sábado, 22 de junho de 2013

Brasil fica em primeiro e foge da Espanha

A Seleção Brasileira venceu neste sábado a Itália por 4x2, garantindo o primeiro lugar do Grupo A com 100% de aproveitamento, o que a tirará de um eventual confronto contra a Espanha nas semifinais, pois provavelmente a atual campeã mundial ficará em primeiro no Grupo B.

Os gols brasileiros foram marcados por Dante, Neymar e Fred (2), enquanto Giaccherini e Chiellini descontaram para o time italiano. 

O jogo não foi tão fácil para o Brasil, como o placar deixou transparecer. A Itália conseguiu resistir à pressão dos primeiros minutos que vitimou Japão e México, e complicou o Brasil com uma marcação forte e que dificultava a aproximação do setor ofensivo da equipe de Felipão. O time brasileiro dominava a posse de bola, porém concluía pouco.

O primeiro gol, marcado por Dante, foi sair apenas nos acréscimos da primeira etapa. No início da segunda, Giaccherini recebeu um brilhante passe de calcanhar de Balotelli e empatou, porém minutos após Neymar, em uma cobrança de falta colocou o Brasil na frente, e antes que os italianos esboçassem uma reação, Fred finalmente desencantou e marcou o terceiro, após grande lançamento de Marcelo. 

Chiellini descontou em um lance polêmico, onde o árbitro havia apitado pênalti a favor dos italianos antes de a bola cruzar a linha do gol, voltando atrás quando viu o tento, o que é completamente ilegal. Fred ainda marcaria o seu segundo, quando a Itália buscava empatar.

Há uma evolução no time de Felipão, porém de forma gradual, sem milagres que o transforme em imbatível. O Brasil de hoje é melhor do que o que enfrentou a Inglaterra, justamente por haver um maior tempo de trabalho. O time ainda apresenta problemas em campo, e é verdade que a Itália poupou vários jogadores, porém a individualidade está aparecendo e resolvendo. 

Não concordo com muitas ideias do treinador quanto a concepção de time, porém há pouco tempo não havia sequer um time, pois a passagem de Mano Menezes não deixou legado, o que exige um grande trabalho de Felipão para montar um time capaz de disputar para ganhar a Copa em um espaço de tempo reduzido. 

Neymar é, há pelo menos 3 temporadas, o principal jogador da Seleção Brasileira.  Alternou altos e baixos e a mudança de ares para o Barcelona parece ter lhe dado tranquilidade para jogar o seu futebol. Depois de confirmada a sua transferência para o futebol espanhol, nota-se um amadurecimento do jogador quanto a sua atitude, pois o jogador não está se atirando em qualquer jogada, mostrando maior participação, além de parecer mais centrado. É o craque da competição até então e quando efetivamente integrar-se ao elenco catalão, Neymar deverá aprimorar-se tecnicamente e taticamente, o que lhe tornará um dos melhores jogadores do mundo. 

A Copa das Confederações se desenha para uma esperada final entre Brasil e Espanha. Um título daria confiança a Seleção para a Copa, além de poder gerar tranquilidade fora de campo, onde o clima não anda nada bom em função de vândalos que se intrometem nas manifestações pacíficas, que acabam trazendo transtornos à ordem nacional. Não vou entrar no mérito dos protestos, pois este meu post é exclusivamente esportivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário