No primeiro jogo após o aniversário de 108 anos, o Grêmio literalmente foi presenteado pelo Vasco com um chocolate, doce tão almejado mundo a fora, mas que no futebol remete à humilhação e vexame.
E foi um vexame que ocorreu em São Januário, em uma jornada infeliz do esquema defensivo tricolor, que sucumbiu frente o ágil e qualificado ataque vascaíno, que era formado por dois pontas velozes, que exploravam a jogada pelos flancos e formavam um eficiente 4-3-3, que trouxe muita dor de cabeça à Celso Roth.
Pode-se afirmar que o jogo foi equilibrado durante boa parte do primeiro tempo, apesar da vantagem inicial do Vasco com Elton arrematando um cruzamento de Eder Luis logo aos três minutos de jogo. Os cruzmaltinos usaram a tática de explorar os contra-ataques, cedendo a posse de bola ao Grêmio, que pouco conseguia passar pela intermediária, tanto que foram apenas dois chutes a gol pelo lado tricolor, mas sem muito perigo.
O Vasco levava vantagem no seu setor ofensivo direito com Eder Luis, tendo no setor as principais chances de gols nas costas de Julio Cesar, que não era o único gremista mal na marcação. O lateral esquerdo, eficiente no apoio, porém ineficaz na marcação, contava com a má jornada solidária de Edcarlos e Rochemback, que também contribuíram para o escore vascaíno.
Ainda no primeiro tempo, Diego Souza passou com facilidade pelo zagueiro gremista, marcando o segundo, enquanto que logo no início da segunda etapa, Diego Souza acharia Fagner livre na direita, cruzando para Eder Luis marcar o terceiro, com a parceria Diego Souza e Fagner aparecendo novamente no quarto gol, quando o meia serviu o lateral direito para chutar forte na entrada da área e definir o placar aos 16 minutos.
Assustado, Roth tirou Douglas para a entrada de Adilson, além de trocar Escudero por Leandro, em uma singela tentativa de evitar tomar mais gols e atenuar tamanho vexame. Se esse era o objetivo pós 4x0 conseguiu, pois o Vasco contribuiu, tirando o pé do acelerador e administrando a boa vitória, que ainda reservou uma linda homenagem ao treinador Ricardo Gomes, que ainda se recupera do AVC sofrido no último dia 28 de agosto.
Altos sorrisos aos vascaínos, que assumem momentaneamente a liderança do campeonato com 45 pontos, dois a mais que o Corinthians que joga amanhã e que poderá retomar a liderança com uma vitória. Apreensão aos gremistas, que têm uma sequencia de três vitórias consecutivas interrompidas por uma goleada arrasa-quarteirão, justo na semana de aniversário, e que fora simbolizada por um chocolate, como presente de aniversário de 108 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário