Neste fim de semana tem inicio o campeonato europeu mais rico e disputado, que é a Premier League. O Campeonato já vai para a 124ª edição, tendo o Manchester como maior vencedor com 19 conquistas, enquanto 23 equipes diferentes já tiveram o gostinho de comemorar pelo menos um titulo.
Para a temporada 2011/12, a promessa é de um campeonato ainda mais equilibrado, com três equipes brigando diretamente pelo titulo e seis pelas quatro vagas do país à UEFA Champions League.
O blog procurou localizar e agrupar as equipes conforme suas pretensões de inicio da temporada, elencando suas principais características.
Os Protagonistas
O que antes era o “big four”, agora pode ser denominado “big five” ou até “big six”, com as entradas de Tottenham e Manchester City junto aos tradicionais Arsenal, Chelsea, Liverpool e Manchester United. São estas as equipes que tem chances reais de titulo ou de classificação para a UEFA Champions League.
Arsenal
Fundação: 1886
Títulos: 13 (Último em 2003/04)
Treinador: Arsène Wenger
Destaque: van Persie
Poder de Fogo: ☆☆☆☆
Expectativa para a temporada: O clube de Londres vem acumulando campeonatos frustrantes, em que começava bem, e perdia poder de fogo com o afunilamento das competições europeias, e deixava de disputar o titulo por não ter grupo suficiente. Na temporada passada foi a mesma história, com a equipe tendo uma queda vertiginosa nas últimas rodadas, que quase lhe custou a vaga de play-off para a Champions League, que acabou ficando como prêmio de consolação. Devido a essa falta de competitividade, jogadores como Nasri e Fábregas pediram para deixar o clube. Os reforços, pra variar, não animam, confirmando a filosofia de contratação de jovens jogadores para formá-los e depois vendê-los a outros clubes.
Chelsea
Fundação: 1905
Títulos: 4 (Último em 2009/10)
Treinador: André Villas-Boas
Destaque: Lampard
Poder de Fogo: ☆☆☆☆☆
Expectativa para a temporada: O clube vem de uma temporada para esquecer, após ficar com o vice-campeonato do campeonato inglês, ser eliminada da Champions League para o rival Manchester United e não chegar às finais nem da FA Cup quanto da Copa da Liga. Com isso, Roman Abramovich não continuou com o treinador Carlo Ancelotti, tido como o culpado pela fraca temporada, e indo buscar em Porto a solução: o jovem André Villas-Boas de 33 anos, tido como o principal reforço para a temporada. O elenco, que eu sempre coloquei como o melhor da Inglaterra e equivalente à Real Madrid e Barcelona, foi mantido, apenas com a saída de Zhirkov para o russo Anzhi, onde joga Roberto Carlos.
Liverpool
Fundação: 1892
Títulos: 18 (Último em 1989/90)
Treinador: Kenny Dalglish
Destaque: Gerrard
Poder de Fogo: ☆☆☆☆
Expectativa para a temporada: Os reds entram na 22ª temporada de jejum, tendo o orgulhoso posto de maior vencedor de campeonatos superado com o último titulo do Manchester, que chegou a 19 conquistas. Para piorar, a equipe nem chegou perto de disputar uma vaga para a UEFA Champions League desta temporada, deixando de participar da principal competição europeia pelo secundo ano consecutivo. Das principais, o Liverpool foi o que mais investiu, abrindo um processo de renovação proposto pelo técnico e ídolo Kenny Dalglish, que assumiu no decorrer da última temporada, e que promete reciclar o grupo de jogadores. Chegaram nomes como Jose Henrique, Adam, Henderson e Downing, este o principal reforço da temporada. Enquanto isso, outros nomes que foram contratados ao decorrer das últimas temporadas , e que não tiveram um bom custo/beneficio deverão deixar o clube, com Konchesky encabeçando a lista.
Manchester City
Fundação: 1887
Títulos: 2 (Último em 1967/68)
Treinador: Roberto Mancini
Destaque: David Silva
Poder de Fogo: ☆☆☆☆☆
Expectativa para a temporada: A equipe que mais cresce nos últimos anos, fruto dos petrodólares do Sheik Mansour bin Zayed Al Nahyan, continua seu processo de expansão, com a contratação de jogadores importantes e a criação de um elenco galáctico. Aguero e Clichy são os principais reforços, que se juntarão a um elenco cada vez mais amadurecido e comandado pelo treinador Mancini, que o deixa pela primeira vez com chances reais de disputar de igual para igual com o seu rival United, além do Chelsea, o titulo da Premier League. Uma amostra foi dada na pré-temporada, com uma goleada de 3x0 sobre a Inter de Milão, o que faz do time forte para a disputa da UEFA Champions League.
Manchester United
Fundação: 1878
Títulos: 19 (Atual Campeão)
Treinador: Alex Ferguson
Destaque: Rooney
Poder de Fogo: ☆☆☆☆☆
Expectativa para a temporada: Os “red devils” foram os que mais perderam jogadores do grupo para esta temporada, obrigado Fergusson a renová-lo. Das perdas, apenas a aposentadoria de Van der Sar é sentida, com o clube buscando no Atlético de Madrid a solução, com o jovem De Gea. Os outros jogadores eram membros do grupo cada vez menos utilizados, e que não serão tão sentidos. Porém a equipe investiu nos ingleses Phil Jones e Ashley Young, que deverão trazer novas opções ao forte time, que mais uma vez entra como favorito para a conquista do campeonato nacional, além de disputar com força a Champions League.
Tottenham
Fundação: 1878
Títulos: 2 (Último em 1960/61)
Treinador: Harry Redknapp
Destaque: Gareth Bale
Poder de Fogo: ☆☆☆☆
Expectativa para a temporada: Depois de se classificar para a última edição da UEFA Champions League e ser eliminada nas quartas de finais diante do Real Madrid, o Tottenham bateu na trave, e não conseguiu se classificar novamente a principal competição de clubes. O goleiro brasileiro Gomes foi tido como um dos vilões pelo fracasso da equipe de Harry Redknapp na última temporada, tanto que o clube buscou o americano Friedel do Aston Villa como opção para o gol. O goleiro foi a única grande alteração no elenco do time Redknapp, que se encaminha para a quarta temporada no comando do clube que conseguiu manter as principais peças como van der Vaart e Bale. Porém durante a temporada ficou visível a falta de opções ao time, e somado às contratações dos concorrentes, deixa a equipe londrina como a sexta força do campeonato, mas em condições de disputar uma vaga para a Liga dos Campeões.
Os Coadjuvantes
Poder de Fogo: ☆☆☆
Além das equipes fortes que disputarão as primeiras colocações, o Campeonato reserva aquelas que têm times com qualidade para ficar na parte de cima da tabela e beliscar uma vaga na Europa League. São os casos de Bolton, Everton, Newcastle, Aston Villa, Sunderland e Fulhan.
Destes, o mais forte ainda parece ser o Everton, que conseguiu manter as principais peças do elenco como o goleiro Howard, o meia Arteta e o atacante Saha. Outro que manteve a base do grupo foi o Fulham, que fez uma boa premier League no ano passado, terminando com a oitava colocação. A única alteração dos Cottagers foi a troca do comando técnico, com o holandês Martin Jol substituindo Mark Hughes.
Ainda há o Sunderland, que além de manter a base, trouxe bons reforços como Wes Brown e O’Shea do Manchester United. Os Black Cats também trouxeram destaques de equipes que foram rebaixadas ou que estão na Championship, como os casos de Gardner, Larsson e Wickham.
Já outros times perderam importantes jogadores, que os deixarão desiludidos quanto a disputa de uma vaga para competição europeia, mas que tem condições para não passar sufoco com a ameaça do rebaixamento. São os casos de Bolton, Newcastle e Aston Villa. O primeiro não teve um 2010/11 animador, e ainda perdeu jogadores importantes como Elmander e Sturridge. A equipe acabou contratando o versátil meia Reo-Coker do concorrente Aston Villa, que se somará a uma razoável base que fora mantida.
O Aston Villa foi o que mais perdeu jogadores importantes nestas duas últimas temporadas, e para esta perdeu boa parte de sua força técnica com as saídas do goleiro Friedel, dos meias Reo-Cocker, Downing e Ashley Young , e do atacante Carew. O bom goleiro Given veio para suprir a lacuna deixada por Friedel, porém o time num todo fica mais fraco tecnicamente em relação a outras temporadas.
Para terminar o giro de informação sobre os times ingleses, o Newcastle é o time que mais modificou o elenco, perdendo alguns jogadores importantes no acesso à primeira divisão em 2009/10 e na manutenção da mesma com o 12º lugar na última temporada. Saíram Nolan, Routledge, Campbell, LuaLua e Jose Henrique, enquanto vieram outros jogadores como Ba, Obertan, Cabaye e Marveaux, estes dois últimos do futebol francês. A equipe manteve a base titular, porém suas pretensões viram incógnitas, dependendo de como os novos reforços se ambientarão ao clube.
Os Ameaçados
Poder de Fogo: ☆☆
A Premier League é conhecida por ter vários times que tem como o objetivo permanecer na primeira divisão. São os casos do West Bromwich, Stoke City, Wigan e Wolverhampton, que comemoram cada ponto ganho na competição. Nesse bolo há o Blackburn, equipe que vem enfraquecendo cada vez mais a cada ano, e que na temporada passada por pouco não visitou a Championship.
Poder de Fogo: ☆
Além destes quatro times, há aqueles que voltam a disputar a primeira divisão, como os casos do Queens Park Rangers, do Norwich City e do Swansea City, este ultimo é uma equipe do País de Gales e que disputará pela pimeira a primeira divisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário