domingo, 20 de abril de 2014

Balanço da primeira rodada do Brasileirão

Em um final de semana triste, em função do falecimento do mítico narrador Luciano do Valle, o Brasileirão começou sob o temor de insegurança jurídica e do pouco futebol. Além disso, tivemos pouco público, em função do alto valor dos ingressos, cujo valor precisa ser reconsiderado para chegar a patamares aceitáveis para o salário médio do trabalhador brasileiro, já que a maioria conta com espaços VIP/Camarotes para pessoas de maior renda. 

Não pude assistir a todos os jogos, e nem pretendo fazer isso ao longo desta edição por ter outros compromissos, porém pude constatar erros de arbitragem que influenciaram ou que poderiam influenciar no resultado dos jogos. 1) Mão na bola do Corinthians dentro da área após cobrança de falta de Ronaldinho. 2) Pênalti não assinalado para o Criciúma quando o jogo estava 1x0 para os catarinenses e 3) Impedimento no gol de empate do Santos, contra o Sport.

Foram 16 gols nos 10 jogos, o que dá uma média de 1,6 gols por partida, considerada baixa para o Brasileirão. As vitórias de 3x0 de São Paulo e Fluminense contra respectivamente Botafogo e Figueirense foram os diferenciais da rodada, e que permitiram que a média pudesse superar 1 gol por partida. Também tivemos três 0x0, um recorde na primeira rodada desde o início da fase de pontos corridos. 

O grande ganhador da rodada foi o Cruzeiro, atual campeão, e que trouxe da Bahia uma vitória com um time misto, já que o clube se prepara para as oitavas-de-finais da Libertadores. O seu rival, o Galo, ficou apenas no empate contra o Corinthians e larga atrás. Já os outros destaques tidos pelo Blog para o campeonato, o Internacional confirmou a vitória em casa contra o Vitória, enquanto o Grêmio foi derrotado para o Atlético-PR, mostrando que o Gre-Nal ainda não foi digerido e os resultados estão esgoelando Enderson Moreira. 

Como todo ano acontecem surpresas, é bom ficar de olho em São Paulo e Fluminense, já que conseguiram as vitórias mais expressivas da rodada. Ambos possuem material humano para fazerem um bom Campeonato Brasileiro, principalmente em uma época de indefinição de alguns times em função da Libertadores. Apesar de virem de más campanhas nos seus respectivos estaduais,  que lhes tiraram do roll de favoritos, a dupla conta com os ótimos treinadores Muricy Ramalho e Cristóvão Borges, que poderão aproveitar estes nove primeiros jogos para pontuar, e depois, com reforços e tempo de preparação com a parada da Copa do Mundo, poderão embalar.

Manifesto a preocupação com o Botafogo, que foi goleado pelo São Paulo e está com dificuldades para o pagamento dos salários, e que está enfraquecido em relação a temporada passada. O time deverá enfrentar muitas dificuldades no Campeonato, bem como outros times que estão na mesma situação, e que não deverão passar intactos pela janela de transferência, já que será necessário gerar receita.

A primeira rodada não pode ser conclusiva em relação aos rumos que o Campeonato tomará, e fiz estes destaques pontuais para servir de referência futura, já que a primeira rodada é tão importante quanto a última. Porém preocupa-me o nível técnico do Campeonato, já que a tendência de bons jogos será considerada uma exceção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário