quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Muitos gols e reclamações no Pacaembu



Corinthians e Grêmio abriram oficialmente o returno do Campeonato Brasileiro no Pacaembu, em um jogo bom, de muitos gols e de reclamações de ambos os lados por parte do árbitro André Luiz de Freitas Castro, em mais um de vários episódios por onde todas as justificativas recaem em erros de arbitragem.

O jogo passou pelos erros, que na minha concepção foram dois, sendo um de cada lado. Curiosamente o clímax do jogo deu-se entre estes equívocos, cujo mais grave inaugurou efetivamente a partida aos 16 minutos, quando o arbitro viu uma penalidade espirita sobre Emerson Sheik, que Chicão cobrou com categoria para abrir o marcador.


Curiosamente foi o gol Corintiano que acordou o Grêmio no jogo, e o tricolor gaúcho começou a tramar jogadas e tentar buscar o empate. Não conseguiu com Júlio César, lateral, em finalizações bem defendidas pelo seu homônimo, goleiro. Porém Douglas conseguiria o empate ainda na etapa inicial ao cobrar com perfeição uma falta na intermediária, e esta acertando o ângulo direito do goleiro corintiano.

O Corinthians tinha chegado algumas vezes, e teve dois gols corretamente anulados pelo árbitro, porém era o Grêmio que jogava mais, e assim prosseguiu-se durante boa parte do segundo tempo, até a entrada de Edcarlos em lugar do lesionado Vilson, que acabou desarticulando todo o sistema defensivo tricolor.

Em duas falhas grotescas, sendo uma de Fernando e outra de posicionamento do miolo de zaga, o Corinthians fez o seu escore, primeiro com Paulinho aos 19 e depois com Ramon aos 22, deixando o jogo quase decidido. Quase, pois no minuto seguinte ao terceiro gol alvinegro, Liedson entraria forte em Edcarlos, levaria o segundo cartão amarelo e seria expulso.

O Grêmio tratou de reagir logo depois com um gol de André Lima em cobrança de escanteio cobrada por Douglas e desviada por Edcarlos. Então veio o segundo equívoco do árbitro André Luiz aos 33, que não usou o bom senso ao expulsar Edenílson, quando este estava encaminhando-se a ser substituído, em um lance que não ficou claro pela TV, visto que aparentemente não houve motivo aparente que lhe merecesse a exclusão do jogo.

O Grêmio teve 15 minutos para reagir e buscar o empate, porém a pilha de atacantes colocada por Roth não fora abastecida pela falta de armadores, já que ter apenas Douglas na função diante de uma retranca era pouco, e o tricolor gaúcho abusou na jogada aérea até o fim, tendo um resultado nulo e não evitando a derrota, mesmo tendo dois jogadores a mais em campo.

Vitória do Corinthians, que o faz líder por mais uma rodada, e que pode marcar o principio do fim de um sufoco de algumas rodadas, que ameaçam o técnico Tite de degola, além de deixar o time à mercê dos outros concorrentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário