domingo, 20 de abril de 2014

Resultados deixam Enderson entre a cruz e a espada

Neste domingo, o Grêmio estreou no Campeonato Brasileiro com derrota frente ao Atlético-PR no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, já que a equipe paranaense cumpre punição em função da batalha de torcidas no jogo contra o Vasco, na Arena Joinville, e que manchou a edição 2013 do nacional.

Em um jogo ruim, e cujo clímax foi aos 15 minutos da primeira etapa com o gol do Furacão, o Grêmio mostrou que ainda não se recuperou do golpe sofrido na final do Gauchão, quando perdeu as duas partidas para o Internacional, chegando a sofrer goleada de 4x1 no jogo decisivo.  Sem jogar desde então, Enderson sacou Werley, que comprometeu a defesa nos clássicos, para promover um vestibular com as entradas de Geromel e Bressan, para decidir quem faria dupla com Rodolpho na titularidade, sendo que este foi poupado na estreia do time no Brasileirão.  

Para complicar a vida de Enderson Moreira, o goleiro Grohe sentiu um desconforto minutos antes da partida e foi substituído por Busatto. Com um trio defensivo totalmente reserva, o vestibular proposto pelo treinador do Grêmio falhou, pois mostrou muita indecisão, além de inversões de jogo totalmente perigosas e que poderiam servir de arma para o adversário. O gol saiu em um vacilo defensivo, quando Marcos Guilherme cobrou uma falta à meia-altura que encontrou o zagueiro Dráusio entre a defesa e o goleiro, que indecisos não sabiam o que fazer no lance, facilitando a vida do Atlético, que até então não fazia nada para merecer a vitória. 

Pressionado pelos resultados e por fazer uma partida contra um adversário totalmente remontado em função dos vários afastamentos de jogadores que disputaram a Libertadores, e que em campo pouco fazia para justificar a vitória, Enderson Moreira usou as três modificações na segunda etapa, sacando os laterais Pará e Breno, além do zagueiro Brassan para as entradas de Éverton, Léo Gago e Rodriguinho. O time, como esperado, tentou pressionar na segunda etapa, porém a desorganização gerada pelas mudanças efetuadas mais prejudicaram o time na busca pelo resultado do que ajudaram, deixando a tentativa de reação do time restrito aos lances de bolas paradas e jogadas aéreas, onde também houve pouca vantagem do time gremista.

O resultado de hoje não é isoladamente decisivo, pois o Grêmio não esconde a sua preferência pela Libertadores da América. Porém se quarta-feira o time não obter um bom resultado contra o San Lorenzo no jogo de ida pelas oitavas-de-final, haverá um somatório dos resultados e atuações ruins recentes e que podem dar fim à trajetória de Enderson Moreira no comando técnico do Grêmio.  

O treinador vinha fazendo um bom trabalho neste início de temporada, com campanha irretocável na Libertadores em um grupo tido como o mais difícil, além de boa campanha no Gauchão que o levou à final. Porém o comandante errou em suas escolhas nos dois clássicos, que culminaram com derrotas e perda do título, e um Gre-Nal tem o poder de destruir a casa de quem perde bem como arrumar a casa de quem ganha. Para complicar, o Grêmio enfrenta uma seca de títulos que tira a paciência do torcedor, e Enderson não tem um curriculun que lhe de tranquilidade para enfrentar um período de grande turbulência, como este que esta ocorrendo.

Apostei no Grêmio para a Libertadores por ser o Brasileiro mais consistente (o que não é necessariamente um favoritismo) além de considera-lo uma das potenciais forças para o Brasileirão, porém acho cedo reconsiderar a minha opinião, como alguns leitores sugerem. O Grêmio vive em um período de crise técnica e desmobilização em função dos desfalques e de perder para o rival, porém tenderá a crescer ao longo dos próximos jogos. Só não sei se será com Enderson Moreira, já que os 4x1 do Gre-Nal sempre pesarão contra o treinador. 


Atualização 21/04 - 13h
Nesta segunda-feira, o Grêmio comunicou que os jogadores Rodolpho e Wendell, lesionados em treinamentos, nem viajarão para a Argentina, o que aumenta ainda mais o dilema do treinador para o jogo de ida da Libertadores pelas oitavas-de-final. 

Enderson terá que optar por jogadores que não foram bem ontem contra o Atlético-PR. O goleiro Grohe e o atacante Luan ainda são dúvidas, em virtude de estarem se recuperando de suas respectivas lesões, mas acredito que deverão jogar.

Azar para o Grêmio, que tanto quis adiar em uma semana o primeiro jogo das oitavas em virtude do Gre-Nal, conseguindo por enfrentar uma equipe argentina (teve rodada no seu nacional no meio da semana passada), porém jogará com desfalques um jogo importantíssimo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário