quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Inter fica apenas no empate contra o Vitória

Nesta quinta-feira, o Colorado definitivamente pôs fim a sua tentativa de reação no campeonato, após empatar com o Vitória em 2x2 (além de ter perdido para o Santos por 2x1), marcando apenas 1 ponto nos últimos 6 disputados em casa. 

O time apresentou os problemas que lhe fazem perder pontos ao longo do Campeonato. Dunga não acertou o posicionamento do time, principalmente do meio-campo, deixando um demasiado espaço no setor. Um dos motivos é o fato de Ygor e Williams serem primeiros volantes, o que gera um índice altíssimo de erros de passes e, por consequência, contra-ataques ao adversário.  A reposição do time é muito lenta, deixando o adversário com liberdade para trabalhar a bola e criar chances perigosas.

D’Alessandro mostrou o porquê de ter o status de ídolo e marcou dois bonitos gols, salvando o time nesta noite, já que se os gols não saíssem de seus pés, provavelmente o time ficaria zerado.  É notória a displicência de alguns jogadores, que parecem estar se sentindo de férias. Eu havia perdido os minutos iniciais do jogo, mas quando comecei a assisti-lo, notei um time totalmente desestimulado e se não fosse a vontade e os gols de D’Alessandro, o time poderia ter sido goleado. 

Outro fator determinante para essa recaída foi a falha do planejamento do futebol do clube, que não criou um plano de revezamento de jogadores nesta semana de 4 jogos, o que deixou o time visivelmente cansado e sem possibilidade de reação. Provavelmente o acúmulo de jogos será uma das explicações da derrota, mas custaria tanto planejar esta semana? O clube sabia com antecedência a existência desse acúmulo de jogos. Cito o exemplo do Boxing Day na Inglaterra, que é o primeiro dia útil após o Natal, onde há rodada da Premier League e os times chegam a jogar 3 jogos no esquema jogo dia sim/ jogo dia não.

Eu não tenho a convicção que Dunga possa reverter essa situação, porém é notório que alguns problemas que o time enfrenta são devido a incompatibilidades entre a sua ideia de formação e o do grupo que tem a disposição. O treinador tem uma ideia de formação, porém não tem jogadores adequados para o que deseja, ocasionando graves problemas táticos e desinteresse dos jogadores. Ainda não entendo o motivo de não ter testado uma formação diferente. O que vejo hoje é um bando (desorganizado) de jogadores, incapaz de envolver o adversário de forma coletiva e dependente das individualidades.

Agora o time titular do Inter está cansado e Domingo já terá outro confronto contra o Criciúma. Nem é preciso destacar que a vitória é essencial, pois o time ainda está na luta pelo G4, pois três times dispararam no campeonato, e a quarta vaga ainda procura um dono, em virtude da instabilidade de do Colorado e do Corinthians. 

A dupla ainda é a principal concorrente, porém os pontos que o Atlético-PR está conquistando estão lhe deixando na briga, em virtude da gordura acumulada. Porém, para continuar na luta, o Inter precisará voltar a vencer. Se mantiver a campanha dos últimos 10 jogos, o time provavelmente será alijado da briga pelo G4 no meio do segundo turno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário