A cada etapa da Formula 1, Sebastian Vettel se aproxima ou fica na eminencia de igualar ou quebrar um recorde. Em Abu Dhabi não foi diferente, e depois de se tornar o piloto mais jovem a vencer um GP, e também o campeão e bicampeão mais novo, o alemão sensação conseguiu igualar em Abu Dhabi o recorde de pole positions em uma mesma temporada.
Ao ganhar o duelo com Hamilton e Button, e cravar o tempo de 1min38s481, Vettel cravou a sua 14ª pole, igualando-se à Nigel Mansel e seu possante Williams FW14B, que conseguiu a marca nas 16 etapas do longínquo ano de 1992, quando a Willams tinha o melhor carro disparado e ganhou com sobras o mundial daquele ano. A meu ver, o FW14B que também fora projetado por Adrian Newey, é absurdamente superior ao que a RBR é hoje, porém é Vettel que detém o melhor aproveitamento de pontos conquistados (88% contra 67,5 de Mansel), até em função da durabilidade .
Falando em Williams, a mesma invencível escuderia de Frank do início da década de 90, chegou ao fundo do poço em Abu Dhabi, com Maldonado e Barrichello alinhando na última fila, em virtude de problemas com os motores, que de certa forma disfarçaram o péssimo desempenho, onde a equipe não conseguia algo melhor que o 17º lugar, que corresponde ao pior lugar entre as que podem ser chamadas de equipes de Formula 1.
No mais, o treino de Abu Dhabi não teve grandes atrativos dentro da insossa pista de Yas Marina. As McLarens viraram mais rápidas durante os treinos livres, porém no oficial apareceu a estrela de Vettel, que se redimiu de um erro cometido no segundo treino livre da sexta-feira. Hamilton largará em segundo e Button em terceiro. Alonso até conseguiu tentar beliscar o quarto lugar, porém ficou À 0,2s de Webber, mas outra vez meteu mais de meio segundo em Massa.
O piloto brasileiro da Ferrari fez um treino discreto, e pelo menos conseguiu terminar na frente de Rosberg. Senna também ficou atrás de Petrov, porém o fato de ter sido obrigado a ceder seu cockpit à Grosjean o isenta, além do mais a sua escuderia não se mostrou competitiva no travado circuito dos Emirados, perdendo espaço para as Force India, cujos dois carros se classificaram ao Q3.
Não se espera uma corrida diferente dos anos anteriores em Abu Dhabi. O circuito é travado, insosso e lembra um kartódromo gigante. A parceria DRS + KERS deverá promover algumas ultrapassagens, que faltaram na última edição, por onde Alonso se desesperou ao ficar a corrida toda atrás de Petrov. Para complicar, o campeonato já está definido há várias provas, o que fará de Abu Dhabi atrativa apenas pela visão que o pôr do sol na Yas Marina oferece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário