sábado, 9 de julho de 2011

Finalmente o Futebol apareceu na Copa América

Nesta sexta-feira, fora realizada a segunda rodada do Grupo C, com os duelos entre Uruguai x Chile e Peru e México. Finalmente, apareceram lapsos de bom futebol, com o favorito Uruguai ficando em condição delicada na tabela.

No principal jogo da noite, Uruguai e Chile fizeram a até então melhor partida desta edição da Copa América. Um jogo aberto, com muitas chances de gols de ambos os lados, apesar de haver uma diferença técnica favorável ao Chile.

Enquanto o esquema 4-3-3 uruguaio apresentava problemas na ligação das jogadas entre a defesa e o ataque, o 3-5-2 chileno favorecia o toque de bola no meio-campo, porém não tinha uma peça que armasse as jogadas para Suazo e Sánchez. Com isso, o primeiro tempo foi morno, com muito embate físico e poucas chances de gols. A melhor foi do Chile, quando Lugano procurava dar um chutão para a frente quando estava na intermediária, com a bola batendo em Isla e surpreendendo Muslera ao bater no travessão, no que seria um dos gols mais inusitados da história.

O segundo tempo continuava igual, até que o Uruguai abrisse o placar com Álvaro Pereira, recebendo na meia-lua uma grande assistência de Suarez e mandando para as redes. O treinador do Chile Claudio Borghi resolveu colocar Valdívia, que viria a fazer a diferença. Em seu primeiro lance, acharia na ponta esquerda Beausejour, que cruzaria para Sánchez empatar, momentos depois que o Uruguai teve a chance de matar a partida com Suárez.

E a vitória chilena só não veio graças ao goleiro Muslera, que fez duas grandes defesas em chutes de Sánchez, enquanto que Paredes perdeu outra grande chance chilena em cobrança de falta, quando a equipe amassava os uruguaios. 1x1 com cara de injustiça, pois o Chile jogou muito mais, porém que lhe deixa na liderança junto ao Peru, porém com vantagem no saldo de gols.

Já no outro jogo, Peru e México judiaram demasiadamente a bola, com um primeiro tempo de pobreza técnica comovente, onde não houve nada relevante a ser destacado. O Peru melhorou na volta para o segundo tempo, e passou a pressionar a jovem equipe mexicana, que parecia ter vindo pra passear na América do Sul. O meia esquerda peruano Vargas havia colocado duas bolas no travessão, porém na terceira grande chance da seleção peruana sairia o gol, após um bate-rebate em que a bola sobraria para Guevara que pegou mal na bola porém que foi em direção à Guerrero, que tocou para as redes, estabelecendo justiça ao placar, visto que os peruanos eram os únicos que queriam mostrar serviço na partida.

O grupo ficou encardido para o Uruguai, que terá que vencer por uma boa margem o México, além de contar com um empate entre Chile e Peru para se garantir na primeira colocação do grupo, que desta forma ficaria em um triplo empate em 5 pontos. Porém nada apagará a má impressão uruguaia, que assim como Brasil e Argentina ainda não entraram efetivamente em campo, deixando o torneio desinteressante e sem protagonistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário