Apenas um ponto, ou um décimo lugar, separam Sebastian Vettel de um bicampeonato histórico. Isso apenas se Button for o campeão no Japão, senão o titulo já é do piloto da RBR, que fez uma prova tranquila em Cingapura. Pontuação e classificação modesta, para um piloto que já soma nove vitórias e 309 pontos conquistados.
Vettel liderou o GP de ponta a ponta, mantendo a sua primeira posição na largada, e só não andou mais rápido que seus oponentes quando administrou seu equipamento, permitindo uma tímida chegada de Button nas últimas voltas. Como ideia do domínio de Vettel e sua RBR, o alemão virou por muitas voltas mais de 1 segundo mais rápido que Button, que assumiu a segunda posição com a má largada de Vettel e assim ficou até o final.
Hamilton ficou encaixotado por Webber na largada, caindo para o meio do grid na frustrada tentativa de ultrapassá-lo, porém foi o piloto que mais trouxe ultrapassagens no GP, bem como o que mais aprontou, ao complicar a vida de Massa no inicio da prova, acertando, de forma imprudente, com o seu bico um pneu traseiro do brasileiro e levando um Drive through por isso.
Porém o inglês da McLaren se recuperou, efetuando várias ultrapassagens e ainda chegou no quinto lugar, apesar de ter um jogo de pneus supermacios a menos que seus adversários, devido ao fato de um pneu ter furado no treino do sábado e a FIA não ter autorizado a troca deste composto.
Alonso ficou boa parte da prova no terceiro lugar, alternando a posição com Webber ao longo da prova. Como o rendimento da Ferrari não era lá essas coisas devido ao alto desgaste dos pneus, o piloto acabou perdendo definitivamente o lugar na 34ª volta, em meio à relargada da única entrada do Safety Car na prova, em virtude de um acidente de Schumacher com Pérez, onde o alemão da Mercedes acabou errando e entrou traseira adentro do piloto da Sauber, por pouco não causando uma tragédia.
Outro grande destaque da prova ficou por conta de Di Resta, que por muito tempo andou entre os cinco primeiros, porém não teve equipamento suficiente para disputar com RBR, Ferrari e McLaren, porém chegando à frente de Massa, que teve uma corrida discreta e acabou com o nono lugar. O piloto brasileiro confirma a sua péssima fase, chegando a ficar à frente de Hamilton depois que este foi punido, porém sem ter carro e qualidade para reagir, o que lhe fez amargar novamente a última colocação entre os pilotos das três grandes equipes.
A categoria volta em 15 dias com o GP do Japão, que efetivamente marcará o bicampeonato de Vettel, que em Cingapura já começou a comemorar efusivamente o seu titulo certo. São 124 pontos de vantagem para Button, líder do segundo escalão que promete uma interessante briga pelo vice-campeonato, já que três pontos separam o inglês de Webber, o quarto, que busca a dobradinha no mundial de pilotos que não veio na temporada passada, e que mostraria o absoluto domínio da escuderia de Adrian Newey.
Alguém acredita que Vettel quebrará em todas as cinco provas restantes, além de Button somar cinco vitórias?
Nenhum comentário:
Postar um comentário