domingo, 18 de maio de 2014

Balanço da 5ª Rodada do Brasileirão 2014

A 5ª Rodada do Campeonato Brasileiro ainda não pode ser dada como encerrada, em virtude de o jogo entre Sport x Bahia ter sido adiado para o dia 05/06, em virtude de uma paralisação da Polícia Militar no Estado de Pernambuco, que já foi contornada, porém não a tempo de evitar o adiamento.

Porém nos nove jogos restantes tivemos 17 gols, que deixaram a média em 1,89 gols por partida. Cinco destes gols foram do confronto entre Cruzeiro 3 x 2 Coritiba, enquanto Criciúma x Internacional foi o único 0 x 0 da rodada. Os colorados continuam na liderança isolada da competição com 11 pontos, contra 10 de Cruzeiro, Grêmio e Goiás. Em um campeonato de tanto perde e ganha, os Colorados são os únicos invictos além do São Paulo.

O número tão baixo de gols é explicado pelo baixo tempo de bola rolando nos jogos, onde dificilmente passa dos 50 minutos (em 90). A FIFA estipula um mínimo de 60 minutos e recomenda 70 para que haja uma boa partida, porém os jogadores mais se preocupam em cair e atrasar o jogo do que buscar o jogo. No fim, o torcedor paga caro por lebre e os jogos simplesmente não fluem, o que dificulta boas partidas. É necessária uma reflexão quanto a isso, porém não serão somente os jogadores que teriam que mudar de mentalidade, já que os próprios torcedores reclamam de falta em qualquer lance de contato, e não haveria arbitragem perfeita que pudesse acomodar todos os interesses difusos.

O grande destaque da jogada foi o primeiro jogo oficial na Arena Corinthians, popularmente chamada de Itaquerão. E o primeiro contato do torcedor do Corinthians com a sua nova casa não foi dos melhores, pois o time foi derrotado para o Figueirense por 1x0, gol de Giovanni Augusto. Os pouco mais de 36 mil torcedores viram o meia marcar o primeiro gol oficial da história do Itaquerão e o primeiro tento do time catarinense no campeonato, já que até então, o time de Florianópolis saíra derrotado nos seus primeiros quatro jogos sem ter marcado nenhum gol sequer. Para piorar a imagem do Estádio, centro das atenções mundiais por ser a abertura da Copa daqui a 25 dias, um fotógrafo foi furtado dentro de uma área reservada, e a chuva acabou molhando quem estava na arquibancada VIP, em virtude da cobertura estar inacabada (e não será finalizada para a Copa).

AI Grêmio
Em Porto Alegre, o Grêmio subiu na tabela com a vitória por 1x0 contra o Fluminense, gol de Rodriguinho, meia recém contratado, mas que entrou no time e já conquistou a titularidade absoluta. O tricolor gaúcho não fez uma boa partida, sendo controlado em boa parte do jogo pelo Fluminense, porém aproveitou a sua grande oportunidade, além de contar com a exagerada expulsão de Fred no início da segunda etapa, que comprometeu a possibilidade de reação da organizada equipe carioca, agora treinada por Cristóvão Borges. Impressionou-me a organização do time carioca, que merecia melhor sorte hoje, porém está bem na tabela e deverá lutar pelo título ou por vaga no G4. 

No outro jogo que assisti, o Cruzeiro teve dificuldades, porém superou a ressaca da eliminação na Libertadores e bateu o Coritiba por 3x2 no Mineirão. O time mineiro saiu na frente com Éverton Ribeiro e parecia que iria conseguir uma vitória tranquila, porém o time treinado por Celso Roth buscou o empate duas vezes, uma com Alex, e outra com Norberto (Éverton Ribeiro havia marcado seu segundo). A vitória só veio aos 24 do segundo tempo com Borges e deixou o time na segunda colocação na tabela. Os mineiros carecem de maior regularidade, pois alternam altos e baixos. Mesmo com toda essa oscilação, o time é um dos favoritos, porém se retomar a regularidade de 2013, o time será o grande favorito para a conquista do Campeonato. Já o Coritiba é bastante organizado por Celso Roth, porém é um time tecnicamente limitado. O treinador já fez alguns milagres na carreira, porém acho difícil que consiga recuperar o time paranaense.

AI São Paulo
São Paulo, Palmeiras e Atlético-MG se recuperaram na tabela com vitórias fora de casa contra Flamengo, Vitória e Santos. O trio teve um início irregular, porém está conseguindo subir na tabela, principalmente ao buscar fora de casa a reação. Flamengo e Santos me preocupam e devem repensar seus rumos na parada para a Copa, senão correrão riscos na parte de baixo da tabela. O Rubro-negro carioca mostrou que o problema não é apenas Jayme de Almeida, demitido de forma vergonhosa após uma sequencia de maus resultados. Após o título da Copa do Brasil que trouxe um novo horizonte para o clube em 2014, a diretoria superestimou o grupo, que ficou enfraquecido com a saída do seu principal jogador, Elias, e os resultados não estão aquém da capacidade técnica do time.

A partir de agora teremos quatro rodadas em 15 dias, com jogos quarta e domingo. A sexta rodada será disputada entre os dias 21 e 22 de maio, com grandes chances de termos um novo líder, tendo em vista que o Internacional pegará o Coritiba fora de casa, enquanto que Cruzeiro, Grêmio, Goiás e Fluminense jogarão em casa, podendo ultrapassar o time Colorado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário