domingo, 2 de dezembro de 2012

Pouco futebol, muita confusão e sem festa de despedida


A grande expectativa do Gre-Nal 394 ficou só na promessa, pois a grande maioria das emoções da partida foram negativas, com confusões, expulsões e pouco futebol, resultando em um 0x0 que terminou de forma melancólica a última partida do Grêmio no Olímpico, com a perda do vice-campeonato brasileiro diante de dois jogadores a menos do rival ao longo de praticamente todo o segundo tempo.
  
A maior responsabilidade pelo placar zerado foi dos treinadores, que povoaram o meio-campo de seus times, resultando em poucas finalizações quando o jogo estava numericamente igual, o que o deixou insosso e sonolento. Sem Moreno e Kléber, Luxemburgo escalou Léo Gago e deixou apenas André Lima no ataque, enquanto que Osmar Loss preteriu Forlán e escalou Josimar, deslocando Guiñazu para a linha dos meio-campistas, por onde o jogador pouco produziu ofensivamente, mas que acabou como peça fundamental na manutenção do resultado.

A rigor, somente uma cabeçada de Damião que lhe custou um grande ferimento no supercílio ofereceu perigo na primeira etapa, enquanto que na segunda, com as expulsões de Muriel e do próprio centroavante, o time colorado acabou massacrado em chances de gols, porém teve a competência para manter o placar. Luxemburgo somente foi colocar o segundo atacante aos 18 minutos da segunda etapa, quando o time já possuía superioridade numérica de dois jogadores.  

Se alguém pode ser colocado como responsável pela perda do vice-campeonato, este deve ser Luxemburgo.  O treinador conseguiu o seu objetivo que era classificar o time para a Libertadores, porém nas demais competições o time chegou mas não faturou nenhum torneio, sucumbindo nas horas derradeiras. Pela pouca quantidade de técnicos qualificados, Luxa continuará em 2013 e quiçá em 2014, pois assinou um contrato por duas temporadas  e dependerá de resultados, isto é, títulos, para marcar uma era. 

Tanto Muriel quanto Damião foram corretamente expulsos, pois o goleiro evitou um lance de perigo gremista interceptando a bola com as mãos fora da área, enquanto que o centroavante deu uma cotovelada em Saimon, e se continuar para a próxima temporada, deverá pegar gancho. Na reclamação da expulsão de Muriel, Luxemburgo invadiu o campo para segurar os jogadores e também foi corretamente expulso pelo árbitro Heber Roberto Lopes. 

Nos descontos, quando o Grêmio era mais nervos do que pressão para marcar o gol, o treinador colorado Osmar Loss envolveu-se em confusão com Saimon, ocasionando em uma confusão generalizada por onde ambos foram expulsos, e a torcida perdeu a cabeça e começou a atirar rojões no campo, sendo que um acertou um dos membros da comissão técnica do Internacional, no que poderá ocasionar em sanções para o futuro estádio na próxima temporada.

Este 0x0 combinado com a vitória do Atlético Mineiro sobre o Cruzeiro por 3x2 resultou na perda do vice-campeonato do Brasileirão pelo Grêmio para o Galo, o que deixou o time sem ter o que comemorar na despedida do Olímpico, tendo em vista que além de empatar precisando da vitória, o time não teve a competência para marcar um gol contra dois jogadores a menos do Inter, e ficou sem a tradicional avalanche, que foi dada somente de forma simbólica, por grande parte dos torcedores da inferior do estádio, em uma nostálgica despedida do Olímpico.

No final das contas, quem comemorou no Gre-Nal foram os Colorados, pois o empate diante das circunstâncias formadas ao longo do campeonato e principalmente do jogo que fizeram com que o sentimento pelo 0x0 fosse de um título, pois o Inter aplicou um grande prejuízo no Grêmio, que terá que disputar uma fase preliminar da Libertadores, bagunçando todo o planejamento do rival e lhe deixando em condições de eliminação logo de início. 

Já para o Inter, que o esforço e o objetivo de atrapalhar os planos do Grêmio não sirvam para encobrir a péssima temporada que o time teve, onde ganhou o Gauchão, mas não conseguiu chegar a nenhuma competição, além de terminar pessimamente o Brasileirão, sem vencer os últimos cinco jogos e com a 16ª melhor campanha do returno. 

E a bola parou de rolar oficialmente no RS. O momento passa a ser de analisar a temporada e projetar a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário