quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Flamengo: Melhor time do Brasil?

A apertada vitória do último sábado diante do Coritiba colocou o Flamengo na liderança do Campeonato Brasileiro, ainda que parcialmente, visto que nesta quarta-feira o Corinthians recuperará o jogo que tem a menos contra o Santos.

Porém a pergunta que fica: Com Luxemburgo e o elenco disponível, o Flamengo tem o melhor time do Brasil?

A resposta geral dificilmente ficaria longe de Flamengo, Corinthians e Santos. Eu considero Flamengo e Santos como as melhores equipes do Brasil na atualidade, porém o titulo da Libertadores e a preparação para o Mundial estão fazem o peixe desviar o foco, o que o leva sair da disputa pelo titulo brasileiro, apesar de ter time para disputar com o Flamengo, o que seria natural se o calendário brasileiro fosse mais bem racionalizado.

Sem o Santos, o Flamengo trilha como o grande time do Campeonato Brasileiro, já que o Corinthians é competitivo, e deverá lutar até o fim com o rubro-negro, porém tem menos time e elenco que o time carioca. Vanderlei Luxemburgo não é refém de apenas uma formação, utilizando pelo menos quatro esquemas táticos ao longo do campeonato: 3-6-1, 4-2-3-1, 4-3-1-2 e o 4-3-3-, que é o esquema utilizado atualmente, e que vem dando bons resultados.

A equipe não começou bem o Brasileirão, chegando a ostentar 4 empates consecutivos nas cinco primeiras rodadas, o que gerou muitas contestações ao trabalho de Luxemburgo e temores de uma má campanha. A equipe voltaria a vencer o Atlético-MG na sexta rodada, e teria duas sequencias de quatro vitórias, separadas por dois empates. Porém o que acabou mudando a equipe foi a chegada de Airton, que fez com que Luxemburgo liberasse Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho para se tornarem atacantes, em um esquema 4-3-3.

Como joga o Flamengo?

O rubro-negro das últimas rodadas tem utilizado uma formação ofensiva, mas que consegue não deixar a defesa tão exposta. A única exceção foi a partida diante do Santos, na qual a defensiva flamenguista se curvou ao futebol de Neymar, levando quatro gols, porém o Flamengo levou apenas 13 gols em todo o campeonato, o que o deixa com a terceira melhor defesa da competição, atrás somente de Corinthians e Palmeiras.

Por outro lado, o rubro-negro tem o melhor ataque da competição com 28 gols, o que o deixa líder em saldo de gols. Estes dados confirmam-se pelas opções técnicas do time, que o deixa forte tanto pela esquerda quanto pela direita, com Luxemburgo dando-se o luxo de não escalar um meia centralizado à brasileira, como é conhecido o “camisa 10” do futebol nacional.



A equipe joga bastante pelos lados, fruto da esquematização de Ronaldinho na esquerda e Thiago Neves na direita, além do apoio dos laterais Júnior Cesar e Léo Moura, que considero dois dos melhores laterais do futebol brasileiro na atualidade. Para aumentar o fluxo ofensivo, Renato e Williams também avançam, enquanto os pontas (wingers) do lado oposto a jogada tendem a centralizar, e assim armar as jogadas.

Foi assim que o Flamengo construiu a vitória contra o Cruzeiro fora de casa, com o avanço de Léo Moura, que serviu Thiago Neves na direita, com este passando para Ronaldinho, que estava centralizado, e este encontrando Deivid para marcar o gol da vitória. Defensivamente a equipe tem Airton, que foi repatriado junto ao Benfica, e que virou o “cão de guarda” da zaga titular formada por Welliton e Ronaldo Angelin.



Outra modificação de esquema pode ser vista com a saída de Airton para a entrada de Botinelli, ou Diego Maurício, ou ainda Fierro, transformando o esquema em um 4-2-3-1, com Willians e Renato Abreu ficando mais posicionados, enquanto Ronaldinho e Thiago Neves voltam e compõem a linha de meio-campo junto com o terceiro meia. Em uma emergência, o esquema é transformado em um 4-3-3, tendo um meia centralizado.

As outras esquemáticas não foram ilustradas por não serem mais utilizadas pelo treinador, que finalmente encaixou o time, que nas dez ultimas rodadas somou oito vitórias. Mesmo assim, a campanha na temporada não é ruim, com o time somando 25 vitórias, 16 empates e apenas 1 derrota, que foi no duelo contra o Ceará, que o eliminou da Copa do Brasil. São 72,2% de aproveitamento na temporada, enquanto que apenas no Brasileiro, este sobe para 73,3%.

Ronaldinho Gaúcho candidata-se a ser o craque do Campeonato, já possuindo nove gols e seis assistências em quinze rodadas. O meia-atacante acabará ganhando uma chance na Seleção Brasileira de Mano Menezes, pois o cartel mostrado durante o campeonato lhe credencia a assumir um lugar na jovem escalação da seleção, carente de uma figura experiente e que possa comandar a equipe na preparação para a Copa de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário