Depois de um período de férias de verão, a categoria retorna para 12ª etapa, no lendário circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Com pouco mais de 7000m, o circuito recebe pela 44ª vez o GP da Bélgica, sendo um dos preferidos pelos pilotos pelo seu traçado altamente alternativo, proporcionando curvas de alta e sinuosa como a Eau Rouge e Blanchimount, bem como curvas de baixa como a Bus Stop e a La Source.
Michael Schumacher é o maior vencedor com seis vitórias, seguido de Ayrton Senna com 5. Devido à extensão do circuito, a prova terá 44 voltas, de forma que sejam completados os 300 kms mais uma volta, conforme rege o regulamento.
Sem grandes inovações, devido à parada obrigatória dos times, que são obrigados a fechar as portas durante as férias de verão, os destaques ficam fora da pista, com ações de marketing e rumores de renovações e de troca de pilotos para a próxima temporada.
Na pista, há uma pequena novidade no traçado, com o alargamento da curva Rivage por questões de segurança, além do asfaltamento de sua área de escape, antes composta por brita. Como esperado, a utilização do DRS foi proibido na Eau Rouge durante os treinos por questões de segurança, enquanto que na corrida, o ponto de ativamento da asa se dará após a curva Le Raidillon, com os pilotos desfrutando a reta curva até a chicane Les Combes.
Já a Pirelli afirma através de seu diretor Paul Hembery que haverá uma disparidade de mais de um segundo entre os compostos médios e macios para o GP de domingo, restando saber qual será a durabilidade dos compostos macios.
Curtinhas da Categoria
Troca de Cadeiras
A irregularidade de Heidfeld neste início de temporada acabou lhe custando o seu lugar no cockpit da Lotus Renault, que terá o brasileiro Bruno Senna como novo titular. O piloto alemão foi escolhido como o substituto do polonês Robert Kubica, que sofreu um grave acidente de rali, não convencendo a equipe com as suas atuações irregulares e os 34 pontos no campeonato, o que levou a equipe a sacá-lo. A alteração também teria motivos financeiros, o que poderá fazer com o que o piloto acione a justiça.
Tchau pneus duros!
O diretor esportivo da Pirelli Paul Hembery confirmou que os compostos mais duros não serão mais utilizados nesta temporada. Um dos fatores é a característica dos circuitos, além de que os compostos são demasiadamente duros para possibilitar um maior arrojo por parte dos pilotos, além de serem extremamente lentos em comparação aos macios.
Problemas com Austin?
O autódromo no Texas, que vem sendo construído para abrigar a volta da categoria aos EUA em 2012 está com as obras paradas, segundo relato do jornal norte-americano “American Statesman”. A reportagem afirma que atualmente não há nenhum trabalho na área nos últimos dias, que seria consequência de um intervalo pedido pela empreiteira principal, por não ter como honrar os compromissos financeiros.
Mais testes para 2012?
Está em estudo, a possibilidade do retorno dos testes em meio à temporada, algo que fora banido para a temporada 2009 como uma forma de corte dos custos das equipes e também como uma tentativa para deixar o campeonato mais equilibrado, ao impossibilitar grandes inovações das equipes ricas. Porém a disparada da Renault, além da necessidade de eventuais substituições de pilotos tornaram esta prática questionada, o que levou a FIA a analisar a volta dos treinos. Segundo consta o regulamento, teria que haver uma aceitação unanime por parte das equipes, cujas nanicas, que eram até então o principal entrave, estão começando a aceitar a ideia desde que se criem formas que não prejudique o apertado orçamento dos times pequenos.
Enquanto isso, nos Games...
A Codemasters, produtora licenciada para o desenvolvimento do game da Categoria, anunciou detalhes da versão 2011 do jogo, que contará com a entrada do Safety Car quando houver acidentes passiveis de sua entrada. Assim que adentrar na pista, haverá uma tomada única de câmera, com o jogador tendo um controle limitado do carro enquanto o SC estiver na pista. O jogo tem estreia prevista para o fim deste mês.
Treinos Livres
A sessão de treinos da sexta-feira, que em condições normais já não trazem grandes atrativos em razão dos pilotos terem que poupar pneus e equipamentos, teve o aditivo da chuva, que foi e voltou, fazendo com que houvesse uma grande disparidade de tempos e um dia praticamente perdido para pilotos e equipes.
O Grande destaque ficou por conta da primeira etapa, quando as Mercedes entraram justamente na hora em que a pista estava em melhores condições para marcarem o primeiro e o segundo melhores tempos, com Schumacher ganhando de presente de 20 anos de F1 o melhor tempo.
Já na segunda tomada, o treino começou com pista quase seca, mas que ao decorrer do treino voltaria a ficar molhada com o retorno da chuva. Mark Webber foi o mais rápido, com Alonso e Button e Hamilton andando na sua cola, o que pode representar uma continuidade da briga entre McLaren e Ferrari com a Red Bull, que ainda detém o melhor carro.
No terceiro treino livre já será possível ter uma noção do quão perto estas escuderias estão da Red Bull.
Cronograma (Horários de Brasília)
SábadoTerceiro Treino Livre – 06hTreino Oficial - 09hDomingoLargada GP da Bélgica – 09h
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