quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Inter volta a vencer no Campeonato

Finalmente, após seis empates consecutivos no Brasileirão, o Inter voltou a sentir o sabor da vitória ao bater o Corinthians por 1x0, em uma grande cobrança de falta de D’Alessandro. 

Foi um jogo fraco tecnicamente, onde os sistemas defensivos levaram vantagem, além de ambos os times mostrarem poucas soluções ofensivas. O Corinthians estava desfalcado e tem um problema crônico no seu sistema ofensivo, enquanto que o Inter estava desajustado e vinha de uma mudança de formação proporcionada por Dunga.

O treinador Colorado finalmente conseguiu detectar o grande problema ofensivo do time preferindo a entrada de Otávio como titular para jogar ao lado de D’Alessandro, que voltou a fazer uma boa partida. No início do jogo, o treinador apostou em um 4-2-2-2, porém no decorrer da partida, notei que Scocco estava voltando para compor a linha dos meias, o que pode ser um ensaio para o 4-2-3-1. Apesar de não ter muito volume ofensivo, a alteração mostrou-se correta, tendo em vista que Otávio deu uma nova dinâmica ao time e o Corinthians havia levado apenas sete gols em 17 jogos. 

Imagino que Dunga deva mantê-lo no time para uma sequencia, e imagino que Otávio tenha potencial para não sair mais do time, contribuindo para uma melhora e consolidação do sistema ofensivo pelas suas características de velocidade e movimentação. Na zaga, Índio entrou bem, e mostra-se opção para o setor, onde Alan já mostrara uma boa impressão. 

O jogo foi polêmico em pelo menos três lances: O gol anulado em um lance de choque de Damião com o goleiro Cássio, que acabou lhe tirando da partida; Um suposto pênalti em Emerson e uma suposta mão de Danilo, que foi marcada a infração que originou o gol do Inter. 

No primeiro lance, não achei falta de Damião em Cássio, porém como o jogador caiu desfalecido, era prudente o jogo ser parado por ser necessário um goleiro. O árbitro estava assinalando o gol quando voltou atrás, gerando muitas reclamações. Já vi gol ser assinalado nesta situação, porém considero o lance discutível, pois ambos os lados teriam argumentos para reclamar pelo gol não dado e pela impossibilidade do goleiro no lance. 

Fonte: AI Inter
O segundo lance e o terceiro foram similares, com a bola pegando na mão do jogador do Corinthians, sem este ter a intenção. Em minha opinião, quando não há a intenção não há o pênalti, tendo em vista que a chamada bola na mão (não intencional) não corresponde a vantagem, porém no Brasil geralmente se assinala infração. O que condeno nos lances é o descritério do árbitro Paulo Bezerra, pois ou deveria marcar as duas infrações ou deveria deixar o jogo seguir. O fato de ter optado por duas decisões distintas em lances similares prejudicou a sua atuação.

O time conseguiu superar o estigma da arbitragem, que acaba lhe prejudicando em algumas situações. Há um sentimento eterno de injustiça em relação à arbitragem por parte dos torcedores, que geralmente acaba afetando o vestiário, vindo a atrapalhar o time. Porém, desta vez, Dunga soube utiliza-lo a favor do time, que trouxe uma vontade extra que não era vista há um bom tempo e que contribuiu para a vitória. Apenas se esconder atrás de erros de arbitragem não me parece uma atitude vencedora. 

O fato é que o Inter tem motivos para comemorar, pois talvez tenha encontrado a sua formação ideal. Espero que Dunga possa mantê-la para o próximo confronto, pois imagino que o time possa crescer com a entrada de Otávio. 

Ao vencer o Corinthians, o Inter se tornou o time com menos derrotas no campeonato. O grande número de empates lhe prejudica no certame, porém se conseguir atingir uma sequencia de vitórias, terá totais condições de fazer uma ótima campanha, pois geralmente o time com o menor número de derrotas é o campeão, mas se não tiver um bom número de vitórias, a estatística serve apenas para registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário