 21 minutos com Alan Patrick, porém Wellington Paulista, sem querer, acabou desviando a bola e enganou o goleiro Vanderlei, abrindo o placar para o Colorado. O Coritiba tentava em vão reagir, enquanto que o Inter, apesar de não conseguir manter a posse de bola no campo de ataque e ser controlado pelo adversário, teve com Otávio a chance de matar o jogo, porém o jovem Colorado desperdiçou. 

AI Inter
Na segunda etapa, o Inter conseguiu aliviar a pressão do adversário, ao manter a posse de bola mais no campo de ataque. O Coritiba ainda tinha algumas chances no desespero de quem ouvia vaias da torcida e era limitado tecnicamente, porém o Inter se segurava. Até que em um chute à média distância de Jajá Coelho, Dida falhou ao bater-roupa e chegou atrasado em Keirrison, que usou a malandragem para cavar a penalidade, assinalada pelo árbitro Elmo Alves Resende Cunha. Alex cobrou e empatou: 1x1. 

O Inter teria chances para retomar a vantagem, porém desperdiçou vários lances em velocidade, já que o adversário buscava a vitória e estava todo aberto. Porém era nítido que o time Colorado fazia cera, procurando valorizar o empate, chegando até perder o domínio da posse de bola para o adversário, que devido à sua limitação não conseguia criar chances claras para virar. 

Mais um empate, e o time soma 12 pontos em 6 jogos, ficando com 66% de aproveitamento. Há uma convicção pública no clube que esse aproveitamento é o ideal, por isso o clube bateu na trave várias vezes em Campeonatos passados em virtude de valorizar empates, quando poderia se esforçar ao buscar vitórias fora de casa. Se olharmos o retrospecto do brasileiro, veremos que em poucas vezes o campeão teve este aproveitamento, configurando-se exceção. Porém a média de uma vitória em casa e um empate fora garante a Libertadores (G4).

Quanto ao pênalti, não achei que houve a infração. Como olho bastante futebol europeu e vejo que lances cavados são abomináveis para a cultura do continente, também não marcaria a penalidade, e ainda puniria o jogador por simulação. Porém, o Brasil abrasileirou a sua arbitragem, permitindo este tipo de lance, que seria marcável pela maioria dos seus juízes. É essa falta de critério que faria com que a marcação ou não marcação do lance fosse considerada um “escândalo” para os clubes atingidos.  Infelizmente não deveria haver entendimentos diferentes, em virtude de o futebol ter regras uniformes e deveria ter o entendimento também uniforme em todos os centros, coibindo este tipo de jogada.

Na próxima rodada o Inter pegará o Cruzeiro em Caxias, já que o Beira-Rio está cedido pra a FIFA. O time deverá jogar desfalcado contra um grande concorrente ao título/G4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário