sábado, 9 de julho de 2011

RBRs driblam imposições da FIA e largam na primeira fila

A FIA bem que tentou barrar a supremacia da Red Bull ao limitar a utilização do difusor soprado, tido como principal trunfo da equipe. A equipe perdeu desempenho, porém mesmo assim, ainda conseguiu colocar seus dois carros na primeira fila, desta vez com Webber levando a melhor sobre Vettel, largando na pole position.

Um dos grandes destaques de Silverstone é em relação à imprevisibilidade do tempo. Em poucos momentos, pode-se ir de uma chuva para um sol, porém como é praxe na Inglaterra, o tempo geralmente é nublado. E foi com um céu nublado carregado que os pilotos entraram para a disputa do qualify, com praticamente todos os carros indo marcar tempo logo de inicio, apesar de alguns serviços meteorológicos como o da Lotus Renault, descartar a chuva.

Mas ela chegou, faltando meados de cinco minutos para o término no Q1, não trazendo grandes surpresas com a exceção da classificação de Kovalainen para o Q2, deixando dessa vez os dois carros da Toro Rosso lá atrás no Grid. Devido à fraqueza dos pilotos Alguersuari e Buemi, não tenho como mensurar o desempenho da segunda equipe da Red Bull ,visto que os pilotos estão em um nível muito abaixo dos demais, não tendo a constância e a agilidade necessária para um piloto top da categoria.

Até o inicio do Q2, a chuva havia parado, porém alguns pilotos hesitaram em entrar com compostos intermediários, que a pista tratou de demovê-los imediatamente da ideia, sob pena de não se classificarem ao Q3. Houve tempo hábil para que todos dessem pelo menos uma volta rápida com pneus slicks, com Massa ficando com o melhor tempo e com Webber em segundo. Barrichello ficou com o 15º tempo, vendo seu companheiro Maldonado se classificar pela terceira vez ao Q3, além de ultrapassá-lo no ranking de largadas da equipe em 5x4. Schumacher foi outro que não conseguiu se qualificar ao marcar o 12º tempo.

No Q3, Webber levou a melhor sobre Vettel por 32 milésimos na primeira tentativa, não havendo a segunda em virtude da chuva voltar com força quando os pilotos já estavam na pista, não havendo outra alternativa a não ser abortar a volta rápida e voltar aos boxes. Alonso e Massa garantiram o terceiro e quarto lugar, enquanto as McLarens mostraram a queda de desempenho, sobretudo após as medidas tomadas pela FIA, conseguindo um quinto tempo com Button, porém um décimo com Hamilton. As surpresas do treino ficaram por conta de Di Resta, Maldonado e Kobayashi, com o sexto, sétimo e oitavos tempos respectivamente, deixando a Mercedes de Rosberg para trás.

Ainda é cedo para mensurar o quanto de desempenho perdeu a Red Bull. Houve uma queda, porém a equipe Ferrari estreou uma série de atualizações no carro, deixando-o rápido o bastante para acompanhar a escuderia de Adrian Newey, podendo até superá-la, dependendo das características dos próximos circuitos. Mas as imposições da FIA ainda darão muito o que falar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário