quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Impressões do sorteio da UEFA Champions League

Em uma cerimônia com o padrão UEFA de organização e glamour, foram definidas as composições para a fase de Grupos da UEFA Champions League.

Os 10 últimos times foram definidos nesta semana, após os jogos da volta dos PlayOffs, o que resultou a formação dos potes, fonte da formação dos grupos.



A UEFA usa o conceito pote, para definir as quatro posições de cada grupo, de forma que haja equilíbrio de acordo com o histórico recente dos clubes nas competições europeias, o que acaba gerando distorções quando há algum time sem expressão recente, e que acaba se classificando para a competição, como são os casos de Manchester City e Borussia Dortmund.



Eis os Grupos


Opinião

Confesso que sonhava com um grupo da morte formado por Barcelona (ESP), Milan (ITA), Man. City (ING) e Borussia Dortmund (ALE). Porém a alocação de Chelsea e Arsenal no lado azul da tabela, inviabilizou o fato, pois a UEFA busca equilibrar os times de um mesmo país colocando-os em lados opostos, pois cada um é responsável por um dia de realização (Terça e Quarta).

O Manchester City escapou do Grupo H, porém foi ao Grupo A, no que eu considero o mais equilibrado da competição, com Manchester Citye Bayern favoritos, com Villareal e Napoli correndo por fora, mas em condições de pleitear a vaga.

O Grupo F também é equilibrado com Arsenal, Marseille, Olympiacos e Borussia Dortmund. Destes, coloco apenas os gregos em um degrau abaixo, tendendo a ser o saco de pancadas do grupo, enquanto o Arsenal é favorito, mas se enfraqueceu muito nesta temporada e não seria uma zebra se Marseille e Borussia o tirasse na primeira fase.

Já há os grupos moleza, como o G em que o Porto é favoritíssimo perto de Shakhtar e Zenit, que deverão lutar pela segunda vaga. No H, que sonhei em ser o da morte, virou o ensaio de Barcelona e Milan para as oitavas de finais. Além disso, as equipes só voltariam a se enfrentar em uma eventual quartas de final, visto que equipes do mesmo grupo e do mesmo país não se enfrentam na fase de oitavas de finais, e o mundo acabaria se uma destas ficasse pelo caminho.

Os outros ingleses terão vida fácil no grupo C e E. Manchester United e Benfica são os favoritos do grupo C, podendo “treinar com seriedade” na primeira fase. Já o Chelsea é o favorito do grupo E, com o desfalcado Valencia e o Bayer Leverkusen disputando a segunda vaga.

Para finalizar, no Grupo D Real Madrid desponta como o favorito ao primeiro lugar, enquanto Lyon é favorito ao segundo. O Ajax é o único que poderia complicar, porém está um degrau abaixo dos franceses. Já no B, a não menos desfalcada Internazionale pegou um grupo tranquilo, tendo condições de se classificar com facilidade à segunda fase, com os russos do CSKA e os franceses do Lille disputando a segunda vaga, já que não acredito no Trabzonspor.

Em suma, as oitavas de finais da UEFA Champions League pintam com Manchester City, Bayern Munich, Internazionale, Manchester United, Benfica, Real Madrid, Lyon, Chelsea, Porto, Barcelona e Milan.

Outras cinco vagas seriam disputadas nos confrontos dos equilibrados grupos, que poderão criar zebras. Mas fico satisfeito que as principais equipes já estão pré-classificadas para a segunda fase.

A final da UEFA Champions League está prevista para o dia 19 de Maio de 2012 na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário