sexta-feira, 23 de maio de 2014

Forasteiros começam a dominar o Brasileirão

O futebol no Campeonato Brasileiro continua pobre, porém a sexta rodada bateu o recorde de gols (29), que deixaram a média de gols em invejáveis 2,9.  Praticamente 25% destes gols saíram no melhor jogo da rodada, onde o Fluminense saiu atrás e se recuperou contra o São Paulo, vencendo por 5x2.

A sexta rodada também marcou a mudança da liderança e do G4, mostrando a ascensão do Palmeiras, além da chegada de Cruzeiro e Grêmio no topo e da queda do Internacional, de líder para o 5º lugar. Três pontos separam o Cruzeiro (1º) do Atlético-MG (7º), o que mostra o equilíbrio do Campeonato, onde os jogos têm deixado a desejar em termos de qualidade e até de emoção, salvo raras exceções.

Como escrevi no título, o campeonato está sendo marcado pelos forasteiros, já que todos os times que compõem o G4 venceram fora de casa e conseguiram vantagem importante. Embora o Inter seja o único time invicto no campeonato, com 3 vitórias em casa e 3 empates fora, a falta de ambição do time em buscar ou segurar os três pontos começa a pesar, tendo em vista que o Colorado já é superado por dois times no número de vitórias, primeiro critério de desempate, além de ter um saldo de gols mínimo em virtude de suas vitórias apertadas.

AI Palmeiras
O campeonato está desfazendo as previsões pessimistas dos Estaduais e da Libertadores para alguns clubes. Fluminense, Palmeiras e Atlético-MG não tiveram um bom início de ano, mas sofreram intervenções diretivas com alterações em seus comandos técnicos, que passaram a dar resultado. Desses, o que me surpreende é o Palmeiras, que não tem feito grandes atuações, porém tem conseguido vencer seus adversários. Mesmo com técnico interino, já que o argentino Ricardo Gareca (ex-Vélez Sarsfield) assumirá o comando somente nesta sexta-feira, não devendo nem treinar o time no jogo de domingo contra a Chapecoense.  

O Alviverde é o melhor paulista, já que São Paulo e Corinthians são irregulares e têm perdido vários pontos em virtude de suas deficiências que não foram sanadas pelos treinadores. Enquanto Mano Menezes já sabe que contará com reforços após a parada da Copa, Muricy ainda não tem essa certeza, e terá que conviver com um ataque poderoso com Ganso, Pato e Luís Fabiano, enquanto que a defesa tem sido o grande problema do time. O Santos é a grande decepção dos paulistas, pois foi o único que mostrou bom futebol no inicio do ano, porém caiu drasticamente de produção e possui apenas uma vitória no Brasileirão.

O Brasileirão começa a se desenhar.  Temos sete a oito times que lutarão pelas primeiras posições. Tenho convicção em Cruzeiro, Grêmio, Inter, Corinthians, São Paulo e Atlético-MG, apesar de alguns apresentarem graves problemas. O oitavo time é o Palmeiras, que pelo material humano não veria um futuro tão promissor, porém Gareca poderá trazer inovações táticas para o futebol brasileiro, e fazer com que o time passe a render mais, apesar da limitação técnica.

Porém sigo insistindo que o título depende mais do Cruzeiro do que dos demais clubes. Se a Raposa voltar a apresentar o bom futebol de 2013 de forma regular, ganhará o campeonato com uma confortável vantagem. No entanto, isso não acontece no momento, e mesmo assim, o Cruzeiro é líder do campeonato no saldo de gols, tendo o Grêmio na cola, este também não apresentando o bom futebol do início da temporada. Gostei da atuação do Fluminense contra o São Paulo no segundo tempo, porém espero que o tricolor carioca consiga repeti-la.

AI Cruzeiro
Além do desempenho, o G4 e quiçá o titulo dependerão dos confrontos contra o catarinenses, que estão fadados a serem os sacos de pancadas desta edição. Nos últimos anos, com o aumento da diferença de receita dos clubes em virtude das Cotas de TV e patrocínios mais rentáveis aos grandes, a disparidade aumentou, permitindo o aparecimento dos sacos de pancadas.

Se voltarmos para as edições da década passada, veremos que esse fato era uma exceção, como foi em 2007 com o América de Natal. Porém atualmente é um fenômeno comum e sem volta, tanto que nesta edição três times despontam como sacos de pancadas: Criciúma, Figueirense e Chapecoense. Com exceção do Figueirense, que bateu circunstancialmente o Corinthians no jogo de estreia do Itaquerão, todas as outras vitórias (Criciúma) foram em duelos caseiros, enquanto que os adversários marcam pontos. É grande a tendência de os primeiros times marcarem de 15 a 18 pontos contra os catarinenses,  o que poderá fazer a diferença para uma vaga na Libertadores ou até mesmo o título.


Nenhum comentário:

Postar um comentário