O campeonato Brasileiro chegou à penúltima rodada, com algumas certezas e várias dúvidas depois dos resultados da 36ª jornada. Corinthians e Fluminense se juntaram à Vasco e Santos na próxima edição da Libertadores, enquanto Avaí e América-MG caíram antecipadamente para a segunda divisão.
A rodada deste final de semana reservou um número de 25 gols, o que deixou a média em 2,5. Oito equipes venceram seus jogos, havendo um equilíbrio entre mandantes e visitantes (4 a 4). Faltando apenas seis pontos em disputa, apenas três equipes têm chances matemáticas para conquistar o titulo do Brasileirão: Corinthians, Vasco e Fluminense.
O Corinthians manteve-se na ponta, após vencer de forma suada e de virada o Atlético-MG no Pacaembu. O time foi surpreendido pelo Galo, que saiu na frente com Leonardo Silva aos 9 da segunda etapa, e mantinha-se vitorioso até os 32, quando Liedson empatou. Porém estava reservado à Adriano, vulgo Imperador, marcar no fim da partida o gol da vitória, ao receber de Emerson, e mesmo fora de forma, mostrar velocidade e oportunismo para marcar. O Vasco segue na cola, após a vitória por 2x0 diante do Avaí, que saiu do São Januário matematicamente rebaixado. São dois pontos de diferença, sendo que o Corinthians tem vantagem nos critérios de desempates, por ter vitórias a mais. A equipe do Parque São Jorge já poderá ser campeã na próxima rodada, caso vença o Figueirense em Florianópolis, somado com um tropeço do Vasco no clássico carioca contra o Fluminense.
Mais atrás vem o Fluminense, que garantiu matematicamente a vaga à Libertadores após o chocolate de 4x0 aplicado no Figueirense em pleno Orlando Scarpelli. Fred marcou três vezes, e com os quatro da espetacular vitória sobre o Grêmio por 5x4, encosta-se a Borges na artilharia do campeonato (20 a 23). A matemática também dá ao tricolor das laranjeiras a possibilidade de sonhar pelo titulo brasileiro, porém a distância de 5 pontos em 6 possíveis torna a chance remotíssima, apenas viável pelos cálculos. O objetivo do clube é garantir pelo menos o terceiro lugar, que dará uma vaga direta à fase de grupos da competição sul-americana.
Ainda sobram mais duas vagas para a Libertadores, que estão sendo disputadas ponto a ponto por Internacional, Figueirense, Flamengo, São Paulo, Botafogo e Coritiba. O Internacional venceu o Botafogo em um confronto-direto no Engenhão por 2x1, entrando pela segunda vez no G5 em todo o campeonato. O Figueirense se manteve na zona, mesmo com a derrota-chocolate sofrida diante do Fluminense.
O Flamengo está na sexta posição, não conseguindo entrar no G5 ao ficar no 0x0 com o Atlético-GO no Serra Dourada, com presença massiva da torcida rubro-negra, que lotou as dependências do estádio Goiano. O São Paulo voltou à briga ao ganhar e rebaixar o América-MG, e agora jogará a sua sorte em dois clássicos estaduais, contra Palmeiras e Santos. Já Botafogo e Coritiba correm por fora, o primeiro animicamente alijado da disputa pelas cinco derrotas nos últimos seis jogos, enquanto o segundo acordou tarde, tendo que recuperar 3 pontos e 4 posições nas duas últimas rodadas.
Já na parte de baixo, três equipes lutam diretamente contra as duas indesejadas vagas restantes à Serie B: Cruzeiro (39), Ceará (38) e Atlético-PR (38). Atlético-MG e Bahia não estão matematicamente salvos, porém só uma improvável combinação de resultados lhes fariam ameaçados. A próxima rodada reserva um confronto direto entre Ceará e Cruzeiro, que poderá rebaixar matematicamente o Ceará em caso de derrota. O Atlético-PR também correrá este risco, caso perca para o homônimo mineiro, somado a uma vitória de Ceará ou Cruzeiro, o que poderá acarretar na definição dos quatro rebaixados já ao fim da 37ª rodada.
O equilíbrio nivelado por baixo do Campeonato Brasileiro, somado à formula de pontos corridos, trazem uma emoção rodada a rodada, pois cada jogo torna-se uma decisão. A última rodada que reserva oito clássicos estaduais será ainda mais emocionante, com o futuro de um clube podendo estar nos pés de seu rival.
Nenhum comentário:
Postar um comentário