domingo, 27 de abril de 2014

Balanço da 2ª Rodada do Brasileirão

A segunda rodada do Brasileirão aumentou a média de gols para 2,2, um número mais aceitável, mas que ainda permanece baixo tratando-se da tradição do campeonato. Coritiba 0 x 0 Santos foi o único placar zerado da Rodada.

Dos 20 jogos que tivemos até agora entre a primeira e a segunda rodadas, 8 terminaram empatados, o que promete um campeonato equilibrado. Apenas o Fluminense manteve os 100% de aproveitamento e lidera isolado o campeonato, com quatro gols marcados e nenhum sofrido. É a grande surpresa deste início do Brasileiro, já que na temporada anterior o time tricolor foi rebaixado em campo e salvo nos tribunais, além de fazer um péssimo estadual carioca, que por si só é tecnicamente fraco, tanto que os demais times (Flamengo e Botafogo) conquistaram apenas um ponto e estão no Z4.

O Internacional era um time que poderia estar com 100%, pois vencia o Botafogo por 2x0 e comandava o jogo até o final do primeiro tempo, porém sofreu um apagão na volta para a segunda etapa e permitiu a reação do Botafogo. O Colorado é um dos times fortes, porém precisa corrigir alguns problemas que surgiram após a conquista do Gauchão, como lesões e algumas opções do treinador como a escalação de Juan e a não escalação de Ernando na zaga.

Tenho o Internacional juntamente com os trio que disputa a Libertadores (Grêmio, Cruzeiro e Atlético-MG) como os mais fortes para este campeonato, porém o Galo assumiu estar em crise ao demitir Autuori e contratar o incerto Levir Culpi, além de não estar conciliando a disputa simultânea das competições. Grêmio e Cruzeiro estão pontuando e isso fará diferença após os times decidirem seus futuros na competição sul-americana caso mantenham suas regularidades.  O Cruzeiro poderia também estar com 100%, porém um erro da arbitragem no final da partida ao assinalar uma falta na intermediária para o São Paulo, quando quem sofreu foi um jogador do time mineiro, permitiu ao time paulista empatar com o zagueiro Antônio Carlos. 

Dos paulistas, São Paulo e Corinthians arrancam bem, cada um com quatro pontos, enquanto que o Palmeiras foi derrotado pelo Fluminense em casa e o Santos empatou seus dois jogos.  O alvinegro e o tricolor são os únicos paulistas que podem ambicionar alguma coisa em virtude do potencial de seus elencos, porém ainda precisam crescer muito, e hoje não estariam entre os favoritos.

Chama negativamente a atenção trio de Santa Catarina, pois, até agora, a Chapecoense foi o único time do estado a pontuar, no jogo de estreia contra o Coritiba. Figueirense e Criciúma somam duas derrotas, e não possuem um time nem capacidade de investimento que me faça pensar em reação. O trio lutará contra o rebaixamento  ou até para não morrerem os três abraçados, já que pontuar neste início de campeonato dotado de interesses difusos dos clubes conta como diferencial, o que o Atlético Paranaense está conseguindo, já que tenho a dupla de Curitiba como fraca e concorrente ao descenso e não acredito que um clube do eixo RJ/SP/MG/RS caia. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário