Na Malásia, a McLaren mostrou toda a sua força e cravou a primeira fila tal qual como na Austrália, com Hamilton garantindo a sua segunda pole position na temporada, enquanto Button largará em segundo. Não foi uma diferença dominadora, já que o Schumacher, o terceiro, ficou há 0,17s do tempo de Hamilton, mostrando que o modelo 2012 da Mercedes é rápido em treinos;
As RBR’s mais uma vez fizeram um treino discreto, e Webber largará novamente à frente de Vettel com o seu quarto lugar, enquanto que o alemão herdou a quinta posição de Raikkonen, que foi obrigado a trocar o seu câmbio e, por isso, perderá cinco posições no grid, largando em 10º. Ao contrário da Austrália, os carros de Newey andaram basicamente no mesmo tempo das McLarens e da Mercedes, porém ainda sem demonstrar potencial para retomar o domínio na categoria.
A Ferrari mostrou avanços em relação à Austrália, já que Massa com um novo chassi ficou no meio do bolo intermediário e largará em 12º, enquanto que Alonso manteve-se mais rápido que o brasileiro, classificando-se para o Q1 com vantagem de três décimos, e vai largar em 8º, pois não teve carro para uma melhor sorte.
Já Force India e Toro Rosso alternaram as últimas posições do pelotão intermediário. Pelo lado dos touros vermelhos, algo normal, visto que a equipe é subsidiária da Red Bull, enquanto que o time de Vijay Mallya mostra que o modelo VJM05 não foi tão bem nascido quanto o modelo do ano passado, que deixou o time em sexto lugar nos construtores com certa tranquilidade.
A Williams mostrou que tinha carro para chegar ao Q3, porém Maldonado errou no Q2, saindo fora da pista e comprometendo a sua participação no treino, enquanto que Senna acompanha de longe seu companheiro, apesar da diferença de ambos ter ficado na casa dos dois décimos. Finalmente pode-se dizer que, apesar dos limites orçamentários, a Williams tem um carro competitivo que lhe proporcionará uma boa quantidade de pontos neste mundial, caso Frank tenha um combustível financeiro para evoluí-lo ao longo da temporada.
Já lá atrás, a novidade foi a HRT, que conseguiu tempos suficientes para largar amanha, e provavelmente atrapalhar algum ou alguns pilotos, visto que o carro é dois segundos mais lento que a Marussia, segunda pior equipe do grid.
Para a corrida, espera-se que a chuva apareça, pois a Malásia está na linha equatorial, e assim como a região amazônica, tem uma chuva diária que pode gerar transformar-se em temporal como o que foi visto em 2009, quando a corrida teve que ser finalizada pela metade. O consumo de pneus preocupará, visto que são esperados três pitstops para cada piloto, o que complicará times como a Mercedes e o estilo de pilotagem agressivo de Hamilton.
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