domingo, 10 de julho de 2011

Gol pentacampeão para sair do sufoco

O Grêmio venceu o Coritiba por 2x0 no Olimpico neste domingo. A equipe tricolor fez um ótimo segundo tempo, porém precisou de um gol do pentacampeão Gilberto Silva para ganhar a tranquilidade necessária para confirmar a vitória e dar uma trégua à crise.

Julinho Camargo começou a por em pratica seu esquema de verticalização do meio, transformando o esquema 4-4-2 em um 4-2-3-1, com Escudero, Douglas e Leandro compondo o meio ofensivo. A formação deu uma melhor movimentação ao Grêmio, que mostrou um bom volume de jogo nos primeiros minutos, porém não concluía a gol.

A primeira e melhor chance gremista da primeira etapa foi com Escudero, oriunda de uma troca de passes entre Leandro e Douglas, deixando o argentino em posição de arremate para exigir do goleiro Édson Bastos uma grande defesa. O Coritiba apenas cercava o Grêmio no meio-campo, e foi efetivamente atacar apenas aos 20 minutos, quando Rochemback saiu errado, e Léo Gago serviu Leonardo para limpar a zaga e concluir em cima da zaga do Grêmio, que quase surpreende Grohe, que teve que se esticar para evitar o gol.

O Grêmio passou a errar demasiadamente na saída de bola, com o Coritiba crescendo no jogo e criando chances. Aos 29, Neuton falhou, deixando Marcos Aurélio livre contra Grohe, exigindo mais uma grande defesa do goleiro gremista. Aos 33, foi a vez de Léo Gago testar Grohe em um chute da intermediária, com o goleiro fazendo a sua terceira defesa difícil no jogo. O Grêmio só chegaria novamente em jogadas trabalhadas, porém com conclusões pífias de Gabriel e de Leandro.

Na segunda etapa, a cena se repetia com o Grêmio tomando a iniciativa e começando no campo de ataque pressionando o Coritiba. Aos poucos, a equipe criava as jogadas, e diferentemente da primeira etapa, passava a concluir mais a gol. Aos 7, Escudero obrigou outra grande defesa de Édson Bastos, enquanto que aos 10 foi a vez de Leandro aparecer livre e chutar rasteiro ao lado do gol.

Na terceira grande tentativa aos 17min, ocorreu o gol, quando Mário Fernandes construiu jogada na ponta esquerda e cruzou para Gilberto Silva aparecer como homem surpresa e de cabeça abrir o placar. Era o gol que o Grêmio precisava para controlar o jogo. A equipe passou a ter a tranquilidade para dominar o adversário no meio campo e a continuar criando o jogo.

Quando era atacado, Marcelo Grohe segurava as pontas atrás, evitando o empate com Bill. E lá na frente, Leandro serviu André lima para marcar o segundo gol gremista e definir a vitória. Douglas ainda teve duas chances de ampliar, acertando a trave do goleiro paranaense. No fim uma pressão inútil dos paranaenses, que não conseguiram criar nenhuma grande chance de gol.

Vitória para dar tranquilidade ao trabalho de Julinho Camargo. Aos poucos começa aparecer as ideias do treinador na equipe do Grêmio, com a equipe ganhando robustez no meio-campo. Muita coisa ainda precisa ser feita, sobretudo encontrar um espaço para Miralles na equipe principal, porém só o tempo de trabalho ditará os rumos em que este Grêmio poderá chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário