sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Messi comanda mais um título catalão

Entra e sai temporada, e o Barcelona continua empilhando títulos. Depois de conquistar na última semana a Supercopa espanhola contra o Real Madrid, o Barcelona faturou nesta sexta a Supercopa da UEFA ao vencer o Porto por 2x0, gols de Messi e de Fábregas.

Não foi tecnicamente um grande jogo, com as equipes ainda ressentindo-se do trabalho de pré-temporada, que as deixaram engessadas, com o Barcelona sentindo mais este fato, o que fez com que o Porto o controlasse nos inícios de cada etapa, períodos em que a equipe portuguesa surpreendia em campo.

A equipe catalã conseguiu impor ao longo da partida, seu estilo de jogo de domínio da posse de bola e de troca de passes, porém sem conseguir agredir o adversário como é de costume. A estrela de Messi brilhou mais uma vez, com o argentino marcando um gol, proporcionando uma assistência, além de participar das principais jogadas ofensivas da equipe catalã, inclusive protagonizando a expulsão de Rolando.

O Argentino fez o primeiro ao seu estilo, recebendo de graça e livre uma bola de Guarín, driblando o goleiro Helton e tocando sutilmente para as redes. No segundo, assistiu Fábregas, que recém havia acabado de entrar, para o novato dominar no peito, e sem deixar a bola cair, tocando no canto de Helton.

O Porto teve a oportunidade de sair na frente na primeira etapa e até de empatar na segunda, porém se ressentiu da ausência definitiva Falcao Garcia, que fora negociado, e com Kleber, seu substituto, não se mostrando a altura do colombiano.

A equipe treinada por Vítor Pereira, ex-auxiliar de André Villas Boas, transformou seu 4-3-3 em um 4-1-4-1, como forma de brecar o avanço ofensivo do Barcelona. Teve sucesso tático, porém não contou com falhas individuais e as expulsões de Rolando e Guarín, que dizimaram suas chances de reação.

Já o Barcelona precisa de tempo e de sequencia para chegar ao nível da temporada passada. A equipe tem o seu estilo de jogo e de esquema, mas falta uma maior movimentação, que só a sequencia de jogos e o crescimento das condições físicas proporcionarão. Fábregas é uma opção para o presente e para o futuro, já que Xavi passou dos 30 anos e logo entrará na descendente. Só falta ao time opções para a zaga, já que nesta partida, Guardiola colocou Abidal, Mascherano e depois Busquets no miolo defensivo, quando o primeiro é lateral esquerdo e pode jogar como zagueiro, enquanto os demais são volantes.



Com dois títulos logo de inicio, a temporada 2011/12 já começa com a questão: Quem irá parar o Barcelona?

Nenhum comentário:

Postar um comentário