domingo, 22 de dezembro de 2013

Inter assusta seu torcedor para 2014

O Natal está se aproximando e o torcedor Colorado ainda não tem nenhum motivo para comemorar. Quinze dias se passaram do emblemático confronto contra a Ponte Preta pela 38ª Rodada do Campeonato, onde o clube tinha chances de ser rebaixado e, até o momento, muito pouco foi feito para planejar um 2014 melhor.

Neste período, o clube conseguiu negociar para um rival brasileiro o centroavante Leandro Damião, que apesar de não estar em boa fase, era o melhor atacante do time, enquanto que nenhum reforço ainda foi formado, apenas a provável contratação do zagueiro Hernando, que estava no Goiás. Fora das quatro linhas, a política do clube está fragmentada, o que fez a direção continuar praticamente a mesma, com exceção da saída de César Souto de Moura do departamento de futebol, enquanto que Abel Braga foi contratado como treinador, contratação mais do que esperada e que só não ocorreu ao longo do Campeonato Brasileiro por opção (e prevenção) do próprio treinador.

No elenco de jogadores, o clube preferiu renovar com o veterano zagueiro Índio, que já há algum tempo não consegue ter uma sequencia de jogos em virtude de uma série de lesões devido a sua idade, enquanto que Gabriel e Kléber não tiveram o contrato renovado. No mais, somente especulações. Nomes como o centroavante Wellington Paulista, o goleiro Dida, o lateral direito Sueliton e os volantes Ibson e Araguíz.

Na prática, a diretoria acredita que o fator Beira-Rio e o retorno de Abel Braga serão suficientes para que o clube dê a volta por cima e comece a lutar por títulos, já que o grupo de jogadores é, atualmente, mais fraco em relação a aquele que estava em queda livre no Campeonato Brasileiro de 2013. No entanto, sabe-se que o estádio não poderá ser usado pelo clube por um bom tempo, devido a FIFA requisitá-lo com antecedência para o Mundial, enquanto que a contratação do treinador não passa de um saudosismo em virtude dos títulos da Libertadores e Mundial de 2006, já que Abel retornou ao clube em 2007-08 sem conquistar nenhum titulo.

O mercado brasileiro acordou para os altos salários dos jogadores, cuja ausência de custo x benefício ultrapassou o aceitável e alguns clubes já enfrentam problemas para quitar salários. No entanto, em virtude da política de contratos longos e sem ter tido um planejamento adequado, o clube seguirá amarrado a vários jogadores com salários altíssimos, e que oneram a folha de pagamento. A tendência é que o grupo do Inter não se renove para a próxima temporada, ficando com aqueles jogadores inegociáveis, isto é, aqueles que o mercado não deseja em virtude da baixa relação custo x benefício.

Serve de alento para o clube o titulo do time Sub-20 no Brasileiro da categoria, que revelou alguns valores como PV, Andrigo, Alex Santana e Leandro.  Porém, pelas primeiras declarações da diretoria, nenhum será aproveitado de imediato no time principal.

O fim de ano está chegando e com ele o início da temporada 2014, e até agora, o Inter assusta o seu torcedor, pois poderá começar o próximo ano mais enfraquecido que em 2013. A contar pelas especulações, nenhum nome empolga. O clube seguirá a política ineficiente de contratar apostas com pouco ou nenhum destaque em clubes grandes, além de revestir-se ex-personalidades campeãs.  

Ainda há tempo para uma grande revolução, mas sinceramente não acredito, em virtude da forma de gestão da atual direção. Sem capacidade de se reinventar e de pelo menos reconhecer os erros de gestão nos últimos anos, hoje é fácil afirmar que: O Internacional entra como um dos postulantes ao Rebaixamento para a Série B em 2014.

Atualização (24/12/2013 - 12:30)
A imprensa chilena e o próprio Universidad de Chile apontam o volante Aránguiz como reforço do Inter, embora a direção continue negando. Uma vez confirmada, a contratação já daria uma nova cara ao meio-campo do Inter.

Atualização (26/12/2013 - 13:00)
O Internacional anunciou em seu site oficial as contratações do atacante Wellington Paulista, atacante de 30 anos, e do goleiro Dida, 40 anos. Dida acrescentará em relação a Muriel, porém um contrato por 2 anos é temerário, já que este se findará quando o jogador estiver prestes a completar 43 anos. Já Wellington Paulista é uma mera aposta para o lugar de Damião. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário